Relatório Final

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 15h54min de 13 de novembro de 2006 por Moecke (discussão | contribs) (Relatório Final movido para Relatório Final)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Florianópolis, 21 de setembro de 2006.


Durante a execução do projeto deparamos com as seguintes dificuldades:


  • Instalação de Equipamentos de Redes (IER)


As dificuldades encontradas foram referentes ao hardware, pois os modens da Parks com placa BD 027-1, estavam com problemas de sincronismo nos relógios, além de ocorrer a queima de um chip, inutilizando a mesma. Não foi possível localizar o manual nos arquivos da escola e na Internet, utilizamos a programação impressa na placa, contudo os testes de LAL, LDL e LDR foram explicados pelo professor.

Os roteadores Cisco 1750 apresentaram problemas, mesmo corretamente configurados, que não foi possível solucionar a tempo, apesar do empenho da equipe e do professor. Outrossim, o defeito parece residir na placa base, e não na programação, pois todos os testes realizados com o software tiveram êxito no laboratório.

Em relação ao protocolo PPP, para realizar a conexão via discada, todas as equipes atingiram a mesma etapa, por algum problema, no módulo de autenticação de senhas e usuários não foi possível superar a etapa.


Durante toda a etapa de desenvolvimento o professor foi bastante solicitado pessoalmente, através de e-mail e extra-sala, sempre atendendo com boa vontade.


Como sugestão da equipe é melhor dedicar uma semana a mais, para a revisão geral dos equipamentos e testes, para evitar uma sobrecarga de trabalho, que gera frustração nos resultados finais, porque a instalação física não funcionou a contento.


  • Gerência de Redes (GRD)

Não tivemos problemas nesta área e acreditamos que poderíamos avançar mais, se os problemas com os equipamentos não consumissem tempo fora das expectativas. Temos a ressaltar que o professor Odilson ajudou no que foi possível em outras áreas, com boa vontade.


  • Cabeamento Estruturado (CBE)

Nesta área não tivemos problemas, sendo que a nossa sugestão seja no sentido de ser colocado em conduite e cabo apropriado a ligação física entre os roteadores e modens do Laboratório de Redes I, para um trabalho esteticamente apresentável.


  • Programação de Computadores (PRC)

Não tivemos problemas e em relação aos scripts de CGI-Shell o professor ajudou bastante, mas seria conveniente no decorrer do curso implementar como exercícios aplicativos para treino. Salientamos que o professor ajudou bastante em outras áreas, com boa vontade.


Gostaríamos de registrar os nossos sinceros agradecimentos a todos os professores do semestre, pelo carinho e boa vontade com a equipe e aproveitar a oportunidade de agradecer a todos os servidores, estagiários e prestadores de serviços, com os quais tivemos contato.



Atenciosamente,

Andréia Silva Castanharo
Jailson Sebastião Martins
Nelson Granados Moratta

Comentários Casagrande

Realmente a sequencia de problemas com os equipamentos de rede tomaram muito tempo de todos. Independente da frustração, o empenho mostrado pela equipe foi a melhor lição deste trabalho pois basicamente emfrentaram problemas muito comuns na prática. Com certeza, ao vivenciar isso novamente terão desenvoltura em diganosticar problemas... e isso é muito bom!

Parabéns pelos resultados gerais!