Mudanças entre as edições de "TCC1-EngTel (Plano de Ensino)"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 1: Linha 1:
 
{{Cab1-IF-SC-Engtelecom}}
 
{{Cab1-IF-SC-Engtelecom}}
 
<BIG><center>
 
<BIG><center>
'''Plano de Ensino de 2016-2  - atual'''
+
'''Plano de Ensino de 2020-1'''
 
</center></BIG>
 
</center></BIG>
  
Linha 20: Linha 20:
  
 
;Conteúdo Programático
 
;Conteúdo Programático
# Estrutura do TCC (4h)
+
# Estrutura do TCC  
# Introdução, problema de pesquisa, objetivos geral e específicos (6h)
+
# Introdução, problema de pesquisa, objetivos geral e específicos  
# Delimitaçao de temas de pesquisa (6h)
+
# Delimitaçao de temas de pesquisa  
# Pesquisas bibliográficas (6h)
+
# Pesquisas bibliográficas  
# Desenvolvimento teórico (8h)
+
# Desenvolvimento teórico  
# Metodologia de desenvolvimento (6h)
+
# Metodologia de desenvolvimento  
  
 
;Metodologia utilizada:
 
;Metodologia utilizada:
 
* Trabalho de síntese dos conhecimentos, com caráter teórico e/ou prático, envolvendo conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas dos cursos de Engenharia de Telecomunicações.  
 
* Trabalho de síntese dos conhecimentos, com caráter teórico e/ou prático, envolvendo conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas dos cursos de Engenharia de Telecomunicações.  
 
*O trabalho será desenvolvido sob a orientação de um professor efetivo do curso de Engenharia de Telecomunicações do IFSC, podendo haver um coorientador do IFSC ou externo.  
 
*O trabalho será desenvolvido sob a orientação de um professor efetivo do curso de Engenharia de Telecomunicações do IFSC, podendo haver um coorientador do IFSC ou externo.  
*Os encontros semanais serão utilizados para ajudar no planejamento do TCC.  Inicialmente os encontros serão presenciais, e mais para o final do semestre serão utilizados encontros virtuais com a entrega agendada das atividades.
+
* Os encontros semanais serão utilizados para ajudar no planejamento do TCC.  Inicialmente os encontros serão presenciais, e mais para o final do semestre serão utilizados encontros virtuais com a entrega agendada das atividades.
 +
* Durante o período de Pandemia do Corona-virus as aulas passaram a ser realizadas através de ANPs com encontros sincronos no horário previsto para a disciplina, usando o Google Meet com gravação das aulas.
 +
* Neste período de Pandemia do Corona-virus a defesa dos projetos de TCC foi realizada de forma remota com a presença do aluno, professor orientador e convidado.
 +
* Após o dia 05 de agosto os alunos passaram a trabalhar nos seus projetos de TCC e o atendimento as dúvidas eram também feitas de forma individual usando o Google Meet sempre que necessário e pelo workspace da disciplina no Slack.
  
  
 
;Critérios e instrumentos de avaliação
 
;Critérios e instrumentos de avaliação
* Realização das atividades propostas durante a disciplina.
+
* Realização das atividades propostas durante a disciplina, com peso de 10% no conceito final, e 90% do peso dado pelo conceito atribuido pela banca avaliadora do projeto de TCC.
 
* Frequência igual ou superior a 75% nas atividades programadas na disciplina de TCC1 e pelo professor orientador do TCC.
 
* Frequência igual ou superior a 75% nas atividades programadas na disciplina de TCC1 e pelo professor orientador do TCC.
 
* Documento escrito, o qual deverá ser defendido em uma banca formada por professores. O documento deverá estruturado da seguinte forma: Introdução, Fundamentação Teórica, Proposta de trabalho e Referências Bibliográficas.  
 
* Documento escrito, o qual deverá ser defendido em uma banca formada por professores. O documento deverá estruturado da seguinte forma: Introdução, Fundamentação Teórica, Proposta de trabalho e Referências Bibliográficas.  
 +
* Durante o período de Pandemia do Corona-virus as atas de defesa foram preenchidas pelo professor orientador sendo o conceito dado em acordo com o professor convidado.  As assinaturas do aluno e do professor convidado foram dispensadas.
  
 
=Bibliografia=
 
=Bibliografia=

Edição das 19h20min de 22 de outubro de 2020

LogoIFSCCampusSJ.png

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
CAMPUS SÃO JOSÉ
Curso de Engenharia de Telecomunicações

