Mudanças entre as edições de "QMC60804-172"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com 'Arquivo:ARTE CABEÇALHO - Integrado TELE.png <BIG><center> '''Plano de Ensino de 2017.2''' </center></BIG> ;Dados gerais :COMPONENTE CURRICULAR: QMC60804 - Química 4ª fase ...')
 
 
Linha 7: Linha 7:
 
:CARGA HORÁRIA: 2 HORAS/SEMANA 40 HORAS. TEÓRICA = 32 HORAS. LABORATÓRIO = 08 HORAS
 
:CARGA HORÁRIA: 2 HORAS/SEMANA 40 HORAS. TEÓRICA = 32 HORAS. LABORATÓRIO = 08 HORAS
  
;Ementa
+
;Objetivos
  
:*Termoquímica,  
+
:Capacitar o(a) estudante à:
:*Eletroquímica,
+
#Entender a importância das condições e conhecimentos químicos, contidos nesta ementa, nos seus ambientes naturais e artificiais.
:*Noções de cinética.
+
#Compreender e interpretar as diferentes fórmulas e símbolos, referentes à linguagem científica da química, levando em consideração princípios de alfabetização científica.
 +
#Aperfeiçoar a capacidade de escrita, na forma de produções textuais, por meio de atividades experimentais realizadas; com atenção especial para os conhecimentos desta ementa, a formulação de dúvidas e a apresentação de conclusões experimentais.
 +
#Correlacionar o conceito de Entalpia e da teoria da Cinética Química com as propriedades físicas e químicas de substâncias químicas;
 +
#Utilizar conhecimentos químicos - a partir de valores de variáveis, representados em gráficos, diagramas ou expressões algébricas - para estimativas de tendências, extrapolações e interpolações relacionados aos contextos socioeconômicos, científicos ou cotidianos, e questões socioambientais.
 +
#Selecionar e utilizar ideias e procedimentos científicos (leis, teorias, modelos) para a resolução de problemas qualitativos e quantitativos em Química, identificando e acompanhando as variáveis relevantes.
  
;Bases Tecnológicas
+
;Conhecimentos
  
:*Termoquímica:
+
#Reações químicas em soluções aquosas: conceito de solução e unidades de concentração(massa/volume e quantidade de matéria/volume); a importância do estudo de algumas reações químicas em soluções aquosas; propriedades coligativas e propriedades eletrolíticas das soluções aquosas;
:**reações químicas do cotidiano que liberam ou absorvem calor;  
+
#Termoquímica. Entalpia. O estado padrão. Funções de estado. Lei de Hess. Entalpia padrão de formação e de combustão. Energias de ligação. A espontaneidade das transformações. A entalpia como como critério de espontaneidade. Entropia. A segunda lei da termodinâmica. Valores de entropia associados às transformações. A variação da energia livre de Gibbs. Efeito da temperatura na espontaneidade das reações.
:**a primeira lei da termodinâmica; entalpia e variações de entalpia;  
+
#Cinética Química. Velocidade média. Velocidade instantânea. Mecanismo de reação. Velocidade instantânea de uma reação elementar. Ordem de reação. Determinação experimental da lei de velocidade. A etapa lenta da reação. Tempo de meia-vida. Teoria das colisões. Energia de ativação e o complexo ativado. Fatores que alteram a velocidade de reação;
:**calorimetria;
 
:**cálculos de variações de entalpia usando Lei de Hess, energia de formação e energia de ligação.
 
:*Eletroquímica:
 
:**reações químicas do cotidiano que podem produzir corrente elétrica (conversão de energia química em elétrica) ou podem ser desencadeadas pela aplicação de corrente :**elétrica (conversão de energia elétrica em química);
 
:**definição e representação de reações de oxirredução;
 
:**NOX;
 
:**pilhas e baterias.
 
:*Cinética Química:
 
:**Conceitos;
 
:**Velocidade média de consumo e formação;
 
:**Velocidade média de Reação;
 
:**Gráficos;
 
:**Energia de Ativação;  
 
:**Lei cinética.
 
  
;Estratégias de ensino utilizadas (Metodologia):
+
;Habilidades
:*Aulas expositivas e dialogadas;
 
:*Pesquisa individual ou em grupo;
 
:*Exercícios;
 
  
;Critérios e instrumentos de avaliação
+
#Descrever as transformações químicas em linguagens discursivos.
:A avaliação será feita através de:
+
#Aperfeiçoar a compreensão de códigos e símbolos próprios da Química.
:1) observação contínua;
+
#Transpor a linguagem discursiva em linguagem simbólica da Química e vice-verso. Utilizar a representação simbólica das transformações químicas e reconhecer suas modificações ao longo do tempo.
:2) participação e frequência nas atividades propostas;
+
#Compreender e utilizar conceitos químicos dentro de uma visão microscópica (lógicoempírico).
:3) da produção de trabalhos – problemas propostos ou relatórios de atividades e pesquisa;
+
#Compreender os fatos químicos dentro de uma visão macroscópica (lógico-formal).
:4) trabalhos em grupos;
+
#Desenvolver conexões hipotético-lógicas que possibilitem previsões acerca das transformações químicas.
:5) tarefas individuais e provas.
 
