Relatórios de atividades do Bolsista Rafael

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.
Atividades desenvolvidas pelo Bolsista Rafael

- Na semana de 3 a 6 de setembro de 2007 concluímos a atividade de capacitação. Demos inicio ao processo de pesquisa de objetos de aprendizagem na internet para conhecimento e produzimos um rascunho para abertura de projetos (anexado abaixo).

- Na semana de 10 a 14 de setembro de 2007 demos seqüência ao processo de pesquisa. Foi concluída uma aula sobre Termologia, contendo explicação e exercícios de aplicação.

- Na semana dos dias 17 a 21 de setembro de 2007, houve contatos com alguns professores do CEFET-SC-SJ que manifestaram interesse no projeto; Finalizei o Objeto de Aprendizagem sobre Trigonometria básica, utilizado de recursos gráficos melhorados, como botões mais bem elaborados; Aprendi a utilizar o degradê para dar um efeito "dimensional" em botões e fazer com que a interface gráfica fique mais atrativa. O OA finalizado está anexado abaixo.

- Na semana dos dias 21 a 28 de setembro de 2007, tivemos uma reunião para avaliar a criação dos objetos e definir alguns "caminhos" a seguir. Objeto de Aprendizagem sobre Trigonometria parte 2 em desenvolvimento está anexado abaixo. Continuamos o processo de pesquisa na internet sobre outros OAs e criação de um modelo que poderá ser usado nos exercícios daqui por diante.

- Na semana dos dias 1 a 5 de outubro de 2007, fizemos atualização no Objeto de aprendizagem de "Trigonometria 2". Começamos a desenvolver um novo OA de exercícios resolvidos de calorimetria. Estamos aperfeiçoando o desenho em CorelDraw. Por problemas na internet, só no dia 08 estou publicando o relatório e o arquivo de exercícios resolvidos de calorimetria.

- Na semana dos dias 08 a 11 de outubro de 2007, finalizamos o objeto de aprendizagem sobre calorimetria, depois de corrigido. Iniciamos um novo objeto de aprendizagem, na área de física também. Fizemos pesquisas sobre ActionScript, e "OAs" na internet. Segue Anexado abaixo o novo objeto em andamento, que será atualizado ao longo da outra semana de trabalho.

- Na semana dos dias 15 a 19 de outubro de 2007, atualizamos e corrigimos o objeto de aprendizagem sobre "calorimetria", finalizamos os objetos de aprendizagem "Calor Sensível e Latente" e exercícios sobre o mesmo assunto. Recebemos o CD do RIVED onde poderemos nos aprofundar fazendo pesquisa dos "OAs" e visualizando como os mesmos são feitos e quais recursos podem ser utilizados para ficar mais atraente e educativo ao aluno. Os objetos finalizados e atualizados podem ser visualizados no anexo abaixo.

- Na semana dos dias 22 a 26 de outubro de 2007, fizemos a mudança para o novo laboratório, continuamos a separar objetos de aprendizagem (do CD do RIVED) para a área de cultura geral, iniciamos um novo objeto de aprendizagem sobre pressão, que ainda falta ser finalizado no entanto ja pode ser visualizado abaixo no anexos.

- Na semana dos dias 27 de outubro a 1 de novembro de 2007, trabalhamos no Objeto de aprendizagem sobre pressão, fazendo as devidas atualizações, anexamos alguns "OAs" de Física e Matemática na área de Ensino Médio. Iniciamos novo objeto de aprendizagem, que deverá ser anexado em breve.

- Na semana do dia 05 a 09 de novembro de 2007, finalizamos e corrigimos o objeto de trigonometria 3, iniciamos um novo objeto que exigiu um melhor estudo a respeito de aquecedores solar, uma prévia desse objeto está anexado abaixo até a atualização final.

- Na semana dos dias 12 à 14 de novembro de 2007, aprofundamos os estudos sobre coletores solares, finalizamos o objeto que neste momento passa por uma correção feita por professores da área. Inicio de estudos sobre motor elétrico de corrente continua, tema do próximo objeto de aprendizagem.

- Na semana dos dias 19 à 23 de novembro de 2007, iniciamos revisão de todos os objetos, atualizando a grande maioria dos objetos, que continham ficha catalográfica incompleta e alguns erros de escrita. Adicionamos ao final dos objetos a solução dos exercícios propostos, visando detalhar ainda mais para que o aluno faça bom proveito dos objetos de aprendizagem. Anexado uma prévia do "OA" sobre motor elétrico simples de corrente contínua.

- Na semana dos dias 25 à 30 de novembro de 2007, terminamos de atualizar as fichas catalográficas e adicionar as soluções dos exercícios. Pesquisas sobre actions script, analizando arquivos .FLA disponiveis na internet. Adicionei entrada padrão para todos os objetos.

