Smart Farming - tema

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.

Atualmente, produtores rurais podem realizar operações agrícolas em estufas, criadouros de aves ou mesmo no campo a distância, longe da propriedade agrícola. Isso pode ser realizado pelos mais variados hosts com várias tecnologias de acesso. Essas operações gerenciadas a distância são exemplos de aplicações de uma área denominada smart farming ou smart agriculture que vem apresentando grande destaque nas comunidades acadêmicas.

“Ou seja, a produção inteligente no campo, significa agricultura de precisão e utilização dos sensores e dos equipamentos modernos que permitem atuar com detalhe milimétrico em cada semente, cada animal e na dosagem dos insumos, bem como dos micronutrientes vegetais e animais”.

Esse TCC, e possíveis outros em sequência, tem por objetivo estudar as tecnologias envolvidas desde o sensoriamento, por exemplo, de condições de solo com sensores eletroquímicos, o processamento local das informações obtidas, por exemplo, com Arduino ou Raspberry Pi, a transmissão dessas informações para uma unidade central, por exemplo, via LoRaWAN, Wi-Fi ou 3/4G até, finalmente, o processamento e armazenamento e divulgação dos dados coletados.

No estado de Santa Catarina, e em todo o Brasil (exemplo), existe um plano de monitoramento de bacias hidrográficas, que a princípio é feito manualmente por uma pessoa que visita fisicamente os vários pontos de interesse e faz a coleta dos dados armazenados. Nossa proposta pode auxiliar na automatização desse processo Minicurso - Monitoramento de Bacias Hidrográficas.