Mudanças entre as edições de "Relatório da Equipe 2 para o Projeto de Integração da Terceira Fase de Redes"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Sem diferença)

Edição das 19h50min de 9 de agosto de 2006

Instalação, Configuração e Manutenção de um Provedor de Serviços de Rede.


[editar]

Objetivos


O presente projeto tem o intuito de realizar o planejamento e a implantação de um provedor de rede, incluindo todos os softwares e hardwares necessários para o funcionamento de um provedor de serviços de internet, aproximando-se ao máximo da realidade de uso no mercado.


Este provedor ficará acessível de qualquer ponto de acesso na rede mundial de computadores, permitindo a exata analogia de caso com o mercado. Permitindo inclusive a simulação de mau uso por parte dos usuários e/ou ataques por hackers, vírus etc.

[editar]

Motivação:


A principal motivação é a total implantação de um provedor de serviços de internet, focado em aspectos práticos e técnicos na execução da tarefa num caso real.


Outra motivação é a vivência prática de trabalho em equipe, como exigido tão fortemente na realidade do mercado atual.


Também pode se citado como motivação a possibilidade deste projeto ser implementado, ou simulado, numa configuração real. Por exemplo, algum membro da equipe tem necessidade de implantar um servidor de rede para uma pequena empresa da qual é proprietário ou onde trabalha. Neste caso a proposta inicial poderá ser alterada, desde que acordado com os professores, para atender as demandas desta empresa.


Por último e não menos importante a integração dos vários eixos temáticos do curso.

[editar]

Etapas do projeto


O projeto integrador será dividido em três grandes partes.

Planejamento. Nesta etapa as equipes deverão elaborar um texto escrito, conforme modelo apresentado, onde deverá constar como mínimo um leiaute da rede, a listagem de todas as diretivas de cada um dos serviços instalados com a justificativa da inclusão dela, a descrição breve dos programas e serem desenvolvidos e a seqüência (cronograma) de implantação dos respectivos serviços. Ver o Modelo de Relatório do Projeto Integrador. Implementação. Nesta etapa os alunos deverão implementar o projeto e fazer ajustes quando necessário. Os programas - scripts - desenvolvidos deverão ser completamente comentados. Testes e análise da implementação. Nesta etapa serão feitos testes dos sistemas, tanto por parte dos alunos quanto dos professores. Serão acessados todos os serviços tanto localmente quanto remotamente. [editar]

Serviços a serem implantados


Nesta etapa dividiremos, por questões organizacionais, o trabalho em categorias por eixo temático. Cada equipe terá um computador exclusivo, onde a primeira etapa sugerida de implantação será a formatação da máquina, para inicializar tudo. A senha de root deverá ser personalizada, para que os outros alunos não alterem as configurações. A mesma deverá ser informada ao professor.

[editar]

Gerência de Redes


Configure seu servidor para responder por um domínio. O nome do domínio deverá seguir o modelo: nome.sj.cefetsc.edu.br. onde “nome” será de escolha do grupo. O ip do servidor será: 200.135.233.5x. Onde “X “ deverá ser igual ao último digito do ip do servidor de sua equipe, ou algum outro determinado pelo professor em caso de conflito. Este número, bem como o "nome" da item anterior, deverá ser repassado ao professor, para que sejam feitos os ajustes necessários no DNS (hendrix) da escola. No servidor deverão estar configurados os seguintes serviços: DNS, servidor de e-mail, NAT, roteamento, Squid, ssh, ftp, DHCP, firewall, Apache com uma página personalizada e cotas em disco para os usuários. Deverão ser criados usuários, e estes deverão ter um e-mail do tipo: usuario@nome.sj.cefetsc.edu.br. Os usuários poderão também ter acesso a suas contas/arquivos remotamente. Para cada professor deverá ser criado um usuário exclusivo e na criação deste, a equipe deverá informar, como faria há um usuário leigo, quais os serviços disponíveis e o procedimento para acessar os mesmos, em resumo: manual do usuário. Obs.: os professores farão uso destes usuários para testar o sistema. Convidem colegas para serem usuário do seu sistema, avisando que é um sistema experimental. [editar]

Sugestão de bibliografia para Gerência de Redes


Vários textos baixados da internet que estão em: http://www.tele.sj.cefetsc.edu.br/~odilson/


Livros:


Tibet, Chuck V. Linux: Administração e Suporte. Novatec Editora. ISBN: 85-85184-95-7. 2001.


Ferreira, Rubens E. Linux: Guia do Administrador do Sistema. Novatec Editora. ISBN: 85-7522-038-1. 2003.


Hunt, Craig. Linux: Servidores de rede. Editora Ciência Moderna. ISBN: 85-7393-321-6. 2004.


Stanger, James; Lane, Patrick T.; Danielyan, Edgar. Rede Segura Linux. Editora Alta Books. ISBN: 85-88745-10-0. 2002.

[editar]

Programação para Redes


Implementar um CGI script a ser utilizado com o Apache Web Server para gerar dinamicamente páginas HTML com informações sobre o sistema em operação. A página deverá gerar dentre outras informações:

Atual tabela de roteamento do sistema; Situação de configuração do Firewall; Estado atual das conexões do sistema (via netstat) Serviços em execução sobre o sistema As conexões com SSH das últimas 24 hs As conexões com FTP das últimas 24h As conexões com Apache Server das últimas 24hs Contagem do acesso a página (numero de acessos); Outras informações que achar importante, como por exemplo: Monitoramento do uso do sistema pelos usuários (por ex.: Quantas horas usou o sistema, data/hora último login, etc. )

O CGI deverá fazer uso do login (via senha) para acesso das informações.


OBS:

Toda a rede física/lógica deve ser restabelecida diariamente, para que outras turmas possam usar o laboratório normalmente. Máquinas ligadas 24h para acesso remoto quando a implementação ficar pronta e por um período a ser definido. Alocação de Equipamentos: um computador e um modem por equipe e mais dois moden´s de uso coletivo usado de acordo com a necessidade, cabos de rede crossover, hub de uso coletivo para todos os grupos acessarem a rede do CEFET/SC. Existe uma rede complementar e outros equipamentos que serão implementados de acordo com as instruções do prof. Jorge Casagrande. [editar]

Sugestão de bibliografia para programação


http://www.lcp.coppe.ufrj.br/~thobias/doc/cgi_shell.html

[editar]

Equipamentos de Redes e Cabeamento Estruturado


Abaixo temos uma figura que mostra como será a topologia da rede a ser implementada. Deve-se observar que cada equipe implementará apenas parte da rede. A rede como um todo surgirá do conjunto dos trabalhos feitos pelas diversas equipes. Os equipamentos mostrados na figura serão disponibilizados pelo professor. A instalação e configuração dos mesmos será responsabilidade das equipes.


Topologia da rede a ser implantada no projeto integrador