TCC1-CSTTel (página)

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DO TCC I

Semestre 2012-1

  • 06/03/12 - Apresentação da dinâmica do TCC I (Profa. Elen Merlin)
  • 20/03/12 - Atividade 2: Metodologia para apresentar monografia (Prof. Evandro Cantú e Profa. Sueli Costa)
  • 27/03/12 - Atividade 3: Redação de texto técnico (Prof. Marcelo Sobral)
  • 03/04/12 - Atividade 4: Ferramentas para edição de texto (Latex) (Prof. Emerson Ribeiro de Mello)
  • 10/04/12 - Atividade 5: Exercício sobre redação de texto técnico (Professores Evandro Cantú, Sueli Costa e Marcelo Sobral)
  • Apresentar para o grupo uma prévia de resumo extendido (2 a 3 páginas) sobre o tema do TCC. O texto deve ser apresentado de acordo com a metodologia para apresentar uma comunicação técnica, incluindo aspectos relativos a formatação, referências bibliográficas e linguagem. O uso do editor Latex é opcional.
  • 17/04/12 - Atividade 6: Pesquisa em base de patentes (Prof. Márcio Doniak)
  • 17/04/12 a 03/07/12 Desenvolvimento da pesquisa: Pesquisa bibliográfica, delimitação do tema de trabalho e elaboração de Documento de Avaliação Final (Alunos e Professores Orientadores)
  • 02/05/12 - Avaliação parcial 1: Entrega na Coordenação de RESUMO EXTENDIDO e CRONOGRAMA da proposta de trabalho (Aluno e assinatura do Orientador)
  • 03/07/12 - Avaliação parcial 2: Entrega do Documento de Avaliação Final (Aluno e assinatura do Orientador).
O documento para avaliação final deve conter:
  • Objetivos do trabalho
Descrever quais os objetivos do trabalho (até 1 página)
  • Fundamentação teórica
Elaborar texto com a fundamentação teórica necessária para a realização do trabalho, descrevendo conceitos e tecnologias que serão importantes para o entendimento e desenvolvimento do trabalho (em torno de 20 páginas).
  • Proposta
Descrever o que e como será realizado o trabalho e os resultados esperados (até 5 páginas).
  • Semana de 8 a 13/07/12 - Avaliação Final: Seminários de avaliação final (Coordenação do Curso e Banca de Avaliação).


Propostas de TCC

Orientador/Co-orientador Aluno Título Descrição
Paulo Mafra Anderson Rosa Estudo e implementação de uma infraestrutura eduroam O intercâmbio de estudantes entre instituições de ensino tem se tornado frequente. Cada instituição possui uma infraestrutura de rede sem fio própria. Hoje, um aluno, professor ou funcionário de outra instituição(visitante) necessita criar uma conta local para ter acesso à infraestrutura de rede sem fio.

Desta forma, propõe-se fazer um estudo de viabilidade e implementação de uma infraestrutura chamada "eduroam", na qual configura-se uma infraestrutura 802.1X associada a uma infraestrutura baseada em RADIUS para disponibilizar autenticação e acesso a rede "visitante" através das credenciais do usuário localizadas na instituição de origem. Ou seja, integrar a infraestrutura de rede sem fio do IFSC-SJ à uma federação que envolve várias instituições de ensino. Essa proposta do Eduroam já existe em diversas universidades do mundo e está em processo de implantação em algumas instituições brasileiras.

