RCO2-lab2

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 14h51min de 10 de outubro de 2012 por Msobral (discussão | contribs) (Criou página com '= Objetivos = * Estimar o desempenho de uma LAN que usa MAC CSMA/CD = Introdução = LANs Ethernet (padrão IEEE 802.3 e extensões) usam um protocolo MAC do tipo CSMA/CD. Tal...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Objetivos

  • Estimar o desempenho de uma LAN que usa MAC CSMA/CD

Introdução

LANs Ethernet (padrão IEEE 802.3 e extensões) usam um protocolo MAC do tipo CSMA/CD. Tal MAC proporciona o acesso ao meio de forma descentralizada e aleatória, fazendo detecção de colisões. Ao detectarem uma colisão, as estações envolvidas abortam a transmissão e esperam um tempo randômico (backoff). Esse MAC funciona bem para uma carga limite na rede.

A rede de teste para o experimento será composta de computadores ligados a um hub Ethernet a 100 Mbps. Serão sintetizados tráfegos intensos, de forma a poder estimar a utilização efetiva da rede.

Roteiro

Escolha um par de computadores para a primeira parte do experimento, quando se deseja medir a utilização máxima da rede na ausência de colisões. Isto será possível fazendo com que somente um computador seja fonte de tráfego.

  1. Identifique o endereço IP do computador alvo.
  2. No computador escolhido como fonte de tráfego execute o programa emissor, passando como argumentos o IP do computador alvo e o tamanho de quadro a ser transmitido. Use tamanhos de quadro de 64, 256, 512 e 1500 bytes.
  3. Para cada tamanho de quadro execute o programa emissor durante 1 minuto. Antes de cada execução anote os valores dos contadores de pacotes e bytes de sua interface Ethernet (use o programa ifconfig). Ao final da execução, anote os novos valores desses contadores. Calcule então quantos bytes foram recebido pelo computador alvo durante a execução; com esse valor calcule a utilização do meio.
  4. A segunda parte do experimento vai medir a utilização do meio com muitas fontes de tráfego. Para isto, continua necessário um computador alvo porém muitos computadores fontes de tráfego.
  5. Para 2, 4, 8, 12 e 16 fontes de tráfego repita os passos 3 e 4, porém fazendo com que os computadores fontes de tráfego iniciem e terminem a execução de forma sincronizada.
  6. Faça um gráfico mostrando as utilizações obtidas em cada cenário (1, 2, 4, 8, 12 e 16 fontes), e com cada tamanho de quadro.