Sistema de Navegação GALILEO

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.

O GALILEO, assim como GPS e o GLONASS, é um sistema de Satélites, desta vez financiado e produzido pelos Europeus (EC - Eropean Commission e ESA - European Space Agency), que prevê, num intervalo de 2005 à 2008, o lançamento de 30 satélites em órbita para prover informações de posicionamento global dos usuários ao uso civil.

Segundo Jean Chenebault, representante do programa GALILEO, o sistema deve iniciar seu funcionamento em 2009 e deve estar em pleno funcionamento somente em 2012, com praticamente uma centena de satélites. Espera-se que funcione em conjunto com os sistemas GPS, GLONASS, EGNOS (sistema também europeu), MSAS (em desenvolvimento pelo Japão) e GAGAN (em desenvolvimento na Índia).Chenebault também acredita que, até 2020, cada indivíduo terá um aparelho localizador portátil e que esse fenômeno ocorrerá assim como ocorreu com a telefonia celular.

O Brasil tem um centro de pesquisas, CRECTEALC - Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologias Espaciais para América Latina e Caribe, situado em São José dos Campos – SP, esse centro representa toda a América latina, no que se diz respeito a pesquisas voltadas ao GALILEO, dar treinamento e desenvolver atividades voltadas aos sistemas GNSS (sigla em inglês para sistemas de satélite de navegação global) para nossa região.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.mundogeo.com.br/noticias-diarias.php?id_noticia=6389

http://www.galileoic.org

http://www.wirelessbrasil.org/index.html