Redes MPLS

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 17h20min de 17 de novembro de 2016 por Schaiana.s (discussão | contribs) (Criou página com 'O MPLS, ''Multi-protocol Label Switching'' ou Comutação de Rótulos Multiprotocolo, definido pela RFC 3031, é uma tecnologia de chaveamento de pacotes, que proporciona encamin...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

O MPLS, Multi-protocol Label Switching ou Comutação de Rótulos Multiprotocolo, definido pela RFC 3031, é uma tecnologia de chaveamento de pacotes, que proporciona encaminhamento e comutação eficiente de fluxos de tráfego através da rede, visando diminuir o processamento nos equipamentos e interligar com maior eficiência redes de tecnologia distintas.

O MPLS atua entre as camadas 2 e 3 do modelo OSI e, por isso, é nomeado por alguns autores como o protocolo da camada 2,5.

Essa tecnologia consiste em direcionar dados de um nó da rede para o próximo nó, baseando-se em rótulos de menor caminho ao invés de endereços de rede longos, evitando consultas complexas em uma tabela de roteamento. Esses rótulos identificam enlaces virtuais – caminhos - entre nós distantes, ao invés de pontos terminais.

O termo “Multiprotocol” designa que essa tecnologia pode ser usada sob qualquer protocolo de rede, mas o estudo e a implementação têm se resumido basicamente para redes IP, devido a ampla utilização.

Por possuir a capacidade de associar a facilidade dos roteadores com a eficiência dos switchs, é uma tecnologia que está se consolidando, com atuação notória em países em desenvolvimento e ampla difusão em países de primeiro mundo.