Repositório Digital: Projetos do PIBID - SJ

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 22h52min de 6 de outubro de 2021 por Paula.aguiar (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Repositório Digital


Olá! Seja bem-vindo(a)!

Neste repositório estão informações sobre os projetos que acontecem no PIBID edital 2020, no IFSC câmpus São José e na EEB Francisco Tolentino.

Fiquem à vontade!


Projetos do PIBID - Campus São José

Clube da Química

Esse projeto visa o desenvolvimento de um clube voltado ao ensino/aprendizagem de química pretendendo ser um espaço descontraído, criativo, estimulante, que proporcione sentido e novas habilidades voltadas às ciências. Ele fará uso de um blog e contará com ações mais específicas, a saber: atividades lúdicas como jogos, palavras cruzadas e caça palavras, clube de leitura, mapas mentais e história em quadrinhos.

Site do Clube da Química
Instagram do Clube da Química

Sobre os bolsistas responsáveis pelo projeto:

Gabrielly da Silva
Gabrielly.jpg

Motivos para ser uma licencianda em QMC: Olá, sou a Gaby, e já estou na terceira fase. Desde que cheguei no curso aproveitei todas as oportunidades em busca de uma formação ainda mais completa. Consegui chegar ao PIBID onde tenho aprendido de várias formas como ser uma boa professora para meus futuros alunos. Meu objetivo é poder inspirar a vontade da busca de conhecimento, através da química, e instrui-los a conquistar um futuro melhor.

Sonhos: viajar o mundo inteiro em busca de mais conhecimento e culturas diferentes da minha.

Passatempo: no meu tempo livre costumo investir em ler bons livros, desenhar e pintar, e assistir séries de temas diversos.

Luiz Philipe Tibau Montagnini
Luiz.jpg

Motivos para ser um licenciando em QMC: Escolhi licenciatura em química porque desde o ensino médio tinha vontade de ser professor e a área de química era do meu interesse, achava divertido e atrativo.

Sonhos: Meus sonhos atuais são viajar mais e a curto prazo me formar e lecionar.

Passatempo: Costumo jogar ou fazer exercícios no tempo livre.

Bruna Chassot Pimmel
Bruna Chassot.jpg

Motivos para ser uma licencianda em QMC: Descobrir do que as coisas são feitas.

Sonhos: Me tornar alguém melhor do que o eu de hoje.

Passatempo: Ler livros.

Ciência Insana

O objetivo desse projeto é ensinar química de forma divertida, contextualizada, trazendo como ferramenta o uso de vídeos extraídos principalmente de séries e programas de TV e que apresentam a ciência numa linguagem mais popular e acessível aos jovens.

Site do Ciência Insana

Sobre os bolsistas responsáveis pelo projeto:

Augusto Martins
Augusto.jpg

Motivos para ser uma licencianda em QMC: Sempre tive um apresso muito grande pela área e acredito que ser um licenciando em química é o primeiro passo de uma grande caminhada.

Sonhos: Me tornar um grande profissional na área que almejo e poder contribuir para o atual cenário da educação.

Passatempo: Ler livros de mistério, ver animes e filmes diversos.

Karina de Souza Costa
Karina.jpg

Motivos para ser uma licencianda em QMC: Adquirir conhecimento tanto na área de química, quanto experiência na docência.

Sonhos: Fazer química licenciatura para conhecer o universo da química e farmácia.

Passatempo: Cozinhar e inventar receitas.

Emanuelly Kariny Pereira Coelho
Emanuelly.jpg

Motivos para ser uma licencianda em QMC: Acredito que a educação é a melhor forma de influenciar as pessoas, ajudar na formação de um cidadão é gratificante, então foi o caminho que escolhi para contribuir na transformação da sociedade.

Sonhos: Conquistar uma carreira grandiosa que faça a diferença na vida das pessoas.

Passatempo: Ler, ouvir música, ver séries e cozinhar.

Mega Química

O projeto tem por objetivo contribuir com a formação dos estudantes da educação básica na área da química, fomentando o interesse científico através de experimentos relacionados aos conhecimentos teóricos abordados em sala de aula.

Sobre os bolsistas responsáveis pelo projeto:

Maria Luisa Luchina Rodrigues
Maria Luisa.jpg

Motivos para ser uma licencianda em QMC: Resolvi cursar licenciatura em Química por gostar muito da disciplina de química no ensino médio.

Sonhos: Ser uma professora que faça a diferença na vida dos alunos.

Passatempo: Tocar guitarra e dar rolê de fusca.

Katia Solange Jaste Vieira
Katia.jpg

Motivos para ser uma licencianda em QMC: Tenho paixão pelo saber, especialmente pelas ciências naturais; desvendar nossa origem material e entender um pouco sobre os processos físico-químicos e a relação destes com tudo que existe. Após isso, vem o melhor: poder transmitir conhecimento.

Sonhos: Ser útil ao maior número de pessoas, que como eu, tem sonhos de melhorar sempre como ser humano e profissional por meio da educação.

Passatempo: Artesanato, ler e escrever.


Projetos do PIBID - EEB Francisco Tolentino

Química dos Perfumes

Através do uso de diferentes ferramentas digitais, em tempos de pandemia, esse projeto pretende contribuir para o ensino/aprendizagem dos alunos da EEB através da química envolvida na cosmetologia e suas aplicações. Isso envolverá diferentes tipos de atividades como pesquisas, questionários, debates interdisciplinares, etc.

Sobre os bolsistas responsáveis pelo projeto:

Afonso Borges Castro
Afonso.jpg

Motivos para ser uma licencianda em QMC: Meu motivo para cursar Química, seria pelo fato de transformar a vida dos educandos através da ciência e tecnologia... Acredito na educação como ferramenta de transformação!

Sonhos: Concluir a graduação, e continuar na academia, cursando mestrado e doutorado. E quem sabe um dia trabalhar em um lugar em que possa ser reconhecido.

Passatempo: Escutar música e programar viagens.

Mariana Lopes Pacheco
Mariana.jpg

Motivos para ser uma licencianda em QMC: Fui inspirada por minhas professoras do Técnico e quero ser como elas.

Sonhos: Conhecer o mundo e suas diferentes culturas.

Passatempo: Livros, séries e brincar com meu cachorro.

Nataly Meurer
Natalyjpg.jpg

Motivos para ser uma licencianda em QMC: Sou apaixonada pela química, e isso me faz ter vontade de compartilhar e ensinar aos outros sobre ela. Quando entrei no curso, não era um dos principais objetivos, mas ele é crescente por ela estar tão presente na minha vida e ser muito fascinante.

Sonhos: Quero aproveitar ao máximo possível minha passagem pelo IFSC, que nos possibilita realizarmos algumas vontades como ter a oportunidade de trabalhar com pesquisas cientificas direcionadas à didática e ensino de ciências.

Passatempo: Gosto dos passatempos que me ajudam a me movimentar como cantar, dançar e brincar com meus cachorros.

Jogos de Química

Por meio de jogos interativos (Kahoot, Scratch e recomendações de sites), pretendemos estimular a interação da turma e contribuir com a aprendizagem dos alunos em Química, tornando essa disciplina mais divertida.

Sobre os bolsistas responsáveis pelo projeto:

Bruna Edilaine de Jesus
Bruna Edilayne.jpg

Motivos para ser uma licencianda em QMC: Ser uma licenciada nessa matéria é um sonho realizado, sempre disse para meus professores de física e de química que seria como eles e aqui estou, e quero provar o que eu sou capaz de fazer.

Sonhos: No momento o meu maior sonho é me formar, depois começar a minha pós-graduação e também poder ajudar minha família no que posso.

Passatempo: Com a pandemia voltei ao meu passatempo predileto, ler. Comprei muitos livros e estou colocando a leitura em dia. Também gosto de ficar com a família aproveitando para jogarmos, brincando com o videogame ou até mesmo assistindo um filme.

