Mudanças entre as edições de "Sistema de TV Digital Brasileiro"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(6 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 4: Linha 4:
  
 
[http://www.dibeg.org/world/world.htm Padrões de TV Digital no Mundo]
 
[http://www.dibeg.org/world/world.htm Padrões de TV Digital no Mundo]
 +
 +
[[Imagem:DigitalTV-Adoption-MAP.jpg |thumb|300px| center | Sistemas de TV Digital adotados no mundo]]
 +
 +
[http://www.forumsbtvd.org.br/antenas.php Forum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre]
 +
  
 
===Padrão ISDB-T===
 
===Padrão ISDB-T===
Linha 23: Linha 28:
  
 
*[http://oglobo.globo.com/jornal/suplementos/informaticaetc/284705533.asp 10 perguntas sobre TV digital]
 
*[http://oglobo.globo.com/jornal/suplementos/informaticaetc/284705533.asp 10 perguntas sobre TV digital]
 +
 +
*[http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u20427.shtml TV digital japonesa se expande, mas ainda atrai minoria no país], MAURÍCIO KANNO, FRANK HONDA, Folha de S.Paulo.
 +
 +
*[http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u110393.shtml Ministério Público quer anular escolha do padrão japonês da TV digital], PATRÍCIA ZIMMERMANN,Folha Online.
  
 
== Legislação ==
 
== Legislação ==
Linha 49: Linha 58:
 
:''IV - '''Canal de Cidadania''': para transmissão de programações das comunidades locais, bem como para divulgação de atos, trabalhos, projetos, sessões e eventos dos poderes públicos federal, estadual e municipal.''
 
:''IV - '''Canal de Cidadania''': para transmissão de programações das comunidades locais, bem como para divulgação de atos, trabalhos, projetos, sessões e eventos dos poderes públicos federal, estadual e municipal.''
  
== Artigos ==
+
== [[Glossário de TV Digital]] ==

Edição atual tal como às 16h35min de 4 de junho de 2008

O que é o SBTVD-T

TV DIGITAL - Especial Multimidia - O Estadão

Padrões de TV Digital no Mundo

Sistemas de TV Digital adotados no mundo

Forum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre


Padrão ISDB-T

Padrão ATSC-T

Padrão DVB-T

Extrato de Noticias

A cidade de São Paulo será a primeira a ter televisão digital no Brasil, no prazo de seis a oito meses. ... o governo já adiantou que quer incentivar a produção de conversores de sinais digitais em analógicos a preços compatíveis com a renda da população. Esse conversor é uma caixinha que permitirá ao telespectador continuar usando o televisor que atualmente tem em casa, que funciona no sistema analógico. Costa previu que a versão mais simples do conversor pode custar ao consumidor de R$ 80 a R$ 100.
... a TV digital aberta continuará sendo gratuita e passará a permitir a recepção de sinais em aparelhos portáteis, como celulares, e em movimento, como em TVs instaladas em ônibus, táxis e barcos. O Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD-T) permitirá a transmissão tanto em alta definição, com som estéreo e imagem cristalina, como em definição-padrão, que tem qualidade ligeiramente menor, mas permite a veiculação simultânea de até quatro programas em um mesmo canal.
...a TV Globo vai adotar o sistema de alta definição de imagens. ...A aposta da Rede Globo é que a qualidade da imagem é um atrativo fundamental da televisão, principalmente em um canal aberto ...

Legislação

DECRETO Nº 5.820, DE 29 DE JUNHO DE 2006

Dispõe sobre a implantação do SBTVD-T, estabelece diretrizes para a transição do sistema de transmissão analógica para o sistema de transmissão digital do serviço de radiodifusão de sons e imagens e do serviço de retransmissão de televisão, e dá outras providências.

SBTVD-T - Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre - conjunto de padrões tecnológicos a serem adotados para transmissão e recepção de sinais digitais terrestres de radiodifusão de sons e imagens; e
ISDB-T - Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial - serviços integrados de radiodifusão digital terrestre.
O acesso ao SBTVD-T será assegurado, ao público em geral, de forma livre e gratuita ...
...o padrão de sinais do ISDB-T, incorporando as inovações tecnológicas aprovadas pelo Comitê de Desenvolvimento ...
... O Fórum do SBTVD-T deverá ser composto, entre outros, por representantes do setor de radiodifusão, do setor industrial e da comunidade científica e tecnológica.
O SBTVD-T possibilitará: transmissão digital em alta definição (HDTV) e em definição padrão (SDTV); transmissão digital simultânea para recepção fixa, móvel e portátil; e interatividade.
O período de transição do sistema de transmissão analógica para o SBTVD-T será de dez anos...
A União poderá explorar o serviço de radiodifusão de sons e imagens em tecnologia digital, observadas as normas de operação compartilhada a serem fixadas pelo Ministério das Comunicações, dentre outros, para transmissão de:
I - Canal do Poder Executivo: para transmissão de atos, trabalhos, projetos, sessões e eventos do Poder Executivo;
II - Canal de Educação: para transmissão destinada ao desenvolvimento e aprimoramento, entre outros, do ensino à distância de alunos e capacitação de professores;
III - Canal de Cultura: para transmissão destinada a produções culturais e programas regionais; e
IV - Canal de Cidadania: para transmissão de programações das comunidades locais, bem como para divulgação de atos, trabalhos, projetos, sessões e eventos dos poderes públicos federal, estadual e municipal.

Glossário de TV Digital