Márcio Doniak Modelagem de áreas de cobertura da rede celular Consultar a latitude e longitude de uma rede celular de uma região, por exemplo Florianópolis, e mostrar em um mapa a área de cobertura desta região. Pode ser feito para cada uma das operadoras. O aluno irá estimar que exista uma sobreposição das bordas, para haver continuidade do sinal, pode estimar a potência que chega no terminal móvel, considerando alguns modelos de propagação, por exemplo, espaço livre, sendo a potência irradiada definida pela Anatel. Seria interessante utilizar o mapa do Google para visualizar a região.
Márcio Doniak Uso de RFId em Hemocentros Precisa de um convênio com o Hemosc (que tem interesse no trabalho) e com a empresa RF Automação para fornecer os equipamentos.O aluno irá testar equipamentos RFId, cedidos pela RF Automação, dentro da rotina do Hemosc. Deve-se analisar o impacto da tecnologia na rotina do Hemosc, especificar uma rotina para o uso do equipamento, apontar as alterações que devem ser realizadas no SW do Hemosc, etc.
Márcio Doniak Uso de RFId no Monitoramento de Atividades de Natação Usar a placa de desenvolvimento http://www.raspberrypi.org/ para fazer um protótipo que através de RFId monitore as atividades de natação. Como a placa tem interface USB, deve ser construído um conversor serial RS232 para USB, pois o leitor RFId possui saída RS232. A placa roda Linux embarcado e possui saída HDMI e VGA, então estaria rodando um SW com interface gráfica que mostre no monitor as atividades de natação, velocidade média, velocidade da volta, tempo total do treino, tempo da volta, tempo de descanso, distância total percorrida, etc. Faça também planejamento de treinos e emita relatório do treino realizado. Também deve ter uma interface WEB para salvar em um servidor as informações do treino realizado.
Pedro Armando Desenvolvimento e Implantação de um Sistema Supervisório de Energia Elétrica no IF-SC Os sistemas supervisórios de energia elétrica são empregados para monitoramento, tendo como objetivo o controle e o gerenciamento do consumo. Através de dados históricos do sistema é possível compreender o perfil de consumo de uma edificação, tornando-se uma ferramenta útil no planejamento da manutenção, na previsão de ampliação da demanda e na avaliação do impacto de ações de economia de energia da instalação. O campus São José do IF-SC tem uma despesa média mensal em energia elétrica em torno de R$15.000. Avaliando-se as contas dos últimos doze meses percebe-se que em alguns períodos de férias escolares o consumo de energia é da mesma ordem dos meses letivos. Além disso, percebe-se que a gestão do comando de cargas como iluminação e ar condicionado não é realizada de

maneira adequada. A proposta de TCC tem as seguintes etapas principais: instalar um medidor de potência elétrica na subestação de entrada do campus, desenvolver um conversor A/D, definir um meio de transmissão do sinal (cabo, wireless, rede elétrica etc.) e criar um portal na web disponibilizando em tempo real o valor da demanda e um banco de dados para geração de gráficos históricos.

Fábio Souza Tarifador telefônico em tempo real Continuação do TCC da aluna Nathalie Cardone.

O trabalho já pronto tem uma interface de hardware com a linha telefônica que faz a detecção da sinalização multifrequencial enviada pelo assinante. Analisando o endereço de destino, a operadora de telefonia selecionada e data e hora da chamada o software determina o custo da ligação por unidade de tempo, mostrando em tempo real quanto o usuário está gastando. Há várias possibilidades de continuidade do trabalho: estender a tarifação para a telefonia móvel, realizar a atualização automática das planilhas das operadoras, melhorias na interface de usuário, determinação da operadora do assinante chamado (importante por causa da portabilidade).

Fábio Souza Central telefônica didática KD-14H Continuidade de um trabalhado desenvolvido pelo aluno Hercílio, do curso técnico.

Baseando-se no hardware da central 210 Intelbrás utilizada nas aulas de telefonia foi desenvolvida e implementada uma central telefônica didática com 1 tronco analógico e 4 ramais. Foi também desenvolvido um software básico, que faz a detecção de fone fora do gancho e realiza chamadas. O software está em Assembler.

Possibilidade de continuidade do trabalho: melhorias no hardware, desenvolvimento de novas rotinas de software para execução das demais funções da central e também o desenvolvimento de roteiros de atividades didáticas que podem servir para as aulas de telefonia e programação/microcontroladores.