- Na semana de 3 à 7 de dezembro de 2007, arrumamos os objetos de aprendizagem já feitos para que atendam melhor os padrões exigidos.

- Na semana de 10 à 14 de dezembro por razão das provas de vestibular e saidas de campo da escola, nao obtivemos grande produção, mas fizemos melhoramentos nos objetos ja prontos, alem de uma rapida capacitação sobre action script, visando o melhor entendimento da linguagem.

- Na semana de 17 à 21 de dezembro de 2007, finalizamos objetos na área de cultura geral (ingles), tivemos uma reunião com nosso supervisor onde ele trouxe notícias do congresso que ocorreu na semana anterior sobre o projeto InterRed.

- Devido ao recesso, na semana de 24 à 28 de dezembro de 2007programamos nossos objetivos para que em 2008 possamos dar continuidade ao serviço e alcançarmos nossas metas.

- Na Semana de 7 à 11 de janeiro de 2008, trabalhamos no OA a respeito de vazão, objeto esse que já está finalizado e anexado abaixo. Feitas correções em alguns outros objetos de aprendizagem.

- Na Semana de 14 à 18 de janeiro de 2008, foram feitas correções em alguns objetos de aprendizagem, trabalhamos para desenvolver mais OAs baseados em outros já criados pelo Profº Jesué, tendo em vista que necessitam de uma revisão geral. Por este modo não serão colocados no ar esta semana.

- Na Semana do dia 21 ao dia 25 de janeiro de 2008, finalizado e revizado o Objeto de Aprendizagem sobre "Serpentina SRD", em processo de criação existem outros três "OAs", temos trabalhado para deixar os objetos mais atrativos para as pessoas que o acessarem, eperamos estar atingindo os objetivos.

- Na Semana do dia 28 de janeiro ao dia 01 de fevereiro de 2008, foi dado seguimento aos projetos que estavam em andamento, assim finalizando mais um objeto de aprendizagem. Objeto esse que está anexado abaixo.

- Na semana de 4 ao dia 8 de fevereiro, devido ao feriado e ao recesso, a produção não foi tão grande, porém está sendo corrigida para posteriormente ser publicada.

- Na semana do dia 11 ao dia 15 de fevereiro de 2008, fizemos atualizações em alguns objetos, iniciamos uma coleta de dados, para dois novos objetos que em breve serão anexados, um multidisciplinar e outro de conscientização, que possivelmente serão inscritos no concurso RIVED.

- Na semana de 18 à 22 de fevereiro demos continuidade aos objetos que pretendemos inscrever no concurso do RIVED.

- Na semana de 25 à 29 de fevereiro de 2008, cotinuamos a produção dos objetos, anexados uma prévia de ambos.

- Na semana de 3 à 7 de de março finalizamos o objeto multidisciplinar, que está anexado logo abaixo, e demos continuidade ao objeto das lixeiras, onde o objetivo é trabalhar a conscientização das pessoas quando se fala em lixos recicláveis.

- Na semana de 10 à 14 de março, alguns reparos em objetos antigos foram realizado, noentanto alguns objetos ainda precisam de atualizações visando facilitar a "navegação" do usuário desses objetos.

- Na semana de 17 à 21 de março, por conta dos feriados e recessos foram trabalhados apenas os dois primeiros dias, contudo trabalhos demos seguimento aos objetos de aprendizagem, e finalizamos um objeto onde compilamos alguns conteudos semelhantes, no caso a psicrometria. este objeto pode ser visualizado abaixo.

- Na semana de 24 à 28 de março de 2008, finalizamos um objeto a respeito de lançamento oblíquo, objeto este que será incorporado junto com o objeto multidisciplinar "Fortalezas da Ilha" que está sendo atualizado. Iniciamos a fazer uma catalogação interna, que em breve será repassada ao publico como forma de prévia de objetos, além é claro de continuarmos a produção e atualização dos objetos de forma geral.

- Na semana de 31 de março à 4 de abril de 2008, continuamos o processo onde realizaremos a catalogação dos objetos, atualizamos objetos e iniciamos um novo objeto sobre principios de pascal.

- Na semana de 7 à 11 de abril de 2008, finalizamos o objeto sobre princípios de pascal, objeto este que está anexado logo abaixo e realizamos novas atualizações.

- Na semana de 14 à 18 de abril de 2008, finalizamos mais um objeto pendente, objeto esse sobre lixeiras, e ja pode ser visualizado pois está em anexo logo abaixo. Pequenas atualizações em objetos ja existentes foram realizadas.

Arquivos em anexo:
Arquivo morto:

Os arquivos aqui anexados, são denominados arquivo mortos pois serviram apenas de base, ou rascunho e tem versões mais atualizadas e completas, contudo fizeram parte do trabalho.