  
;Observação
+
;Atitudes
 +
 
 +
:Pontualidade e proatividade na execução dos trabalhos propostos; civilidade e postura ética.
 +
 
 +
;Metodologia de Abordagem
 +
 
 +
:As habilidades serão desenvolvidas abordando os conhecimentos de forma teórica e experimental.
 +
:*As aulas experimentais serão realizadas tanto no ambiente da sala de aula quanto no laboratório de química, conforme necessidade. Muitos experimentos que serão realizados são simples, divertidos, feitos com materiais do cotidiano e poderão ser feitos na própria sala de aula. Porém, apesar da simplicidade, os conceitos científicos envolvidos poderão ser explorados sob diferentes pontos de vista (químico, físico, biológico, etc) no nível de profundidade apropriada para o ensino médio. Alguns outros experimentos serão mais sofisticados, envolvendo o uso de reagentes químicos e, dessa forma, serão realizados em ambiente laboratorial, com a segurança necessária.
 +
:*As aulas teóricas serão desenvolvidas através da exposição, debates e pesquisa com os alunos sobre temáticas – pertinentes ao modo de vida da sociedade contemporânea –
 +
utilizando como meio os conhecimentos químicos elencados. Para isso, serão utilizados recursos: Quadro, giz, computador, vídeos, simulações computacionais, internet e modelos moleculares.
  
 
=Bibliografia=
 
=Bibliografia=
Linha 52: Linha 47:
 
;Bibliografia Básica
 
;Bibliografia Básica
  
# MORTIMER, Eduardo Fleury (Org.). Química: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 2006. 171 p. (Coleção explorando o ensino, 4). ISBN 8598171166.
+
#MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química, volume 2. . Edição, São Paulo: Scipione,2013.
# FELTRE, Ricardo. Química: teoria e exercícios. São Paulo: Moderna, 1974. 533 p. : il.
+
#Canto, E.L.; Peruzzo, F. M. Química na abordagem do cotidiano - Parte B. . Edição, São Paulo: Saraiva, 2015.
# USBERCO, J; SALVADOR, E. Química: química geral. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2005. 496 p. ISBN 8502053388.
+
#Feltre, R. Química – Química Geral, volume 2. . Edição. Ed. Moderna, 2008.
# MAIA, D. J.; BIANCHI, J. C. de A. Química geral: fundamentos.São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. 436 p. ISBN 9788576050513.
+
 
 +
;Bibliografia Complementar
  
;Bibliografia Complementar (títulos, periódicos, etc.).
+
#EINSTEIN, A. Como vejo o Mundo. Tradução H.P. Almeida. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, Coleção Clássicos para Todos, 2016.
 +
#RODRIGUES, S. Jardins de Cristais: Química e Literatura. Gradiva Publicações, Lisboa, 2014.
 +
#BROWN, T. L.; LEMAY JR., H. E.; BURSTEN, B. E.; BURDGE, J. R. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 972 p. ISBN 9788587918420.
 +
#RUSSELL, J. B. Química geral, volume 1. São Paulo: Pearson Makron Books, 2014. 662 p. v. 1. ISBN 9788534601924.
  
# BROWN, T. L.; LEMAY JR., H. E.; BURSTEN, B. E.; BURDGE, J. R. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 972 p. ISBN 9788587918420
 
# ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2012. 924 p.ISBN 9788540700383
 
# RUSSELL, J. B. Química geral. 1. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 2014. 662 p. v. 1. ISBN 9788534601924
 
  
 
=Anexo=
 
=Anexo=
  
 
[[Media:EnsMed-CronogrAtv-Tele,4aF,1s17,Vrs01-TallesVD170213.pdf | Cronograma Atividades e Horário de Atendimento Paralelo - QMC60804 2017-1]]
 
[[Media:EnsMed-CronogrAtv-Tele,4aF,1s17,Vrs01-TallesVD170213.pdf | Cronograma Atividades e Horário de Atendimento Paralelo - QMC60804 2017-1]]

