RED29004-2014-2-Seminario-NGN

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

NGN – NEXT GENERATION NETWORKS

INTRODUÇÃO

As redes de telecomunicações estão sendo aperfeiçoadas para suportar a transmissão de informações com a introdução de novas tecnologias, tanto do lado dos equipamentos da rede, quanto dos meios de transmissão e dos sistemas de operação de gerenciamento. Desta forma, é possível perceber que as diversas redes existentes, como as de voz, vídeo e dados, estão evoluindo para apenas uma rede comum, garantindo maior quantidade de serviços e com qualidade superior.

Essas novas tecnologias visam aperfeiçoar e aumentar o oferecimento de serviços e aplicações nessa nova rede, mais conhecida como rede convergente. A esse termo de convergência de redes se dá o nome de NGN (Next Generation Networks ou Redes de Próxima Geração). Com elas é possível a transmissão de informações e serviços (voz, dados e mídias como vídeo) encapsulando em pacotes, semelhantes ao tráfego de dados da Internet.

Motivação

Considerando-se o estado atual das redes de telefonia e comunicação de dados e a demanda pelas grandes operadoras de telecomunicações no mundo em busca de profissionais com conhecimento em redes convergentes, foram as razões que motivaram a realização deste trabalho. Por ser um conceito recente, em constante evolução e ainda passivo de padronizações e adotação pelas empresas e usuários pelo mundo, é um campo muito aberto para ser explorado, com possibilidades diversas em pesquisa e desenvolvimento desde hardwares, softwares, gerenciamento, etc.

Objetivos do Trabalho

Apresentar uma breve introdução ao histórico das redes de telefonia, seguindo de uma explanação sobre redes NGN e mostrando as vantagens e soluções proporcionadas pelas Redes de Próxima Geração, que hoje mostram-se como uma ótima opção de tecnologia disponível para a evolução das redes de telecomunicações e para a implantação de novos serviços convergentes.

Organização do Documento

...

A EVOLUÇÃO DA REDE DE TELEFONIA

Um dos marcos do surgimento das redes de comunicação foi a invenção do telefone, em 1.876, por Alexander Gran Bell. Alguns anos depois tivemos a criação do rádio (1893, Nikolas Tesla) e posteriormente, a invenção da televisão, em 1922, resultou em outra rede, para suportar o envio de imagens unidirecionais através de ondas eletromagnéticas. Uma terceira rede surgiu com o advento da comunicação de dados e sua expansão, na década de 60.

A rede pública de telefonia comutada ou RPTC (do inglês Public switched telephone network ou PSTN) é o termo usado para identificar a rede telefônica mundial comutada por circuitos destinada ao serviço telefônico, sendo administrada pelas operadoras de serviço telefônico. Inicialmente foi projetada como uma rede de linhas fixas e analógicas porém atualmente é digital e inclui também dispositivos móveis como os telefones celulares, embora use tecnologias totalmente diferentes mas para um mesmo fim (mensagens de voz).

A rede de telefonia pública comutada existe desde o começo do século XX. Um sistema de telefonia fixa é constituído por centrais de comutação telefônica, terminais de serviço telefônico, rede de cabos de interligação entre os assinantes do serviço de telefonia pública e a central pública de comutação telefônica e por entroncamentos de transmissão entre as várias centrais telefônicas.


Topologia RTPC.jpg
Figura 1 - Topologia RTPC


Todas estas redes nasceram em momentos diferentes, para atender necessidades distintas de comunicação, o que resultou o isolamento destas, por décadas. Elas eram exclusivas para o fim a que foram criadas, e normalmente não conversavam entre si. A partir do avanço das redes de dados e sua intrínseca flexibilidade, esta apresentou possibilidade de suportar os serviços de voz e dados, até então isolados nas redes de telecomunicações e televisivas.

O termo NGN - “Next Generation Networks - Próxima Geração de Redes” é amplo e interpretado diferentemente por vários profissionais envolvidos em negócios de telecomunicações. A NGN é a proposta de evolução das atuais redes de telecomunicações centradas em voz/vídeo para redes centradas em dados.

O NGN é um conceito e não uma tecnologia. É a construção inteligente de uma plataforma multi serviços em cima de uma rede IP. Com esta alteração a convergência de mídia se torna muito mais forte, sendo que uma mesma rede transporta voz, vídeo e dados. O conceito de NGN permite que as operadoras de telefonia administrem melhor sua rede, pois as ativações e desativações de serviços passam a ser lógicos e não mais físicos.

DESCRIÇÃO SOBRE A TECNOLOGIA ESTUDADA

...

CONCLUSÕES

...

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

...