Thiago Farias Luis
Thiago.jpg

Motivos para ser uma licencianda em QMC: Durante o tempo que desempenhei a função de monitor de cálculo me identifiquei com a área de professor. Acredito que esta área de ensino vai me proporcionar um aprofundamento nos assuntos que envolvem as Ciências da Natureza, onde tenho maior interesse.

Sonhos: Espero adquirir competência necessária para exercer a função de professor de Química.

Passatempo: Assistir filmes ação, aventura e ficção científica. Quando tenho tempo adoro jogar no meu antigo Super Nintendo. Gosto de estudar alguns assuntos relacionados a Ciência.

QuimiCatalisada

Trata-se de um projeto que pretende abordar a química de uma forma simples e "rápida" por meio de interações virtuais, em tempos de pandemia, como o Instagram. Serão elaboradas e disponibilizadas, para alunos de educação básica, postagens de conteúdos, curiosidades e exercícios. O objetivo é aproximar a química desses alunos.

Instagram da QuimiCatalisada

Sobre os bolsistas responsáveis pelo projeto:

Maria Clara Botelho
Maria Clara.jpg

Motivos para ser uma licencianda em QMC: Influência de professores na família e sigo amando a profissão.

Sonhos: Conseguir tudo o que almejo na carreira profissional.

Passatempo: Andar de patins, ver séries e ler.

Raissa Martins da Silva
Raissa.jpg

Motivos para ser uma licencianda em QMC: Realizar um sonho e ser a primeira da minha família com diploma de ensino superior.

Sonhos: Ser uma profissional bem sucedida e mudar o cenário da educação no país.

Passatempo: Xadrez e vôlei.

Marcus Vinícius Camargos Vianna
Marcus Vinícius.jpg

Motivos para ser uma licencianda em QMC: Vontade de compartilhar conhecimento de forma simples do mesmo jeito que aprendi a matéria no meu Ensino Médio, e consequentemente, “descomplicar” a química pros meus futuros alunos.

Sonhos: Ser professor de Ensino Superior.

Passatempo: Musculação e música.


Equipe de Coordenação e Supervisão

Joyce Nunes Bianchin - Supervisora – Câmpus São José
Joyce.jpg

Motivos para ser professora do curso de Licenciatura em Química: Ter a possibilidade de mudar positivamente a vida de alguém, contribuindo para sua formação.

Sonhos: Ser a melhor professora que puder, me moldando a cada semestre que passar!

Passatempo: Ler e me exercitar.

Delio de Medeiros Domingues - Supervisor – EEB Francisco Tolentino
Délio.jpg

Motivos para ser professor de química: Sempre foi uma área de interesse e desde pequeno sempre tive essa alma de professor... Eu gostava de explicar para os colegas o que quer que fosse, caso eu soubesse.

Sonhos: Casa, tranquilidade. Amigos de verdade que posso e que contem comigo. Que eu tenha saúde e que meu trabalho me proporcione tempo e dinheiro pra fazer o que gosto. Sou uma pessoa frugal.

Passatempo: Gosto de sair com amigos, desenhar, jogos eletrônicos e RPG (sou nerd desde pequeno) mas pedalo e danço (ainda aprendendo, iniciei aos 38 anos). Predileção por história e misticismo (de forma suave) e aprendendo a tirar tarot.

Deise Juliane Mazera - Coordenadora PIBID - Câmpus São José
Deise.jpg

Motivos para ser professora do curso de Licenciatura em Química: Comecei fazendo bacharelado e licenciatura em química tanto por gostar de ciências quanto por conveniência, mas, depois que virei professora, me identifiquei totalmente com a dinâmica da profissão.

Sonhos: Na minha profissão, eu gostaria de poder contribuir, fazendo alguma diferença na vida dos estudantes.

Passatempo: Tocar piano.

Paula Alves de Aguiar - Coordenadora Institucional do PIBID/IFSC e da Licenciatura em Química - Câmpus São José
Paula.jpg

Motivos para ser professora do curso de Licenciatura em Química: Acreditar que a atuação docente contribui com a formação de um mundo mais equitativo.

Sonhos: Contribuir significativamente no processo de formação docente.

Passatempo: Realizar atividades (jogos e passeios) em família e praticar atividades físicas.