Redução do potencial de falhas em sistemas de integração de comunicação por voz para missões críticas

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 15h43min de 20 de outubro de 2021 por Moecke (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Autor

Mathias Hillesheim

Orientador

Prof. Ederson Torresini

Curso

Engenharia de Telecomunicações

Resumo

Em diversos ambientes da indústria ou da prestação de serviços, como, por exemplo, no setor financeiro, industrial ou de segurança pública, uma comunicação por voz eficiente e confiável é de extrema importância. Caso haja uma falha de comunicação na rede telefônica de um banco, essa falha poderia resultar em um prejuízo monetário significativo para a instituição bancária, enquanto uma falha na área de segurança pública poderia causar a perda de uma ou mais vidas. Este trabalho teve como objetivo estudar a efetividade de uma modificação na arquitetura de um sistema de integração de comunicação por voz para ambiente de missão crítica com o propósito de reduzir o potencial de falhas de tal sistema. As informações obtidas, apesar do curto período de tempo disponível para a coleta de dados, demonstram que a proposta de modificação de cenário apresentada durante o trabalho apresenta sensível melhoria na disponibilidade do sistema e diminuição do potencial de falhas do mesmo.

Palavras chave

Missão crítica. Comunicação por voz. Telefonia IP.

Abstract

In many industry or service environments, for example in the financial, industrial or public safety sector, efficient and reliable voice communication is of high importance. If there is a communication failure in a bank's telephone network, this failure could result in a significant monetary loss for the banking institution, while a failure in the area of public safety could cause the loss of one or more lives. This work aimed to study the effectiveness of a modification in the architecture of a voice communication integration system for a mission-critical environment in order to reduce the potential for failure of such a system. The information obtained, despite the short period of time available for data collection, demonstrates that the proposed modification of the scenario presented during the work presents a significant improvement in the availability of the system and a decrease in its potential for failure.

Keywords

Mission-critical. Voice Communication. IP Telephony.

Arquivos

Arquivos relacionados a trabalho, a monografia em pdf e também arquivos fontes e executáveis estão disponibilizados nos links abaixo: