Sistema de Navegação GPS

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 16h25min de 8 de setembro de 2006 por Cesarprescher (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O “Global Positioning System”, permite a qualquer pessoa que tenha um receptor GPS, possa calcular , com extrema exatidão e em tempo real, a posição geográfica, em latitude e longitude, em que se encontra. Para usuários não militares seu uso é possível através Sistema de Posicionamento Padrão (Standard Positioning System, SPS). Está disponível para qualquer usuário no mundo, em todas condições climáticas e de forma contínua.


Gps1.gif

figura 1 (ilustração dos satélites do programa GPS ao redor do Globo)


Para isso, o sistema é composto por dois segmentos. O Primeiro segmento é espacial (FIGURA 1), formado por 24 satélites em órbita, dispostos em 6 órbitas diferentes, cada uma com 4 satélites e que dão uma volta completa em torno do globo a cada 12 horas e, por estarem perfeitamente distribuídos, possibilita que sempre possam ser vistos de qualquer ponto do globo. O Segundo é terrestre, formado por sub-segmentos, um de Controle, localizado nos EUA – Colorado, responsável por monitorar o rastro e desempenho dos satélites, assim como enviar ordens aos mesmos e tratar de sua manutenção à distância. Isso tudo é necessário para que sempre, pelo menos 4 satélites sempre estejam em ângulos perfeitos e, assim, possam fornecer as dimensões X, Y, Z e tempo (dados necessários na triangulação, calculo e fornecimento dos dados). Essas 4 dimensões, anteriormente comentadas, já fazem parte de outro sub-segmento, o de Usuário pois, quando os 4 satélites se alinham e fornecem esses dados, através de sua triangulação, pode-se, através de um dispositivo comum de recepção de GPS, obter exatamente as coordenadas de latitude, longitude e altitude em tempo exato, em qualquer lugar do mundo.


Gps2.jpg

figura2. ( alinhamento dos satélites para prover as 4 dimensões necessárias)


O GPS tem uma precisão de aprox. 25 metros mas existem boatos de que os Americanos censurem, em certas ocasiões, o sinal, para evitar espionagem ou invasões de privacidade. Fora incorporada, também, uma técnica para aumentar a precisão, para cerca de 1,5m, que tem o nome de differential correction, que necessita de um segundo receptor GPS coletando dados em uma posição fixa em um ponto cohecido. Isso já tem uso militar para precisão absoluta de armamentos de longa distância.


Exemplos de algumas áreas onde o GPS pode ser aplicado: Agricultura; Aviação, Civil e militar; Biólogia; Navegação, civil e militar; Engenharia; Geógrafia; Geólogia; Topógrafia e Telecounicações