Resumo "Estimador de link para redes de sensores sem fio baseada em Contiki"

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 16h32min de 18 de setembro de 2018 por Nelson.e (discussão | contribs) (Criou página com 'O estimador 4B combina informações das camadas fisicas, enlace e de rede para estimar a qualidade do link dos nodos vizinhos. O protocolo Collection no Contiki é atualmente eq...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

O estimador 4B combina informações das camadas fisicas, enlace e de rede para estimar a qualidade do link dos nodos vizinhos. O protocolo Collection no Contiki é atualmente equipado com um estimador simples, mas ele beneficia estimadores mais avançados como o 4B.

  • Protocolo Collect -


  • Estimador de link - Um tópico que é muito estudo é uma maneira na qual um dispositivo seleciona um vizinho para o envio de dados. Além disso, muitos dispositivos vizinhos podem se comunicar e configurar um link, baseando-se na estimação de qual link é melhor. O componente do algoritmo de roteamento que decide isso é chamado estimador de link.

O estimador de link 4B utiliza informações de 3 camadas diferentes do modelo OSI para determinar a qualidade do link. A referência as modelo OSI é, bem como, teoricamente o modelo na qual divide os protocolos de comunicação em sete camadas, na qual as mais baixas são camada física, enlace e de rede. O 4B usa 4 bits de informação dessas camadas, explorando as informações de qualidade de canal da camada física e combina com uma estimação do número de transmissão esperadas de dados da camada de enlace e informações da camada de rede.


Modelo 4B.png