Plano de Ensino de 2020-1

Dados gerais
COMPONENTE CURRICULAR: TCC1 - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
CARGA HORÁRIA: 2 HORAS/SEMANA 36 HORAS. TEÓRICA = 36 HORAS. LABORATÓRIO = 0 HORAS
UCs vizinhas
CÓDIGO: TCC29009
PRÉ REQUISITOS: 2160 horas
MÓDULO ESPECIALIZANTE
Objetivos
  • Orientar o aluno na concepção do Trabalho de Conclusão de Curso, como a delimitação do tema, elaboração da pesquisa bibliográfica, estruturação do escopo de um projeto;
  • Apresentar metodologia de projetos na área de telecomunicações e ferramentas para o planejamento e desenvolvimento do TCC.
Ementa
  • Caracterização da natureza e objetivos do TCC. Elaboração do pré-projeto do TCC.
Conteúdo Programático
  1. Estrutura do TCC
  2. Introdução, problema de pesquisa, objetivos geral e específicos
  3. Delimitaçao de temas de pesquisa
  4. Pesquisas bibliográficas
  5. Desenvolvimento teórico
  6. Metodologia de desenvolvimento
Metodologia utilizada
  • Trabalho de síntese dos conhecimentos, com caráter teórico e/ou prático, envolvendo conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas dos cursos de Engenharia de Telecomunicações.
  • O trabalho será desenvolvido sob a orientação de um professor efetivo do curso de Engenharia de Telecomunicações do IFSC, podendo haver um coorientador do IFSC ou externo.
  • Os encontros semanais serão utilizados para ajudar no planejamento do TCC. Inicialmente os encontros serão presenciais, e mais para o final do semestre serão utilizados encontros virtuais com a entrega agendada das atividades.
  • Durante o período de Pandemia do Corona-virus as aulas passaram a ser realizadas através de ANPs com encontros sincronos no horário previsto para a disciplina, usando o Google Meet com gravação das aulas.
  • Neste período de Pandemia do Corona-virus a defesa dos projetos de TCC foi realizada de forma remota com a presença do aluno, professor orientador e convidado.
  • Após o dia 05 de agosto os alunos passaram a trabalhar nos seus projetos de TCC e o atendimento as dúvidas eram também feitas de forma individual usando o Google Meet sempre que necessário e pelo workspace da disciplina no Slack.


Critérios e instrumentos de avaliação
  • Realização das atividades propostas durante a disciplina, com peso de 10% no conceito final, e 90% do peso dado pelo conceito atribuido pela banca avaliadora do projeto de TCC.
  • Frequência igual ou superior a 75% nas atividades programadas na disciplina de TCC1 e pelo professor orientador do TCC.
  • Documento escrito, o qual deverá ser defendido em uma banca formada por professores. O documento deverá estruturado da seguinte forma: Introdução, Fundamentação Teórica, Proposta de trabalho e Referências Bibliográficas.
  • Durante o período de Pandemia do Corona-virus as atas de defesa foram preenchidas pelo professor orientador sendo o conceito dado em acordo com o professor convidado. As assinaturas do aluno e do professor convidado foram dispensadas.

Bibliografia

Bibliografia Básica
  1. Manual de Comunicação Científica do IFSC. Disponível em: http://politicadecomunicacao.ifsc.edu.br/files/2013/03/IFSC_manual_comunicacao_cientifica_maio_2016-1.pdf. Acesso em: 08 fev. 2018.
  2. Regulamento do TCC Curso de Engenharia de Telecomunicações do IFSC. Disponível em: https://wiki.sj.ifsc.edu.br/images/0/0f/EngTelecomRegulamentoTCC.pdf. Acesso em: 08 fev. 2018.
Bibliografia Complementar
  1. MACIEIRA, Sílvio; VENTURA, Magda Como elaborar projeto, monografia e artigo científico; 5ª ed. Rio de Janeiro:Freitas Bastos, 2007. 132p. ISBN 9788599960479. Qtdade Na Biblioteca para a Disciplina:1
  2. FRANCO, Jeferson Cardoso; FRANCO, Ana Como elaborar trabalhos acadêmicos nos padrões da ABNT aplicando recursos de informática; ed. Rio de Janeiro:Ciência Moderna, 2006. 164p. ISBN 8573935448. Qtdade Na Biblioteca para a Disciplina:1
  3. SALOMON, Délcio Vieira Como fazer uma monografia; 11ª ed. São Paulo:Martins Fontes, 2004. 425p. ISBN 8533619588. Qtdade Na Biblioteca para a Disciplina:1
  4. SOUZA, Francisco das Chagas Escrevendo e normalizando trabalhos acadêmicos: um guia metodológico; 2ª ed. Florianópolis:UFSC, 2001. 165p. ISBN 853280103x. Qtdade Na Biblioteca para a Disciplina:1
  5. BASTOS, Lília da Rocha Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses, dissertações e monografias; 6ª ed. Rio de Janeiro:LTC, 2004. 222p. ISBN 9788521613565. Qtdade Na Biblioteca para a Disciplina:1
  6. DIEZ, Carmen Lúcia Fornari; HORN, Geraldo Balduino Orientações para elaboração de projetos e monografias; ed. Petrópolis:Vozes, 2005. 122p. ISBN 853263091X. Qtdade Na Biblioteca para a Disciplina:1
  7. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: 2002 – Informação e Documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
  8. ____. NBR 6024: 2012 – Informação e Documentação – Numeração Progressiva das Seções de um Documento – Apresentação. Rio de Janeiro, 2012.
  9. ____. NBR 6027: 2012 – Informação e Documentação – Sumário – Apresentação. Rio de Janeiro, 2012.
  10. ____. NBR 6028: 2003 – Informação e Documentação – Resumo – Apresentação. Rio de Janeiro, 2003.
  11. ____. NBR 10520: 2002 – Informação e Documentação – Citações em Documentos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
  12. ____. NBR 14724: 2011 – Informação e Documentação – Trabalhos Acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
  13. ____. NBR 12225: 2004 - Informação e documentação – Lombada – Apresentação. Rio de Janeiro, 2004.
  14. ____. NBR 15437: 2006 - Informação e documentação – Pôsteres técnicos e científicos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2006.

OBS: As normas da ABNT são acessíveis pelo portal do IFSC [Início > Estudantes > Bibliotecas] clique no link Normas ABNT


ANEXOS

Cronograma de atividades
Horário de Aula e Atendimento Paralelo


Curso de Engenharia de Telecomunicações