Sistema Ubíquo para Apoio à Vacinação de Crianças de 0 a 10 anos

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Objetivos

Os objetivos do projeto estão voltados ao fornecimento de ferramentas computacionais que auxiliem na vacinação de crianças de 0 a 10 anos de idade. Destacam-se os objetivos específicos:

  • Implementação da Caderneta de Vacinação Virtual;
  • Desenvolver um sistema computacional ubíquo que contemple módulos para acesso aos Estabelecimentos Assistenciais a Saúde e as famílias de crianças em período de vacinação;
  • Permitir o acesso remoto (ubíquo) por meio das tecnologias de telecomunicações a caderneta de vacinação virtual das crianças;
  • Utilizar bibliotecas do Google maps e calendar para o gerenciamento da caderneta de vacinação virtual;
  • Desenvolver uma ferramenta computacional ubíqua capaz de emitir alertas (SMS e e-mail) aos responsáveis de crianças em período de vacinação. Isso deve ocorrer em datas próximas à data de vacina de cada criança.
  • Indicar para o responsável da criança os Estabelecimentos Assistenciais a Saúde mais próximos de sua residência.

Resumo

No Brasil, o Ministério da Saúde promove campanhas de conscientização e fidelização das famílias com as data de vacinação, sendo um dos países que oferece o maior número de vacinas à sua população, o qual disponibiliza mais de 300 milhões de doses anuais de imunobiológicos, entre vacinas, soros e imunoglobulinas. O cumprimento do calendário de vacinação é fundamental para evitar a reintrodução do vírus, entre outras doenças que podem surgir no período de desenvolvimento infantil. Em particular, na vacinação de crianças, podem-se utilizar as tecnologias de telecomunicações para gerar e manter um histórico eletrônico das vacinas realizadas, bem como emitir alertas aos familiares nos períodos de vacinação. Esta pesquisa propõe o desenvolvimento de um Sistema Ubíquo para auxiliar na vacinação de crianças entre 0 e 10 anos de idade. Para isso, será fundamental a integração entre estabelecimentos de saúde e familiares das crianças assistidas, assim, contribuir na massificação das crianças atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS). Nessa configuração, pretende-se disponibilizar um sistema de acesso remoto, por meio das tecnologias de telecomunicações, que forneça a caderneta de vacinação virtual das crianças, e utilizar bibliotecas do Google calendar na emissão de alertas aos familiares nos períodos de vacinação, sendo individualizado para cada criança. Também, aplicar as funcionalidades das bibliotecas do Google maps com a intenção de apontar os Estabelecimentos Assistenciais a Saúde mais próximos da residência da criança a ser atendida. Com isso são esperados resultados direcionados a manutenção da erradicação de diversas doenças e a promoção da saúde das crianças assistidas pelo SUS.


Cronograma

Cronograma Geral de Atividades


Etapas TCCI 03/2015 04/2015 05/2015 06/2015
Pesquisa Bibliográfica
X X
Desenvolvimento do protótipo do sistema Ubíquo
X X
Escrita do Documento
X X
Entrega do Documento e Apresentação
X