Fábio Souza SS7: Simulador de SS7. Continuação do trabalho do Eduardo Mello Garcia.O SS7Sim é um projeto de código aberto que cria um ambiente de simulacão para o Sistema de Sinalização SS7 para fins didáticos. No SS7Sim é possível simular a troca de mensagens SS7 envolvidas em uma chamada telefônica, de forma que o usuário interage com o sistema, iniciando e encerrando chamadas, tornando enlaces inoperantes e visualizando informações carregadas pelas mensagens trocadas, assim como informações contidas nos nos e enlaces da rede. São possibilidades de continuidade do trabalho: monitoramento dos enlaces para detecção e recuperação de erros, implementação dos protocolos TCAP e SCCP, implementação de cenários e roteiros didáticos.
Marcelo Sobral Obs: TALVEZ fique para 2012-2 Transição rápida de BSS em redes IEEE 802.11 (continuação do trabalho do Sergio Heinzen) O objetivo é proporcionar uma transição suave, cujo atraso seja o mais próximo do ótimo. Dando continuidade ao TCC do Sergio Heinzen, propõem-se aperfeiçoamentos ao mecanismo para transição de BSS em redes IEEE 802.11. A primeira melhoria deve ser possibilitar que as modificações propostas no TCC do Sergio sejam usadas em redes cujos BSS operem em diferentes canais. A segunda trata de refinar o estimador de qualidade de enlace (LQE), para que suas medições informem tanto a qualidade do canal sem-fio em cada BSS quanto a qualidade de um enlace sem-fio em relação a uma estação específica. Por fim, deve-se evitar a varredura comumente feita por estações para identificar BSS em suas imediações.
Marcelo Sobral Obs: TALVEZ fique para 2012-2 Aumento da capacidade de uma rede sem-fio mesh IEEE 802.11 usando múltiplos canais Redes sem-fio IEEE 802.11 em modo mesh efetuam descoberta de caminhos e encaminhamento de quadros para que todos os nós possam se comunicar em nível de enlace. No entanto, os nós precisam usar o mesmo canal sem-fio, o que limita o aproveitamento do meio sem-fio e a capacidade da rede. Assim, este TCC propõe o uso simultâneo de múltiplos canais para incrementar a capacidade da rede sem-fio. Os nós mesh devem usar os canais disponíveis de maneira integrada, de acordo com suas disponibilidades. A escolha de que canal usar para cada transmissão em um nodo mesh pode ser feita usando o mecanismo Openflow.
Continuação do TCC do Murilo
Marcelo Sobral Obs: ficou para 2012-2 Criação de suporte a mobilidade no Netkit O Netkit é uma ferramenta de experimentação com redes compostas por máquinas virtuais UML – User Mode Linux. Este TCC propõe adicionar ao Netkit o suporte de mobilidade de nós. Para isso, devem-se associar coordenadas geográficas às máquinas virtuais e desenvolver um modelo de mobilidade. De acordo com esse modelo, a existência de enlace entre as máquinas virtuais dependerá das distâncias entre elas. Com isso, poderão ser feitos experimentos envolvendo protocolos de roteamento em redes com topologias dinâmicas.
Marcelo Sobral Bruna Amante Criação de interface web para o Netkit O Netkit é uma ferramenta de experimentação com redes compostas por máquinas virtuais UML – User Mode Linux. Este TCC propõe criar uma interface web para execução remota de instâncias do Netkit (compostas por múltiplas máquinas virtuais e executada em um servidor). O trabalho envolve assim a definição de uma estrutura para a execução remota de instâncias do Netkit, representada por um controlador de instâncias, e a visualização dos terminais e controle das VMs em um navegador.
Marcelo Sobral Sant'Clear Execução de Netkit em uma infraestrutura em nuvem O Netkit é uma ferramenta de experimentação com redes compostas por máquinas virtuais UML – User Mode Linux. Este TCC propõe executar instâncias do Netkit em uma nuvem. Para que isso seja feito, deve ser escolhida e implantada uma plataforma de código aberto e livre para computação em nuvem (ex: Openstack), e adaptar o controlador de instâncias para usar essa estrutura.
Marcelo Sobral/Emerson Renato Monitoramento de câmeras de video com cliente Android
Marcos Moecke DSA-FPGA - Implementação em FPGA (continuidade do trabalho da Patrícia, Glaucio, Zilmar e Bruno) Serão desenvolvido e implementados dois sistemas didáticos de analise espectral de sinais: Sistema DSA – 1 será implementado na plataforma MATLAB/Simulink, podendo realizar a análise espectral de sinais em uma largura de banda inicial de (DC até 8GHz). Neste sistema a análise de espectro será realizada OFF-LINE. Sistema DSA - 2 será implementado em linguagem VDHL com implementação real em um CHIP FPGA. Este sistema tem uma previsão de largura de banda inicial de (30kHz a 20MHz). O sistema realizará a análise espectral em tempo real. Ambos sistemas DSA irão implementar a análise espectral através da análise FFT do sinal e também através de varredura de um filtro seletivo de modo semelhante a um analisador de espectros comercial. Permitindo ao usuário desses sistema DSA controlar a aquisição do sinal e a forma de apresentação do mesmo na interface gráfica do sistema. Entre os parâmetros ajustáveis pelo usuário temos: Frequencia central de análise (CEN), Faixa total de frequencia analisada (SPAN), frequencia inicial da análise (INIC), frequencia final da análise (END), tempo de varredura. A analise através da FFT será realizada usando diferentes janelas tais como (Hamming e Retangular). O filtro utilizado para realizar a varredura do sinal também poderá ser configurado quanto a largura de banda.
Diego Medeiros Ambiente Virtual de Aprendizagem de Sinais e Sistemas
Diego Botelho Rafael Lucchi Luz Desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem de eletromagnetismo aplicado O objetivo é o desenvolvimento de um software em que os alunos de disciplinas de eletromagnetismo aplicado a telecomunicações possam encontrar os principais conceitos da área ilustrados através de gráficos/animações interativos. Entre os conceitos abordados estariam efeitos das propriedades do meio na propagação da onda, refração/reflexão, ondas estacionárias, fenômenos de propagação na atmosfera terrestre, difração, balanço de potência em enlaces de rádio, etc. O ambiente seria desenvolvido em Matlab, aplicando o método numérico das diferenças finitas no domínio do tempo (FDTD) para a resolução das equações físicas em questão.

