Solução wireless de baixo custo para monitoramento e controle de reservatório de água quente

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

A Internet das Coisas (IoT) refere-se a uma rede de dispositivos, máquinas, objetos e até mesmo seres vivos interconectados [1,2].Em essência, qualquer objeto, seja natural ou feito pelo homem, pode receber um endereço IP (Internet Protocol) e possuir a capacidade de transmitir dados por uma rede.As tecnologias IoT oferecem economia significativa de tempo e custos para empresas em vários setores [3, 4, 5].Ao automatizar e agilizar processos por meio de dispositivos interconectados, a IoT reduz a intervenção manual, o erro humano e as tarefas repetitivas.


Desta forma, IoT representa, hoje, um dos mais motivadores e demandantes mercados de trabalho para o engenheiro de telecomunicações, em função de seu perfil de formação profissional único, que une os conhecimentos técnicos de "hardware" e "software" relacionados à transmissão de dados eletrônicos.


Muitas edificações residenciais e comerciais contam hoje com sistemas de aquecimento de água por energia solar. Nestes sistemas, a água quente é armazenada em um reservatório, o "boiler", que conta também com uma resistência elétrica de aquecimento como "backup", de forma a garantir o fornecimento de água na temperatura correta mesmo quando não há suprimento suficiente de energia solar. Para otimizar o consumo de energia elétrica no modo de aquecimento "backup", é recomendável que o processo de aquecimento possa ser sincronizado com o perfil horário de consumo da edificação. Desta forma, uma solução barata que permita monitorar a temperatura e/ou controlar o acionamento do aquecimento elétrico é de grande utilidade para os proprietários/administradores das edificações, pois possibilitaria uma significativa redução do consumo de energia elétrica.


Referências:


[1] Burge, S. What is IoT & Why IoT is Important. Avaliable at: https://internationalsecurityjournal.com/why-iot-is-important/#:~:text=IoT%20technologies%20offer%20significant%20time,human%20error%2C%20and%20repetitive%20tasks.
[2] Alcatel-Lucent. IoT Networks. Avaliable at: https://www.al-enterprise.com/en/solutions/iot?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=ntwk-fx&utm_content=webpage&utm_term=iot.
[2] Costa, L. Data Fusion Creates More Accurate Insights. Mouser Electronics. Avaliable at: https://resources.mouser.com/sensor/data-fusion-creates-more-accurate-insights.
[3] Patrick, M. More Effective Cloud-Based Automated Analysis of Environmental Sensor Data. Mouser Electronics. Avaliable at: https://resources.mouser.com/sensor/more-effective-cloud-based-automated-analysis-of-environmental-sensor-data.
[4] Cummings, T. Environmental-Monitoring Sensors Help Us Achieve Sustainability. Mouser Electronics. Avaliable at: <a href="https://resources.mouser.com/sensor/environmental-monitoring">https://resources.mouser.com/sensor/environmental-monitoring</a>.
[5] Gabay, J. Making Sense of New Sensors for HVAC. Mouser Electronics. Avaliable at: <a href="https://resources.mouser.com/sensor/making-sense-of-new-sensors-for-hvac">https://resources.mouser.com/sensor/making-sense-of-new-sensors-for-hvac.</a>

[6] Tagliani, S. Aquecedores boiler: uma análise abrangente sobre os tipos e o seu funcionamento. Available at: <a href="https://engenharia360.com/tipos-de-aquecedor-boiler-e-como-funcionam/">https://engenharia360.com/tipos-de-aquecedor-boiler-e-como-funcionam/</a>.

[7] Soletrol. Como funciona o aquecedor solar de água. Available at: <a href="https://www.soletrol.com.br/extras/como-funciona-o-aquecedor-solar-soletrol/">https://www.soletrol.com.br/extras/como-funciona-o-aquecedor-solar-soletrol/</a>.