Scratch e Ensino Técnico

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 02h07min de 4 de abril de 2014 por Lucas.lv (discussão | contribs) (→‎Aula 1)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Instalando o Scratch

Página de Download do Scratch

O Scratch é um software interativo criado pelo MIT usado tanto para o ensino e aprendizagem de lógica de programação quanto para a criação de aplicativos simples. O Scratch, programa com o qual trabalharemos nessa oficina, possui uma interface simples e direta.

O software possui duas versões: uma via browser e outra instalada no computador. Nesse oficina será usada a versão instalada.

Link para download: Download

O software deve ser instalado de acordo com seu sistema operacional:

Via Ubuntu

Na página de download do Scratch, clique em "Install Scratch with Software Center" na opção "Scratch 1.4 for Debian / Ubuntu". Clique em "Central de Programas para a instalação". Feito isso, clique em instalar no canto superior direito.

Via Windows

Clique para download

Após instalar, execute usando o arquivo .exe e aceite os termos e condições do Scratch.

Aula 1

Primeiro contato

Arquivo:Interface geral.jpg

1

Em 1 é sinalizada a parte gráfica do Scratch, onde o palco e os sprites interagem entre si de forma visual. São conhecidos como imagens gráficas que possuem uma série de funcionalidades visuais, como por exemplo, move-lo (em relação a um plano cartesiano), desenhar algo e etc... O Scratch já vem configurado com um sprite padrão (o famoso gatinho amarelo), o qual é totalmente personalizável.

Nessa parte encontram-se também o botão verde (mais conhecido como flag) e um vermelho (stop).


2

Em 2 temos o local onde é possível visualizar os sprites, além de ter as opções de criar, importar, e pegar um sprite aleatório. Quando clicado com o botão direito, irá abrir um espaço para customizá-lo.


3

3 indica a área de programação, vista em blocos. Da mesma forma que na programação temos os algoritmos, no scratch eles são representados em blocos, onde são mostrados e editados nessa parte do programa. Existem as opções de "trajes" e "sons" (no topo da tela). Trajes são as "roupas" dos sprites. Na aba sons, é possível utilizar diversos efeitos sonoros nos aplicativos a serem criados. É possível importar sons e trajes, dando um poder de customização muito maior ao scratch.


4

Em 4 é sinalizado as abas das funções, divididas em categorias. Cada aba tem uma cor específica, para que de acordo com o uso, torne-se muito mais fácil a memorização das abas.


5

Em 5 temos os blocos de acordo com as abas das funções.


6

Em 6 é indicada a área onde é possível renomear um sprite , assim como modificar algumas propriedades de posição e movimento.


7

Em 7 é mostrado uma área com botões que possuem algumas funcionalidades úteis. No primeiro ícone, ao lado do nome "Scratch", existe um globo, onde você pode mudar o idioma do scratch. Indo para a direita,temos um ícone em forma de disquete, que serve para salvar o atual projeto, seguindo o fluxo, temos o botão "compartilhar seu projeto", que, de acordo com seu nome, serve para compartilhar seu projeto no site oficial do scratch. Em cima do palco, existem quatro botões: no primeiro ícone, temos a opção de duplicar um bloco de comandos ou um sprite, O segundo é usado para apagar algo e os dois últimos servem para redimensionar um sprite. Por fim, no lado direito desses botões, existem outros três, que mudam a forma de visualização do palco.

Primeira implementação

--- exemplo já implementado ---