Mudanças entre as edições de "Relatório Final"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(2 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 55: Linha 55:
  
 
Parabéns pelos resultados gerais!
 
Parabéns pelos resultados gerais!
 
[[Categoria:Trabalhos de Alunos]]
 
[[Categoria:Projeto Integrador de Redes]]
 

Edição atual tal como às 15h54min de 13 de novembro de 2006

Florianópolis, 21 de setembro de 2006.


Durante a execução do projeto deparamos com as seguintes dificuldades:


  • Instalação de Equipamentos de Redes (IER)


As dificuldades encontradas foram referentes ao hardware, pois os modens da Parks com placa BD 027-1, estavam com problemas de sincronismo nos relógios, além de ocorrer a queima de um chip, inutilizando a mesma. Não foi possível localizar o manual nos arquivos da escola e na Internet, utilizamos a programação impressa na placa, contudo os testes de LAL, LDL e LDR foram explicados pelo professor.

Os roteadores Cisco 1750 apresentaram problemas, mesmo corretamente configurados, que não foi possível solucionar a tempo, apesar do empenho da equipe e do professor. Outrossim, o defeito parece residir na placa base, e não na programação, pois todos os testes realizados com o software tiveram êxito no laboratório.

Em relação ao protocolo PPP, para realizar a conexão via discada, todas as equipes atingiram a mesma etapa, por algum problema, no módulo de autenticação de senhas e usuários não foi possível superar a etapa.


Durante toda a etapa de desenvolvimento o professor foi bastante solicitado pessoalmente, através de e-mail e extra-sala, sempre atendendo com boa vontade.


Como sugestão da equipe é melhor dedicar uma semana a mais, para a revisão geral dos equipamentos e testes, para evitar uma sobrecarga de trabalho, que gera frustração nos resultados finais, porque a instalação física não funcionou a contento.


  • Gerência de Redes (GRD)

Não tivemos problemas nesta área e acreditamos que poderíamos avançar mais, se os problemas com os equipamentos não consumissem tempo fora das expectativas. Temos a ressaltar que o professor Odilson ajudou no que foi possível em outras áreas, com boa vontade.


  • Cabeamento Estruturado (CBE)

Nesta área não tivemos problemas, sendo que a nossa sugestão seja no sentido de ser colocado em conduite e cabo apropriado a ligação física entre os roteadores e modens do Laboratório de Redes I, para um trabalho esteticamente apresentável.


  • Programação de Computadores (PRC)

Não tivemos problemas e em relação aos scripts de CGI-Shell o professor ajudou bastante, mas seria conveniente no decorrer do curso implementar como exercícios aplicativos para treino. Salientamos que o professor ajudou bastante em outras áreas, com boa vontade.


Gostaríamos de registrar os nossos sinceros agradecimentos a todos os professores do semestre, pelo carinho e boa vontade com a equipe e aproveitar a oportunidade de agradecer a todos os servidores, estagiários e prestadores de serviços, com os quais tivemos contato.



Atenciosamente,

Andréia Silva Castanharo
Jailson Sebastião Martins
Nelson Granados Moratta

Comentários Casagrande

Realmente a sequencia de problemas com os equipamentos de rede tomaram muito tempo de todos. Independente da frustração, o empenho mostrado pela equipe foi a melhor lição deste trabalho pois basicamente emfrentaram problemas muito comuns na prática. Com certeza, ao vivenciar isso novamente terão desenvoltura em diganosticar problemas... e isso é muito bom!

Parabéns pelos resultados gerais!