Scratch e Ensino Técnico

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 11h08min de 2 de abril de 2014 por Lucas.lv (discussão | contribs) (→‎Aula 1 =)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Instalando o Scratch

Página de Download do Scratch

O Scratch é um software interativo criado pelo MIT usado tanto para o ensino/aprendizagem de lógica de programação tanto para a criação de aplicativos simples. Ele possui uma interface simples e direta e iremos trabalhar com ele nesse projeto.

O software possui duas versões, uma via browser e outra instalada no computador. Nesse oficina será usada a versão instalada.

Link para download: Download

O software deve ser instalado de acordo com seu sistema operacional:

Via Ubuntu

Na página de download do Scratch, clique em "Install Scratch with Software Center" na opção "Scratch 1.4 for Debian / Ubuntu". Clique em "Central de Programas para a instalação". Feito isso, clique em instalar no canto superior direito.

Via Windows

Clique para download

Após instalar, execute usando o arquivo .exe e aceite os termos e condições do Scratch.

Aula 1 =

Primeiro contato
1

Em 1 é sinalizado a parte gráfica do Scratch, é onde o palco e os sprites interagem de forma visual. Sprites são imagens gráficas onde é possui fazer uma série de funcionalidades visuais, por exemplo, mover o sprite, desenhar algo e etc... O Scratch já vem com um sprite padrão (o famoso gatinho amarelo).

Nessa parte encontram-se também um botão verde (flag) e um vermelho.


2

Em 2 é sinalizado o local onde é possível visualizar os sprites, além de ter as opções de criar novo sprite, importar um sprite e pegar um sprite aleatório. Um sprite, quando clicado com o botão direito, irá abrir um espaço para customização dele.


3

Em 3 é sinalizado a área de programação, vista em blocos. Assim como na programação temos os algoritmos, no scratch os algoritmos são representados em blocos, onde são mostrados e editados nessa parte do programa. Tão existe as opções de "trajes" e "sons". Trajes são as "roupas" dos sprites. Na aba sons é possível utilizar diversos efeitos sonoros em seus aplicativos. É possível importar sons e trajes, dando uma poder de personalização muito maior ao scratch.


4

Em 4 é sinalizado as abas de funções, divididas em categorias. Cada aba tem uma cor específica para que de acordo com o uso, torne-se muito mais fácil a memorização das abas.


5

Em 5 é sinalizado os blocos de acordo com as abas de funções.


6

Em 6 é sinalizado a área onde é possível renomear um sprite , assim como modificar algumas propriedade de posição e movimento.


7

Em 7 é sinalizado um área com botões que possuem algumas funcionalidades úteis. No primeiro ícone, ao lado do nome "Scratch" existe um globo onde você pode mudar o idioma do scratch. Na sua direita, um ícone em forma de disquete, lhe da a opção de salvar, por fim, temos o botão "compartilhar seu projeto", que serve para compartilhar seu projeto no site oficial do scratch. Em cima do palco, existem 4 botões com algumas opções úteis. No primeiro ícone temos a opção de duplicar um bloco de comandos ou um sprite. O segundo é usado para apagar algo. Os dois últimos objetos servem para redimensionar um sprite. No lado direito desses botões, existem outros três, que mudam a forma de visualização do palco.