Sistema para monitoramento para câmeras de vigilância através de telefone celular Android

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 10h38min de 7 de julho de 2010 por Michel.vinicius (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Introdução

Sistemas de vigilância com câmeras estão cada vez mais em uso. Sendo, hoje em dia, sua implantação muito simples e de baixo custo, necessitando-se apenas de um computador pessoal, uma placa de captura de vídeo e algumas câmeras. O que o torna também um sistema viável para implementar-se domiciliarmente. Esse sistema pode inclusive permitir a visualização das imagens filmadas pela internet.

O presente projeto visa aproveitar a característica dos sistemas de vigilância de visualização das imagens na internet, com a mobilidade e alta conectividade à internet dos dispositivos móveis atuais, para a concepção de um sistema de vigilância completo que permita ser monitorado através de dispositivos móveis utilizando o sistema operacional Google Android[1].

O ZoneMinder[2] foi o software escolhido para gerenciar o sistema de vigilância. Ele possui características comuns aos softwares dessa área, como suporte à captura, análise e gravação de vídeos, e detecção de movimentos, além disso, é um software livre, que foi o fator preponderante para sua escolha. Ele é composto por um agente servidor, onde é feito o gerenciamento das câmeras, e um agente cliente - uma pagina web - onde o usuário pode configurar e visualizar as câmeras.

A ausência de um agente cliente para dispositivos móveis que possuísse uma interface amigável e eficiente foi o principal ponto de motivação deste projeto. O agente cliente foi feito para operar sobre o sistema Android, que foi escolhido por se tratar de um projeto aberto e por ser um sistema multiplataforma, o que torna possível ele estar em diversos tipos de dispositivos móveis de diferentes fabricantes.

ZoneMinder

O ZoneMinder é uma aplicação para monitoramento de câmeras de vigilância que suporta câmeras analógicas, USB, IP, câmeras externas e câmeras com funções Pan/Tilt/Zoom. Ele é um software de código aberto que pode ser instalado em qualquer distribuição Linux, e foi escrito nas linguagens C++, Perl e Php. Ele opera sobre um servidor Apache e suporta transmissão de vídeos nos formatos Mpeg, Mjpeg entre outros.

A interação com o usuário é feita através de uma página Web. Além da interface padrão, a página Web possui uma interface simplificada para dispositivos móveis, esta porém, apresentou algumas falhas na reprodução dos vídeos, o que justifica ainda mais o presente projeto.

Sist Moni And Figura1.png
Figura 1 - Interface Padrão.
Sist Moni And Figura2.png
Figura 2 - Interface Simplificada.

Entre as características do ZoneMinder, a mais interessante é a detecção de movimentos. Podendo ser configurada a gravação automática do vídeo da câmera onde se detectou o movimento e a notificação ao usuário, que pode ser feita através de e-mail ou mensagem SMS. A detecção de movimento de uma determinada câmera pode ser configura em uma ou mais áreas do vídeo.

Sist Moni And Figura3.png
Figura 3 - Várias áreas de detecção de movimento.

Android

O sistema operacional escolhido para o desenvolvimento da aplicação para visualizar as câmeras foi o Android. O Android é um projeto aberto desenvolvido pela Open Handset Allience[4], que é um grupo formado pela Google e por outras companhias de hardware, software e telecomunicações, o que o torna um sistema capaz de operar em diversos tipos de dispositivos móveis de diversas fabricantes.

O Android é uma plataforma Linux na qual opera uma máquina virtual Java otimizada para dispositivos móveis chamada Dalvik. Sobre essa máquina virtual rodam as aplicações para Android. Como o Android é um projeto aberto, é possível acessar e modificar seu código. Ele usa a licença BSD Apache, então as mudanças feitas em seu código não necessitam ser divulgadas, como ocorrem nas licenças GNU.

Sist Moni And Figura4.png
Figura 4 - Arquitetura do sistema Android.