Sistemas e ferramentas acadêmicas para ensino e aprendizagem

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 15h21min de 1 de fevereiro de 2023 por Cleber.amaral (discussão | contribs) (Criou página com '=Sistemas acadêmicos= Os docentes devem utilizar o [https://sigaa.ifsc.edu.br/ SIGAA]. As turmas virtuais são cadastradas pelo Registro Acadêmico (RA) e devem aparecer par...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Sistemas acadêmicos

Os docentes devem utilizar o SIGAA. As turmas virtuais são cadastradas pelo Registro Acadêmico (RA) e devem aparecer para o docente no portal docente do SIGAA. O SIGAA tem funcionalidades diversas de comunicação, disponibilização de materiais, registro de frequência, entre outros.

Além de utilizar o SIGAA, o docente pode optar por utilizar um outro sistema para realizar parte da gestão da turma virtual. O SIGAA tem uma integração com o MOODLE do IFSC que permite que seja exportada uma turma do SIGAA para o MOODLE contendo todos os participantes da turma e que seja importada a nota final do MOODLE para o SIGAA. Independente da utilização de outro sistema, a Metodologia, Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem, Objetivos/Competências, Canais e horários de atendimento, Plano de ensino, Referências, Frequência de cada encontro e a nota final dos estudantes devem ser lançados no SIGAA.

Comunicação com os estudantes

Recomenda-se que o docente se comunique com seus alunos principalmente por meio de notícias do SIGAA (lançadas via turma virtual para cada UC). Esta ferramenta de notícias pode enviar a mensagem da notícia por email aos estudantes além de ficar em destaque na "turma virtual" e poder ser acessada no histórico de notícias da turma.

Uma alternativa que muitos docentes utilizam é de fazer uma cópia dos emails dos discentes (turma virtual -> participantes), enviando mensagens via email pessoal do professor para os alunos. Por esta abordagem, fazendo um tratamento do Ctrl+C e Ctrl+V é possível, além do email cadastrado, obter o login de cada aluno, adicionando @aluno.ifsc.edu.br no final do login pode-se enviar tanto para o email cadastrado quanto para o email institucional do estudante. As vantagens são de ficar no histórico de emails do professor que talvez prefira se organizar desta forma, de incluir o email institucional que o estudante que muitas vezes lê mais este mas se esquece de pedir para alterar isso em seu cadastro e de receber mensagem de feedback do servidor no caso do email do estudante (cadastrado no sistema) estar incorreto. As desvantagens é de não ficar registrado no SIGAA e que alunos que entram mais tarde na turma acabam não tendo acesso a esta informação mais antiga.

Além do email institucional, outro canal considerado oficial de comunicação do IFSC é o chat do email institucional.

Alguns professores adotam meios de comunicação alternativos (Whatsapp, Discord, Slack entre outros). Adotando um meio alternativo, o docente deve ter cuidado de verificar os meios oficiais regularmente.

Registro de frequência

Os registros de frequência devem ser realizados no SIGAA a cada aula, conforme Art. 17 do Regimento Didático-Pedagógico (RDP). Alguns professores optam por utilizar também um registro físico. Neste caso isso serve de cópia de segurança, pois o lançamento no SIGAA deve ser realizado a cada aula.

Plano de ensino e metodologia

O docente deve disponibilizar o plano de ensino e metodologia no SIGAA. Para isso há uma área da turma virtual específica para digitação dos campos. Conforme Art. 16 do Regimento Didático-Pedagógico (RDP), estas informações devem ser disponibilizadas até a segunda semana de aula.

Agenda do docente

Os docentes devem montar suas agendas e disponibilizá-las publicamente via plataforma do google. As agendas ficam acessíveis pelo endereço previsto no sistema que pode ser obtido em https://agenda.ifsc.edu.br/ (para cada professor, fica https://calendar.google.com/calendar/u/0/embed?src=nome.sobrenome). Conforme instruções normativas, todas as aulas devem ser especificadas contendo local e descrição que evita codificação (facilitando a compreensão do público em geral). Os horários de atendimento paralelo também devem ser públicos.

Por questão de segurança, evitando a publicização de informações sensíveis, é comum que a agenda seja configurada para adicionar por padrão compromissos de forma privada e apenas nos compromissos públicos o professor altera a visualização para pública e se atém a não inserir informações sensíveis e particulares. Desta forma, caso o professor adicione outros compromissos que não precisam ser publicizados, por padrão estes não ficarão expostos via link da agenda.