Mudanças entre as edições de "RED29004-2014-2-Seminario-IoT"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 14: Linha 14:
 
===Introdução à internet das coisas===
 
===Introdução à internet das coisas===
  
O conceito da “internet das coisas”  foi idealizado na década de 90 no MIT  (Massachusetts Institute of Technology). Segundo Dave Evans a IoT(internet of things) é a primeira evolução da internet, e que impactará mudanças ainda maiores que a atual internet, mudando assim o modo como o ser humano se relaciona com o meio físico[[http://www.cisco.com/web/BR/assets/executives/pdf/internet_of_things_iot_ibsg_0411final.pdf]]. É bem provavél que a IoT estará presente nos nossos lares e cotidianos, através de dispositivos com RFID (Radio Frequency Identification), redes de sensores wireless e outras tecnologias, formando os objetos inteligentes que estarão ao nosso redor, comunicando se entre si (M2M) e com os usuários.  
+
O conceito da “internet das coisas”  foi idealizado na década de 90 no MIT  (Massachusetts Institute of Technology). Segundo Dave Evans(chefe futurista da Cisco), a IoT(internet of things) é a primeira evolução da internet, e que impactará mudanças ainda maiores que a atual internet, mudando assim o modo como o ser humano se relaciona com o meio físico[[http://www.cisco.com/web/BR/assets/executives/pdf/internet_of_things_iot_ibsg_0411final.pdf]]. É bem provavél que a IoT estará presente nos nossos lares e cotidianos, através de dispositivos com RFID (Radio Frequency Identification), redes de sensores wireless e outras tecnologias, formando os objetos inteligentes que estarão ao nosso redor, comunicando se entre si (M2M) e com os usuários.  
  
 
De acordo com o Cisco Internet Business Solutions Group (IBSG), a IoT é o momento exato em que foram conectados à Internet mais "coisas ou objetos" do que pessoas[http://www.cisco.com/web/BR/assets/executives/pdf/internet_of_things_iot_ibsg_0411final.pdf]. Seguindo esta ideia, a internet das coisas deu seus “primeiros passos” entre 2008 e 2009, aproximadamente uma década e meia após ter sido idealizada.
 
De acordo com o Cisco Internet Business Solutions Group (IBSG), a IoT é o momento exato em que foram conectados à Internet mais "coisas ou objetos" do que pessoas[http://www.cisco.com/web/BR/assets/executives/pdf/internet_of_things_iot_ibsg_0411final.pdf]. Seguindo esta ideia, a internet das coisas deu seus “primeiros passos” entre 2008 e 2009, aproximadamente uma década e meia após ter sido idealizada.
Linha 22: Linha 22:
 
<center>[[Arquivo:cisco.jpg]]</center>
 
<center>[[Arquivo:cisco.jpg]]</center>
 
<center>Fonte: Cisco IBSG, abril de 2011</center>
 
<center>Fonte: Cisco IBSG, abril de 2011</center>
 +
 +
Segundo Dave Evans, a medida que a população do planeta continua a crescer, o mais importante é que as pessoas se tornem administradores da terra e de seus recursos naturais [http://www.cisco.com/web/BR/assets/executives/pdf/internet_of_things_iot_ibsg_0411final.pdf]. Aliando-se com a grande capacidade de coletar e distribuir dados que a IoT possibilitará, nós poderemos transformar dados em aplicações para nossa sociedade e, assim,
 +
monitorar níveis de oxigênio de rios e mares a todo momento, evitando então uma eutrofização dos mesmos, e também registrar infinidades de mudanças do meio ambiente em tempo real e em diversos pontos

Edição das 16h09min de 21 de novembro de 2014

INTERNET DE TODAS AS COISAS

Internet of things

Introdução

A internet das coisas é a inovação tecnológica mais esperada para o futuro próximo, e esta impactará em grandes mudanças no nosso cotidiano. Neste documento daremos uma breve introdução do conceito, significado e estimativas do futuro da IoT e de qual modo influenciará nas mudanças do mundo que conhecemos hoje. Trataremos de algumas das diversas de suas aplicações, que trarão mais conforto e segurança a nossas vidas, dos seus desafios a serem superados para uma implantação massiva e de suas tecnologias que servem de base para que tudo isso se torne viável.

Motivação

Escolhemos este tema pois a IoT é considerada, por muitos teóricos das áreas tecnológicas, como a inovação que mudará o nosso futuro, sendo comparável à criação da internet, que influenciará e se tornará parte do nosso dia a dia, mudando o modo como o ser humano interage com o mundo físico.


Introdução à internet das coisas

O conceito da “internet das coisas” foi idealizado na década de 90 no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Segundo Dave Evans(chefe futurista da Cisco), a IoT(internet of things) é a primeira evolução da internet, e que impactará mudanças ainda maiores que a atual internet, mudando assim o modo como o ser humano se relaciona com o meio físico[[1]]. É bem provavél que a IoT estará presente nos nossos lares e cotidianos, através de dispositivos com RFID (Radio Frequency Identification), redes de sensores wireless e outras tecnologias, formando os objetos inteligentes que estarão ao nosso redor, comunicando se entre si (M2M) e com os usuários.

De acordo com o Cisco Internet Business Solutions Group (IBSG), a IoT é o momento exato em que foram conectados à Internet mais "coisas ou objetos" do que pessoas[2]. Seguindo esta ideia, a internet das coisas deu seus “primeiros passos” entre 2008 e 2009, aproximadamente uma década e meia após ter sido idealizada.

Segundo os cálculos e progressões da (IBSG) feitos de acordo com as tecnologias disponíveis no ano de 2011, a cada 5 anos o número de dispositivos conectados à rede dobra, para um crescimento populacional de aproximadamente 6%. Em 2015 o número de dispositivos conectados à internet será de 25 bilhões para uma população de 7,2 bilhões, dando uma taxa de 3,47 dispositivos conectados por pessoa, e em 2020 serão 50 bilhões de dispositivos conectados, para uma população de 7,6 bilhões de pessoas[3]. Assim é necessária a implantação do protocolo IPv6, o qual será tratado, mais a frente, como uns dos desafios da IoT.

Cisco.jpg
Fonte: Cisco IBSG, abril de 2011

Segundo Dave Evans, a medida que a população do planeta continua a crescer, o mais importante é que as pessoas se tornem administradores da terra e de seus recursos naturais [4]. Aliando-se com a grande capacidade de coletar e distribuir dados que a IoT possibilitará, nós poderemos transformar dados em aplicações para nossa sociedade e, assim, monitorar níveis de oxigênio de rios e mares a todo momento, evitando então uma eutrofização dos mesmos, e também registrar infinidades de mudanças do meio ambiente em tempo real e em diversos pontos