Pré-requisitos desejados: programação em matlab, cálculo vetorial, eletromagnetismo, radiopropagação. O trabalho é uma continuação do trabalho do aluno Zilmar, na criação de uma ferramenta didática para o aprendizado de Sinais e Sistemas. O objetivo é que a ferramenta seja utilizada nas disciplinas de Princípios de sistemas de telecomunicações, Sinais e sistemas e Comunicações Digitais. Informações sobre o trabalho nos links a seguir: - http://bit.ly/GA6vfT - http://bit.ly/GzLw10

Diego Botelho/Elen Supressão de ruídos através da transformada wavelet com otimização de limiares através de algoritmos genéticos Um dos pontos críticos da supressão de ruídos através de transformadas wavelet é a definição dos limiares que definem quais componentes do sinal serão eliminados. O objetivo do trabalho é desenvolver um esquema em que os limiares sejam definidos dinamicamente de acordo com o padrão de ruído presente no sinal. A otimização por algoritmo genético será aplicada na escolha dos valores de limiares que impliquem em uma maior supressão do ruído. O desenvolvimento será feito em Matlab.

Pré requisitos: programação em Matlab, sinais e sistemas.

Diego Botelho/Rubem Transmissão usando SDR (Continuidade do trabalho da Juliana e Matia que o Noronha orientou) Usar um hardware de SDR (ex: Gnuradio) para fazer transmissões básicas: voz em AM, FM, mensagens em PSK, etc. Testar codificações de canais. O trabalho realizado pelo aluno Jonathan Janson é um bom ponto de partida, no qual foi utilizado o GnuRadio e o hardware USRP para testar um transmissor e um receptor FM.
Saul Desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem de linhas de transmissão Uso dos componentes dos programas MATLAB e MULTISIM relativos a linhas de transmissão para o desenvolvimento de ambientes de ensino para o estudo do comportamento dos sinais em linhas de transmissão.
Saul/Eraldo Bruno Estudo sobre a comunicação em sistemas de Subestações Elétricas baseadas na norma IEC 61850 Simular no Omnet++ uma rede se supervisão de Subestações Elétricas baseadas na norma IEC 61850. A simulação permitirá a análise e o estudo do comportamento dessas redes em ambientes reais.
Eraldo/Ederson Mobilidade de terminal e de sessão usando o protocolo SIP sobre o Android: análise e proposta de soluções A maior parte dos softwares de comunicação que se utilizam do SIP ainda não está preparada para

implementar a mobilidade de sessão e de terminal, ainda que o SIP já tenha mecanismos para proporcionar tais características, Um fator complicador é que a infraestrutura SIP também deve proporcionar suporte a esta mobilidade. O presente trabalha visa investigar soluções disponíveis sobre o sistema Android além configurações adicionais dos servidores SIP para prover estas características de mobilidade. Uma solução de base deve ser selecionada e extensões devem ser projetadas para este fim. Trabalhos anteriores: Cleiber/Felipe - Mobilidade com IPv6 e Wagner (re-registro com SIP sob mobilidade).

