Mudanças entre as edições de "Sistema de coleta de dados e aferição temporal para corridas de revezamento"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
m (Guilherme.ff10 moveu Tema de TCC de GUILHERME FLEIGER FELIPE para Sistema de inteligência artificial para previsão de tempo de chegada de atletas: Alteração de título para publicação do resumo expandido)
(Sem diferença)

Edição das 20h29min de 16 de agosto de 2021

Sistema de inteligência artificial para previsão de tempo de chegada de atletas;
Guilherme Fleiger Felipe;
Cleber Jorge Amaral;
Ederson Torresini;
Trabalho realizado como parte das atividades da disciplina TCC29009;
1Estudante do Curso de Engenharia de Telecomunicações do Campus São José do IFSC guilherme.ff10@aluno.ifsc.edu.br
2Professor do Departamento de Telecomunicações do Campus São José do IFSC cleber.amaral@ifsc.edu.br
3Professor do Departamento de Telecomunicações do Campus São José do IFSC etorresini@ifsc.edu.br
Resumo
Ultimamente as tecnologias, técnicas e aplicações de inteligência artificial têm expandindo seus horizontes para áreas cada vez mais diversas, incluindo para áreas além do ramo científico. Um exemplo de aplicação possível que pode tomar proveito da inteligência artificial é o controle de chegada e temporização de atletas em provas de revezamento. Nesse trabalho está descrito o desenvolvimento de um sistema de inteligência artificial para a predição de tempos de chegada de atletas em uma corrida de revezamento que ocorre anualmente em Florianópolis: a Volta-a-Ilha. Utilizando dados previamente coletados de outras corridas, é utilizada uma técnica de aprendizado de máquina para prever o horário de chegada de um atleta em um posto de troca, levando em conta o terreno percorrido, habilidades específicas de um determinado corredor ou condições climáticas, possibilitando a intervenção da equipe caso um atleta se atrase acima de um determinado limiar, eventualmente invocando serviços de emergência ou o replanejamento da equipe na corrida.
Palavras-chave
corrida. revezamento. aprendizado de máquina.
Arquivos do TCC
Postar aqui os arquivos do Resumo Expandido, Projeto de TCC e versão final do TCC. Troque o nome do arquivo pdf usando como sufixo o seu nome completo.