Sistema Ubíquo para Apoio à Vacinação de Crianças de 0 a 10 anos

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 00h24min de 23 de abril de 2015 por Francisco.assis (discussão | contribs) (Objetivos)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Objetivos

Os objetivos do projeto estão voltados ao fornecimento de ferramentas computacionais que auxiliem na vacinação de crianças de 0 a 10 anos de idade.

Destacam-se os objetivos específicos:

  • Implementação da Caderneta de Vacinação Virtual;
  • Desenvolver um sistema computacional ubíquo que contemple módulos para acesso aos Estabelecimentos Assistenciais a Saúde e as famílias de crianças em período de vacinação;
  • Permitir o acesso remoto (ubíquo) por meio das tecnologias de telecomunicações a caderneta de vacinação virtual das crianças;
  • Utilizar bibliotecas do Google maps e calendar para o gerenciamento da caderneta de vacinação virtual;
  • Desenvolver uma ferramenta computacional ubíqua capaz de emitir alertas (SMS e e-mail) aos responsáveis de crianças em período de vacinação. Isso deve ocorrer em datas próximas à data de vacina de cada criança;
  • Indicar para o responsável da criança os Estabelecimentos Assistenciais a Saúde mais próximos de sua residência.

Resumo

No Brasil, o Ministério da Saúde promove campanhas de conscientização e fidelização das famílias com as data de vacinação, sendo um dos países que oferece o maior número de vacinas à sua população, o qual disponibiliza mais de 300 milhões de doses anuais de imunobiológicos, entre vacinas, soros e imunoglobulinas. O cumprimento do calendário de vacinação é fundamental para evitar a reintrodução do vírus, entre outras doenças que podem surgir no período de desenvolvimento infantil. Em particular, na vacinação de crianças, podem-se utilizar as tecnologias de telecomunicações para gerar e manter um histórico eletrônico das vacinas realizadas, bem como emitir alertas aos familiares nos períodos de vacinação. Esta pesquisa propõe o desenvolvimento de um Sistema Ubíquo para auxiliar na vacinação de crianças entre 0 e 10 anos de idade. Para isso, será fundamental a integração entre estabelecimentos de saúde e familiares das crianças assistidas, assim, contribuir na massificação das crianças atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS). Nessa configuração, pretende-se disponibilizar um sistema de acesso remoto, por meio das tecnologias de telecomunicações, que forneça a caderneta de vacinação virtual das crianças, e utilizar bibliotecas do Google calendar na emissão de alertas aos familiares nos períodos de vacinação, sendo individualizado para cada criança. Também, aplicar as funcionalidades das bibliotecas do Google maps com a intenção de apontar os Estabelecimentos Assistenciais a Saúde mais próximos da residência da criança a ser atendida. Com isso são esperados resultados direcionados a manutenção da erradicação de diversas doenças e a promoção da saúde das crianças assistidas pelo SUS.

Cronograma

Cronograma Geral de Atividades


Etapas TCCI 03/2015 04/2015 05/2015 06/2015
Pesquisa Bibliográfica
X X
Desenvolvimento do protótipo do Sistema Ubíquo
X X X
Escrita do Documento
X X
Entrega do Documento e Apresentação
X

Referências

Centers for Disease Control and Prevention (CDC).Transmission of yellow fever vaccine virus through breast-feeding - Brazil, 2009. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. 2010;59:130-2.

Falvo, M.C, Martirano, L. Sbordone, D. and Bocci, E. Technologies for Smart Grids: a brief review. Proc. IEEE EEEIC 2013, 12th Int. Conf. on Environment and Electrical Engineering.

Fiore AE, Uyeki TM, Broder K et al. Prevention and control of influenza with vaccines: recom-mendations of the Advisory Committee on Immunization Practices (ACIP), 2010. MMWR Recomm Rep 2010;59:1-62.

Fischer Walker CL, Black RE. Rotavirus vaccine and diarrhea mortality: quantifying regional variation in effect size. BMC Public Health 2011;11(suppl 3):s16.

Lucero MG, Dulalia VE, Nillos LT et al. Pneumococcal conjugate vaccines for preventing vac-cine-type invasive pneumococcal disease and X-ray defined pneumonia in children less than two years of age. Cochrane Database Syst Rev. 2009 Oct 7;(4):CD004977.