Eraldo/Marcelo Sobral Helton Medição de Qos fim-a-fim e verificação de conformidade de SLAs em um domínio com diferenciação de serviços O trabalho visa aplicar técnicas de medições de parâmetros de QoS (delay, jitter, banda, perdas) no tráfego em um domínio que realiza a diferenciação de serviços para seus clientes. Estas medições devem permitr verificação da conformidade dos acordos de nível de serviço (SLA) firmados entre operador e clientes. O trabalho envolve:
  • o estudo a política e os mecanismos de QoS no domínio;
  • o estudo dos SLAs;
  • o estudo de algumas técnicas de medição de QoS fim-a-fim;
  • a definição de um conjunto de experimentos que permitam avaliar o atendimento dos SLAs;
  • propostas para melhorar o atendimento da QoS no domínio.
Deise/Diego Medeiros Maycon Desenvolvimento de um simulador para transmissão de TV digital para o padrão ISDB-T Realizar um estudo sobre a transmissão do padrão de TV digital ISDB-T.Implementar um simulador em Matlab de TV digital explorando os processos de codificação, transmissão e recepção do sinal dentro da norma ISDB-T.
Evandro Cantu/Emerson Thiago Cunha Controle centralizado de equipamentos de ar condicionado via rede sem fio Desenvolver um sistema para o controle centralizado de equipamentos de ar condicionado, utilizando como exemplo as salas de aula do Campus do São José. As informações de controle e sobre o estado dos aparelhos devem ser trocadas utilizando rede sem fio. Um ponto de partida é o estudo do sistema de controle com Android desenvolvido pelo aluno Michel Eusébio. Um harware para interface entre a rede e os aparelhos de ar-condicionado também deve ser desenvolvido.
Evandro Cantu/Marcos Moecke Desenvolvimento de circuitos digitais utilizando dispositivos lógico programáveis (DLPs) Desenvolvimento de circuitos digitais utilizando dispositivos lógico programáveis (DLPs) e programação VHDL com o software Quartus da ALTERA e Modelsim. Será utilizado um kit didático DPL desenvolvido em projeto do MEC/IFSC (Sistemas Eletrônicos).
Claudinice/Deise Hayko Implantação de um laboratório para rede de transporte O trabalho tem por objetivo propor e implementar uma estrutura laboratorial para testes com equipamentos relacionados à rede de transporte abrangendo o sistema de transmissão de dados em Hierarquia Digital Síncrona – SDH (Synchronous Digital Hierarchy) dentro do ambiente operacional do Centro de Suporte Alcatel-Lucent, atendendo tanto a necessidade de treinamento/aperfeiçoamento dos profissionais, quanto simulações de situações operacionais, trazendo a agilidade na solução de problemas reais e estudos para propostas de melhorias de procedimentos e manutenções.
André/Diego Medeiros Liamari Estudo e simulação de antenas inteligentes Realizar um estudo da utilização de antenas inteligentes. Simulação de um cenário no Matlab.
Emerson Patrícia Domingos Análise de uma carga de aplicação VoIP de grande porte em uma rede de computadores
Moecke Emerson Gomes Localização de objetos via GPS
Elen Lobato Eduardo Guse Implementar software de reconhecimento de impressão digital Desenvolvimento de um software para busca rápida em banco de dados de impressões digitais.

Semestre 2011-1

  • 18/02/11 - Apresentação da disciplina de TCC I (Coordenação do Curso)
  • 04/03/11 - PALESTRA 2: Como realizar uma comunicação científica
  • Materiais para consulta:
  • 11/03/11 - PALESTRA 3: Ferramentas para edição de texto - Latex
  • Materiais para consulta:
  • 18/03/11 - PALESTRA 4: Ferramentas para controle de versão
  • Materiais para consulta:
  • Exercício avaliativo: Cada dupla de alunos deverá seguir o Roteiro de Avaliação do TCC 1, utilizando as ferramentas Latex e o controle de versão, bem como todas as orientações recebidas na PALESTRA 4.
  • Prazos para entrega da Avaliação:
  • Meta 1: 28 de março de 2011,
  • Meta 2: 4 de abril de 2011,
  • Meta 3: 11 de abril de 2011,
  • Meta 4: 18 de abril de 2011.
  • Meta 5 (final): 25 de abril de 2011.
  • 25/03 a 10/06/11 - Pesquisa bibliográfica e delimitação do tema de trabalho (Orientadores)
  • 17/06/11 - PALESTRA 5:Como realizar uma apresentação oral
  • Materiais para consulta:
  • 24/06 e 01/07/11 - Seminário de avaliação (Coordenação do Curso)

Grupos de Discussão em Telecomunicações

Inscreva-se no grupo de discussões de TCC1 para trocar informações os professores e com outros colegas da disciplina.

Link curto para esta página: http://bit.ly/TCC_I

Link curto para página do grupo TCC I: http://bit.ly/GrupoTCC_I