Sistema de posicionamento usando redes IEEE 802.11

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 15h16min de 17 de outubro de 2014 por 172.18.20.251 (discussão) (Criou página com '= Introdução = As aplicações voltadas aos dispositivos móveis estão em crescente desenvolvimento. Em um ambiente desconhecido é necessário um sistema eficiente de local...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.

Introdução

As aplicações voltadas aos dispositivos móveis estão em crescente desenvolvimento. Em um ambiente desconhecido é necessário um sistema eficiente de localização. Para esta questão, o sistema de posicionamento via Wi-Fi é uma ferramenta de localização ideal para ambientes indoor. Em um estacionamento fechado, como o de um um shopping center, por exemplo, ele apresenta uma eficiência superior ao do GPS (Global Positioning system).

O GPS é o método de localização mais utilizado, pois cobre grande parte da superfície terrestre através de um conjunto de satélites posicionados na orbita terrestre, oferece uma precisão de poucos metros de diferença para a localização real, porém, esse sistema é ineficiente em ambientes internos onde há atenuação e reflexão do sinal devido a bloqueios físicos, nesse cenário a localização teria um resultado impreciso.

O ideal no caso de uma localização em um ambiente indoor seria o WPS, na qual são necessários pontos de acesso espalhados em locais estratégicos. Esses pontos de acesso, aliados a técnicas de triangulação de sinal, permitem que se identifique a localização do indivíduo.

Algumas das técnicas mais utilizadas são o AoA (Angle of Arrival), que é um método para determinar a direção de propagação das ondas de rádio comparando com uma direção de referência, em um conjunto de geralmente 3 antenas. Estas serão posicionadas de maneira que estejam dentro de um raio de alcance do dispositivo, o ponto de interseção das antenas será a localização do dispositivo.Na técnica baseada em RSSI (Received Signal Strenght Indicator) são realizadas medições da potência do sinal em vários pontos do ambiente e o resultado é armazenado em uma base de dados. Esses dados são comparados com a medição em tempo real do valor RSSI em um dispositivo. O resultado mais aproximado determina a localização. Por fim, a técnica TDOA (Time Diference of Arrival - variação do tempo de chegada), mede o atraso do tempo de chegada do sinal de um transmissor até um receptor.

Objetivos

Objetivo geral: O objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema de posicionamento baseado em WiFi para o câmpus São José do IFSC.


Objetivos específicos:

  • Aplicar um método de triangulação do sinal apropriado para o ambiente do câmpus São José
  • Informar a localização física de um dispositivo dentro do câmpus (ex: lab. Redes 2)

Bibliografia

[1] STALLINGS, William. Wireless communications and networks. 2. ed. Upper Saddle River, NJ: Pearson Prentice Hall, c2005.

[2] BROERING, Alex Wagner. Localização de estações móveis praticada sob GSM e GPS. São José, 2010.

[3] MOURA, André Iasi, WBLS: um sistema de localização de dispositivos móveis em redes Wi-Fi, São Paulo, 2007.

[4] FAGUNDES, Leonardo Peres.LOCALIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS EM REDES Wi-Fi - TDOA. Porto Alegre, Dezembro, 2008.