Mudanças entre as edições de "Sistema de Monitoramento e Alertas Emergenciais para Idosos"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
Linha 10: Linha 10:
 
</center>
 
</center>
  
;Resumo:
+
;Resumo: Com o envelhecimento da população surgiram lacunas no cuidado e monitoramento de idosos. Com o avanço tecnológico viabilizou a criação de sistemas para monitoramento. Tendo em vista isso, a proposta do projeto é apresentar uma solução para auxiliar o monitoramento de pessoas idosas e seu ambiente domiciliar. A ideia principal consiste no desenvolvimento de um gateway Message Queuing Telemetry Transport (MQTT) utilizando uma Raspberry Pi 4 com um módulo de comunicação Zigbee para processar os sinais de diversos sensores Zigbee de mercado e uma stack de um cliente Session Initiation Protocol (SIP) para comunicação de voz em casos emergenciais ou para assistência ao contratante. As informações de monitoramento do idoso e do ambiente será exibida em um Dashboard na plataforma TagoIO com uma interface amigável, onde o encarregado pelo monitoramento pode verificar em tempo real os dados coletados no ambiente de instalação. Vale ressaltar que os dados coletados para desenvolvimento do sistema são de sensores de temperatura, humidade, fumaça, gás de cozinha, porta, botão de emergência, vibração para detecção de quedas, vazamento de água e presença. Além disso o produto tem duas botoeiras onde pode ser acionada para ligar para números pre-definidos, como uma central de atendimento de saúde ou algum familiar. O produto possui alto falante e microfone embutido e é capaz de originar e receber chamadas SIP.
  
 
Com o envelhecimento da população surgiram lacunas no cuidado e monitoramento de<br  />idosos. Com o avanço tecnológico viabilizou a criação de sistemas para monitoramento.<br  />Tendo em vista isso, a proposta do projeto é apresentar uma solução para auxiliar o<br  />monitoramento de pessoas idosas e seu ambiente domiciliar. A ideia principal consiste<br  />no desenvolvimento de um gateway Message Queuing Telemetry Transport (MQTT)<br  />utilizando uma Raspberry Pi 4 com um módulo de comunicação Zigbee para processar os<br  />sinais de diversos sensores Zigbee de mercado e uma stack de um cliente Session Initiation<br  />Protocol (SIP) para comunicação de voz em casos emergenciais ou para assistência ao<br  />contratante. As informações de monitoramento do idoso e do ambiente será exibida em um<br  />Dashboard na plataforma TagoIO com uma interface amigável, onde o encarregado pelo<br  />monitoramento pode verificar em tempo real os dados coletados no ambiente de instalação.<br  />Vale ressaltar que os dados coletados para desenvolvimento do sistema são de sensores de<br  />temperatura, humidade, fumaça, gás de cozinha, porta, botão de emergência, vibração<br  />para detecção de quedas, vazamento de água e presença. Além disso o produto tem duas<br  />botoeiras onde pode ser acionada para ligar para números pre-definidos, como uma central<br  />de atendimento de saúde ou algum familiar. O produto possui alto falante e microfone<br  />embutido e é capaz de originar e receber chamadas SIP.
 
 
;Palavras-chave:  Telecomunicador SIP. Monitoramento de idosos. Sensores Zigbee
 
;Palavras-chave:  Telecomunicador SIP. Monitoramento de idosos. Sensores Zigbee
 
 
  
 
;Arquivos do TCC: Postar aqui os arquivos do Resumo Expandido, Projeto de TCC e versão final do TCC. Troque o nome do arquivo pdf usando como sufixo o seu nome completo.
 
;Arquivos do TCC: Postar aqui os arquivos do Resumo Expandido, Projeto de TCC e versão final do TCC. Troque o nome do arquivo pdf usando como sufixo o seu nome completo.

Edição atual tal como às 13h17min de 19 de dezembro de 2022

Sistema de Monitoramento e Alertas Emergenciais para Idosos;
Andrey Gonçalves;
Mario de Noronha Neto;
Trabalho realizado como parte das atividades da disciplina TCC29009;
1Estudante do Curso de Engenharia de Telecomunicações do Campus São José do IFSC;
2Professor do Departamento de Telecomunicações do Campus São José do IFSC;
3Professor do Departamento de Telecomunicações do Campus São José do IFSC;
Resumo
Com o envelhecimento da população surgiram lacunas no cuidado e monitoramento de idosos. Com o avanço tecnológico viabilizou a criação de sistemas para monitoramento. Tendo em vista isso, a proposta do projeto é apresentar uma solução para auxiliar o monitoramento de pessoas idosas e seu ambiente domiciliar. A ideia principal consiste no desenvolvimento de um gateway Message Queuing Telemetry Transport (MQTT) utilizando uma Raspberry Pi 4 com um módulo de comunicação Zigbee para processar os sinais de diversos sensores Zigbee de mercado e uma stack de um cliente Session Initiation Protocol (SIP) para comunicação de voz em casos emergenciais ou para assistência ao contratante. As informações de monitoramento do idoso e do ambiente será exibida em um Dashboard na plataforma TagoIO com uma interface amigável, onde o encarregado pelo monitoramento pode verificar em tempo real os dados coletados no ambiente de instalação. Vale ressaltar que os dados coletados para desenvolvimento do sistema são de sensores de temperatura, humidade, fumaça, gás de cozinha, porta, botão de emergência, vibração para detecção de quedas, vazamento de água e presença. Além disso o produto tem duas botoeiras onde pode ser acionada para ligar para números pre-definidos, como uma central de atendimento de saúde ou algum familiar. O produto possui alto falante e microfone embutido e é capaz de originar e receber chamadas SIP.
Palavras-chave
Telecomunicador SIP. Monitoramento de idosos. Sensores Zigbee
Arquivos do TCC
Postar aqui os arquivos do Resumo Expandido, Projeto de TCC e versão final do TCC. Troque o nome do arquivo pdf usando como sufixo o seu nome completo.