Edição atual tal como às 15h04min de 10 de agosto de 2017

ARTE CABEÇALHO - Integrado TELE.png

Plano de Ensino de 2017.2

Dados gerais
COMPONENTE CURRICULAR: QMC60804 - Química 4ª fase TELE
CARGA HORÁRIA: 2 HORAS/SEMANA 40 HORAS. TEÓRICA = 32 HORAS. LABORATÓRIO = 08 HORAS
Objetivos
Capacitar o(a) estudante à:
  1. Entender a importância das condições e conhecimentos químicos, contidos nesta ementa, nos seus ambientes naturais e artificiais.
  2. Compreender e interpretar as diferentes fórmulas e símbolos, referentes à linguagem científica da química, levando em consideração princípios de alfabetização científica.
  3. Aperfeiçoar a capacidade de escrita, na forma de produções textuais, por meio de atividades experimentais realizadas; com atenção especial para os conhecimentos desta ementa, a formulação de dúvidas e a apresentação de conclusões experimentais.
  4. Correlacionar o conceito de Entalpia e da teoria da Cinética Química com as propriedades físicas e químicas de substâncias químicas;
  5. Utilizar conhecimentos químicos - a partir de valores de variáveis, representados em gráficos, diagramas ou expressões algébricas - para estimativas de tendências, extrapolações e interpolações relacionados aos contextos socioeconômicos, científicos ou cotidianos, e questões socioambientais.
  6. Selecionar e utilizar ideias e procedimentos científicos (leis, teorias, modelos) para a resolução de problemas qualitativos e quantitativos em Química, identificando e acompanhando as variáveis relevantes.
Conhecimentos
  1. Reações químicas em soluções aquosas: conceito de solução e unidades de concentração(massa/volume e quantidade de matéria/volume); a importância do estudo de algumas reações químicas em soluções aquosas; propriedades coligativas e propriedades eletrolíticas das soluções aquosas;
  2. Termoquímica. Entalpia. O estado padrão. Funções de estado. Lei de Hess. Entalpia padrão de formação e de combustão. Energias de ligação. A espontaneidade das transformações. A entalpia como como critério de espontaneidade. Entropia. A segunda lei da termodinâmica. Valores de entropia associados às transformações. A variação da energia livre de Gibbs. Efeito da temperatura na espontaneidade das reações.
  3. Cinética Química. Velocidade média. Velocidade instantânea. Mecanismo de reação. Velocidade instantânea de uma reação elementar. Ordem de reação. Determinação experimental da lei de velocidade. A etapa lenta da reação. Tempo de meia-vida. Teoria das colisões. Energia de ativação e o complexo ativado. Fatores que alteram a velocidade de reação;
Habilidades
  1. Descrever as transformações químicas em linguagens discursivos.
  2. Aperfeiçoar a compreensão de códigos e símbolos próprios da Química.
  3. Transpor a linguagem discursiva em linguagem simbólica da Química e vice-verso. Utilizar a representação simbólica das transformações químicas e reconhecer suas modificações ao longo do tempo.
  4. Compreender e utilizar conceitos químicos dentro de uma visão microscópica (lógicoempírico).
  5. Compreender os fatos químicos dentro de uma visão macroscópica (lógico-formal).
  6. Desenvolver conexões hipotético-lógicas que possibilitem previsões acerca das transformações químicas.
Atitudes
Pontualidade e proatividade na execução dos trabalhos propostos; civilidade e postura ética.
Metodologia de Abordagem
As habilidades serão desenvolvidas abordando os conhecimentos de forma teórica e experimental.
  • As aulas experimentais serão realizadas tanto no ambiente da sala de aula quanto no laboratório de química, conforme necessidade. Muitos experimentos que serão realizados são simples, divertidos, feitos com materiais do cotidiano e poderão ser feitos na própria sala de aula. Porém, apesar da simplicidade, os conceitos científicos envolvidos poderão ser explorados sob diferentes pontos de vista (químico, físico, biológico, etc) no nível de profundidade apropriada para o ensino médio. Alguns outros experimentos serão mais sofisticados, envolvendo o uso de reagentes químicos e, dessa forma, serão realizados em ambiente laboratorial, com a segurança necessária.
  • As aulas teóricas serão desenvolvidas através da exposição, debates e pesquisa com os alunos sobre temáticas – pertinentes ao modo de vida da sociedade contemporânea –

utilizando como meio os conhecimentos químicos elencados. Para isso, serão utilizados recursos: Quadro, giz, computador, vídeos, simulações computacionais, internet e modelos moleculares.

Bibliografia

Bibliografia Básica
  1. MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química, volume 2. 2ª. Edição, São Paulo: Scipione,2013.
  2. Canto, E.L.; Peruzzo, F. M. Química na abordagem do cotidiano - Parte B. 1ª. Edição, São Paulo: Saraiva, 2015.
  3. Feltre, R. Química – Química Geral, volume 2. 7ª. Edição. Ed. Moderna, 2008.
Bibliografia Complementar
  1. EINSTEIN, A. Como vejo o Mundo. Tradução H.P. Almeida. Nova Fronteira, Rio de Janeiro, Coleção Clássicos para Todos, 2016.
  2. RODRIGUES, S. Jardins de Cristais: Química e Literatura. Gradiva Publicações, Lisboa, 2014.
  3. BROWN, T. L.; LEMAY JR., H. E.; BURSTEN, B. E.; BURDGE, J. R. Química: a ciência central. 9. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 972 p. ISBN 9788587918420.
  4. RUSSELL, J. B. Química geral, volume 1. São Paulo: Pearson Makron Books, 2014. 662 p. v. 1. ISBN 9788534601924.


Anexo

Cronograma Atividades e Horário de Atendimento Paralelo - QMC60804 2017-1