RED2-EngTel (página)

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 12h29min de 16 de agosto de 2016 por Giovani.l (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Professores da Unidade Curricular

Carga horária, Ementas, Bibliografia

Plano de Ensino

Dados Importantes

Professor: Jorge Henrique B. Casagrande
Email: casagrande@ifsc.edu.br
Atendimento paralelo: 2as e 6as das 17:30h às 18:50h (Sala de Desenvolvimento de TELE II)
Link alternativo para Material de Apoio da disciplina: http://www.sj.ifsc.edu.br/~casagrande/RED

Avaliações

Resultados das Avaliações

Matrícula Aluno A1 A2 A3 A4 P REC A1 REC A2 REC A3 REC A4 REC P MÉDIA CONCEITO

LEGENDA E DETALHES

An = Avaliação n
70% da Avaliação final (n=1,2,3 e 4) - Programadas para cada parte do programa - Parte do valor de cada avaliação An será considerado a AI = Avaliação Individual que é 20% da Avaliação correspondente - abrange méritos de desempenho, assiduidade, cumprimento de tarefas, trabalho em equipe e em sala ou de listas de exercícios ou ainda tarefas para casa;
P = PROVÃO final
Prova escrita, teórica com peso de 30% da Avaliação Final; Contempla todo conteúdo abordado na disciplina;
REC An e P = Recuperação da Avaliação An e P
A recuperação de todas An serão em data específica marcada com a turma e o aluno só tem a obrigação de recuperar (An ou PF)<60;
np = não publicado aqui.
NF = Nota Final com critério de arredondamento de +/-5 pontos considerando a fórmula abaixo
NF = 0,175(soma{MaiorNota{An,REC An}}) + 0,3(MaiorNota{P,REC P}})

Se NF < 60 --> Reprovado
Se >=60 --> Aprovado


Toda vez que voce encontrar a marcação ao lado de alguma atividade, significa que essa atividade estará sendo computada na avaliação como AE ou AI. O prazo estabelecido para entrega estará destacado ao lado da atividade. Portanto, não perca o prazo limite para entrega. Atividades entregues fora do prazo terão seu valor máximo de nota debitado de 10 pontos ao dia.

Recados Importantes


Uso da Wiki: Todo o repositório de material de apoio e referências de nossas aulas passam a usar a Wiki de tele. Para interação fora da sala de aula, acessem nosso grupo no whatsapp.


ATENÇÃO: Uma avaliação poderá ser recuperada somente se existir justificativa reconhecida pela coordenação. Desse modo, deve-se protocolar a justificativa no prazo de 48 horas, contando da data e horário da avaliação, e aguardar o parecer da coordenação. O não cumprimento desse procedimento implica a impossibilidade de fazer a recuperação, e assim a reprovação na disciplina.

Material de Apoio

Tabela de leitura básica das Bibliografias recomendadas (PARA O PROVÃO FINAL)
Referência Tópicos Observações
Kurose 5ª edição 1.1, 1.2, 1.3
Forouzan 4ª edição 6.1, 8.3 e 18.1
Tanenbaum 4ª edição


Slides utilizados durante algumas aulas


Manuais e outros


Bibliografia Básica

  • Redes de Computadores e a Internet, 5a edição, de James Kurose.
  • Redes de Computadores, 4a edição, de Andrew Tanenbaum.
  • Comunicação de Dados e Redes de Computadores, 4a edição, de Behrouz Forouzan.

Para pesquisar o acervo das bibliotecas do IFSC:

Softwares

  • Netkit: possibilita criar experimentos com redes compostas por máquinas virtuais Linux
  • IPKit: um simulador de encaminhamento IP (roda direto dentro do navegador)

Diário de aulas RED29005 - 2016-2 - Prof. Jorge H. B. Casagrande

18/08 - Redes de Acesso

12/08 - Redes de Acesso

  • Apresentação da disciplina e plano de ensino;
  • Componentes de uma infra-estrutura de telecomunicações - níveis de ISP, PoP e Last mile;
  • Visão geral de uma WAN e uma rede de acesso - meios de transmissão;
  • Tarefa pra casa: Fazer uma leitura das seções 1.1 à 1.3 (inclusive) do livro do Kurose, 5a edição e além das explicações básicas sobre as redes de acesso colocadas em sala faça um quadro resumo que compare as principais tecnologias de redes de acesso (Dial-up, xDSL, HFC, FTTH e Wireless) em termos de: Alcance, complexidade da rede, banda passante (Mbps) e serviços possíveis ao cliente, sempre no ponto de vista do PROVEDOR DE SERVIÇOS (ISP). Para completar algumas informações de seu resumo use as outras bibliografias indicadas de nossa disciplina, a revista RTI (www.rtionline.com.br - edição julho/15) ou mesmo a googlelândia... ;)
  • Solução para a " Tarefa de casa"
  • Contribuição da aluna Giovani Lopes de Oliveira

Explanação básica sobre as diferente redes de acesso que já foram, são ou que serão utilizadas pelas operadoras para oferecer serviços de acesso aos clientes finais.

