Mudanças entre as edições de "Serviço Distribuído de Áudio e Videoconferência"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 7: Linha 7:
 
Entendimento do OpenSIPS e sua integração com banco de dados e contêiner.
 
Entendimento do OpenSIPS e sua integração com banco de dados e contêiner.
 
==Objetivos==  
 
==Objetivos==  
* Geral – Implementar um serviço distribuído de áudio e vídeo utilizando openSIPS.
+
* Geral – Oferecer ao IFSC câmpus São José uma proposta de implementação de telefonia IP escalável baseada em orquestração de serviços em contêineres, para que seja possível atender a uma grande carga de processamento de chamadas telefônicas, incluindo áudio e videoconferência, e com capacidade adaptável.
* Específicos – Aprendizado do OpenSIPS e sua integração com Banco de dados. Proporcionar alta escalabilidade conforme demanda através de conteinerização.
+
* Específicos – Aprendizado do OpenSIPS e sua integração com Banco de dados. Proporcionar alta escalabilidade conforme demanda através de conteinerização. Garantir suporte a WebRTC para os terminais telefônicos, uma vez que a solução de orquestração de serviços em contêineres é baseada em aplicaçãoes Web.
  
 
==Etapas==
 
==Etapas==

Edição das 13h53min de 30 de maio de 2017

Tema de pesquisa

Serviço Distribuído de Áudio e Videoconferência

Objeto de pesquisa

Videoconferência, OpenSIPS, contêiner, programação, serviço distribuído.

Problema de pesquisa

Entendimento do OpenSIPS e sua integração com banco de dados e contêiner.

Objetivos

  • Geral – Oferecer ao IFSC câmpus São José uma proposta de implementação de telefonia IP escalável baseada em orquestração de serviços em contêineres, para que seja possível atender a uma grande carga de processamento de chamadas telefônicas, incluindo áudio e videoconferência, e com capacidade adaptável.
  • Específicos – Aprendizado do OpenSIPS e sua integração com Banco de dados. Proporcionar alta escalabilidade conforme demanda através de conteinerização. Garantir suporte a WebRTC para os terminais telefônicos, uma vez que a solução de orquestração de serviços em contêineres é baseada em aplicaçãoes Web.

Etapas

O trabalho terá as seguintes etapas:

1.Revisão bibliográfica:Nesta fase serão avaliados os tipos de transdutores de potência disponíveis comercialmente e a partir de uma revisão na literatura acadêmica/científica serão definidos o tipo de transmissão a ser utilizado no projeto, o conversor analógico, a linguagem de programação e o banco de dados. Como a subestação de energia é um ambiente sujeito a influência de campos elétrico e magnético, especial atenção será dada sob o aspecto da compatibilidade eletromagnética dos equipamentos utilizados no projeto.

2.Desenvolvimento da parte física do sistema:O sistema composto pelo transdutor, meio de transmissão, conversor A/D e aquisição de dados será testado em laboratório para verificação de sua interação e eficiência.

3.Desenvolvimento da parte de programação:A partir de um banco de dados teórico serão desenvolvidos os programas em computador para tratamento dos sinais e sua representação gráfica, provavelmente em linguagem Java. Nesta etapa serão avaliados sistemas de banco de dados que melhor se adapta a necessidade do projeto, uma possibilidade é o emprego do banco de dados MySQL que é um sistema de gerenciamento que usa uma linguagem de consulta estruturada como interface.

4.Implementação:Na etapa de implementação o sistema desenvolvido será montado para funcionar ininterruptamente, monitorando a entrada de energia da subestação do Campus São José. Através da web os registros históricos de demanda de energia poderão ser consultados.

5.Redação:A redação final do TCC irá consolidar e fazer o registro formal da pesquisa, servido de base para melhorias e/ou trabalhos futuros.


Cronograma

Etapas nov/2015 dez/2015 jan/2016 fev/2016 mar/2016 {{{8}}} {{{9}}} {{{10}}} {{{11}}} {{{12}}}
Revisão bibliografica X X X X
Escrita do Documento X X X X
Entrega do Documento e Defesa X
Apresentação do Trabalho à Banca X