Dial-up

Linha discada para o acesso à internet. Em meados do 1990, as operadoras de telefone começaram oferecer este serviço ao seu cliente final. O acesso dá-se por meio de um provedor, provedor este que o cliente final tem a opção de escolher ou poderia ser sua operadora de telefone. Este serviço, utiliza a infraestrutura da rede telefônica que já está instalada. O acesso a internet é feito pelo mesmo par que entrega o sinal do telefone, para navegar na internet o cliente precisa ter um modem discado, tendo o modem o cliente usa um número de telefone e faz a conexão, uma vez que foi feita a conexão com a internet o cliente não fazia ou recebia ligações telefônicas. O acesso era extremamente caro, pois o cliente pagava por minutos de acesso e o preço geralmente era o mesmo cobrado por uma ligação.

XDSL – Digital Subscriber Line

Serviço de acesso a banda larga. Geralmente a compra do serviço de banda larga, provem da mesma operadora que entrega o serviço telefônico na casa do cliente final. Para acessar a internet é preciso um modem DSL, assim como o serviço geralmente é feito pela mesma prestadora de serviço telefônico, a operadora oferece ao seu cliente o modem DSL em forma de comodato. Este serviço utilizada a mesma infraestrutura de rede telefônica, nesta situação, dados e sinais telefônicos são transmitidos na mesma linha e codificados em frequências diferentes.

HFC – Hybrid Fiber Coax

	O cabo coaxial é utilizado entregar o serviço de internet,  faz uso da infraestrutura das empresas operadoras de TV a cabo. 

Para o acesso à internet a cabo é necessário que seja utilizado modens a cabo.

FTTH – Fiber-To-The -Home

FTTH – Dedicado, a fibra é ligada diretamente da operadora à residencia, devido o custo alto para a entrega da fibra na casa do cliente, não há distribuição D-FTTH na área residencial. É considerada uma tecnologia para o mercado futuro. Com a Multiplexação por divisão de comprimento de onda, permitira uma vasta gama de serviços.


Wireless – Wireless Network

A definição mais simples que podemos citar sobre uma rede sem fio é: “ Uma rede na qual pelo menos dois terminais (computador portátil, PDA, celular, etc) podem comunicar sem ligação telegráfica.”

A rede sem fio, nos permite estar conectado , mesmo deslocando-se num perímetro geográfico. A rede sem fio oferece o que é mais atual, a mobilidade.

As redes sem fio baseiam-se numa ligação que utiliza ondas radioelétricas ( rádio e infravermelho) no lugar nos costumeiros cabos.

A redes sem fio permitem ligar equipamentos distantes por alguns poucos metros ou quilômetros.

Algumas categorias de redes sem fio.

Wireless Personal Network ( WPAN) 

O PAN sem fio é baseado no padrão IEEE 802.15, a principal tecnologia WPAN é o Bluetooth ( IEEE 802.15.1), HomeRF , ZigBee e por último as ligações infravermelhas.


WLAN ( Redes Locais sem Fio)

Dentro da WLAN, está o WIFI ( IEEE 802.11) e HiperLAN2 (High Desempenho Rádio LAN 2.0).

WMAN ( Wireless Metropolitan Area Network)

Baseiam-se no IEEE80.16 e é conhecida como Anel Local de Rádio ( BLR) .


https://commons.wikimedia.org/wiki/File:T%C3%A9cnicas_de_acessos.png



15/08 - Redes Privadas e o Modelo básico de Comunicação de Dados

15/08 - Redes Privadas e o Modelo básico de Comunicação de Dados

  • Discussão sobre as redes de acesso e construção em sala da tabela comparativa;
  • A banda passante e os meios metálicos de transmissão;
  • A LPCD e SLDD.
  • O modelo básico de comunicação de dados;
  • Experimento: Comunicação entre Computadores via porta serial;

Questões sobre o modelo básico de comunicação serial

1) Em nível de conexão elétrica entre os computadores (comunicação física), mesmo com a “salada” de cabos e adaptadores utilizados, que quantidade de fios e sinais básicos trafegados por eles que realmente ficaram envolvidos para efetivar a comunicação?

2) Se sua equipe concorda que este é um modelo básico de comunicação de dados, porque não se utilizou modems (DCE´s) para realizar este experimento?

3) Do ponto de vista de um computador que está recebendo os sinais elétricos em sua ID, o mesmo irá interpretá-los como uma seqüência de bits que serão decodificados conforme SUA configuração. Em nosso experimento verificamos que existem erros na comunicação quando se configura um ou mais parâmetros diferentes entre PCs. Isso porque a informação recebida possui uma organização diferente do esperado. Algumas situações não ocorreram erros apesar de configurações diferentes, como por exemplo, com o número de stop-bits. Concluam estas explicações!!!

ATENÇÃO: Para reforço dos assuntos tratados na aula de hoje, faça uma leitura dos itens 6.1, 8.3 e 18.1 do Forouzan