Projetos de Extensão

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

"Astro&Física"

É grande o número de professores que lecionam disciplinas de ciências da natureza sem formação na área, especialmente física e química nas escolas públicas do estado. Além disso, sempre se levantam questões relacionadas à falta de recurso para execução de atividades de laboratório ou falta de disponibilidade de tempo para atualização e aperfeiçoamento dos professores que já estão em sala de aula, mesmo aqueles com formação adequada na disciplina que lecionam. Com base nisso, este projeto de extensão visa contribuir com possíveis soluções a esses problemas: nossas atividades objetivam a divulgação científica de qualidade, levando eventos científicos que podem servir tanto para enriquecer o conhecimento dos alunos e da comunidade que deles participam quanto para ser uma alternativa a professores que não têm conhecimentos na área de física moderna e querem oferecer esses conteúdos, mesmo que na forma de palestra, a seus alunos. Assim, nosso projeto oferece observações astronômicas e palestras de vários temas de física moderna às escolas sem custo nenhum. Além disso, realizamos eventos de observação astronômica em locais públicos de fácil acesso quando ocorrem eventos astronômicos de destaque, como eclipses, trânsitos planetários, chuvas de meteoros, etc.


Para saber mais, acesse a Página do Projeto "Astro&Física"


Coordenador:

   Marcelo Girardi Schappo


Construindo ConsCiências

Projeto de extensão que tem como objetivo principal realizar a divulgação científica por meio de atividades experimentais interativas, lúdicas e alternativas, aproximando a comunidade externa do IFSC e do conhecimento científico. Para isso, são convidados alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas de São José e região para a execução de um conjunto de ações a serem desenvolvidas no Laboratório de Física do Câmpus. São elas: - Visita guiada ao Laboratório de Física com a observação, estudo, discussão e interação com diversos aparatos experimentais de Ciências. - Sessão de demonstrações de experimentos confeccionados com materiais alternativos e de baixo custo. - Oficina onde os alunos controem seus próprios experimentos utilizando como matéria-prima materiais alternativos e de baixo custo.


Coordenador:

   Vinicius Jacques



Espaço “Relaxa aí”: Educação Ambiental na Comunidade Interna e Externa do IFSC câmpus São José

O objetivo geral deste projeto de extensão é promover a socialização de ações e/ou projetos de Educação Ambiental que vem sendo desenvolvidos no IFSC-SJ e em escolas do entorno, de modo a fomentar a continuidade dos mesmos e a proposição de novas iniciativas na perspectiva da construção de identidades socioambientais e da problematização acerca da geração e descarte de resíduos sólidos nas instituições. Para tanto, serão realizadas atividades no IFSC-SJ envolvendo tanto a comunidade interna quanto estudantes e professores/as das escolas parceiras, os quais serão trazidos para o câmpus para conhecer o espaço "Relaxa aí" e outros projetos; e compartilhar a experiência de construção coletiva de uma vermicomposteira, do armário coletivo, construção de terrários, apresentações culturais, oficina de bonsai e um jogo didático de educação ambiental.


Coordenadora:

   Paula Alves de Aguiar

Integrantes - Docentes:

   Ana Paula Pruner de Siqueira
   Franciane Dutra de Souza
   Laís Truzzi Silva
   Michelle Barcellos
   Salézio Francisco Momm

Integrantes - Discentes:

   Augusto Martins (bolsista)
   Janaina da Rocha Schilling 
   Natália Rosa Vieira (bolsista)
   William Farias Vargas (bolsista)

Integrante - Egressa:

   Mariana Schneider


  • Projeto vinculado ao Grupo de Pesquisa GRIFO

Estudo dos clássicos da Filosofia e do pensamento educacional

O projeto pretende fomentar a prática da leitura, do debate, da reflexão e da escrita, a partir do estudo orientado de textos clássicos da Filosofia, da Filosofia da Educação e do Pensamento Educacional. O estudo de obras clássicas é considerado indispensável à formação acadêmica dos estudantes, e é preciso incentivar essa prática, pois ela implica em ganhos inestimáveis ao desempenho dos estudantes no entendimento, compreensão e análise de questões sociais e humanas que nos dizem respeito. A ideia, nesse sentido, é reunir estudantes interessados em estudar textos clássicos e, assim, organizar estudos orientados, por meio de atividades diversificadas, individuais e/ou em grupo, de orientação, leitura, reflexão, comunicação e debate, a partir das obras selecionadas. Com essas atividades, busca-se desenvolver habilidades e competências imprescindíveis à área de Filosofia, em particular, e das Ciências Humanas, em sentido geral, no que diz respeito ao manuseio de textos filosóficos, ao exame de problemas clássicos da Filosofia e/ou do pensamento educacional, ao debate em ambientes acadêmicos democráticos, ao exercício da argumentação, à capacidade crítica do leitor, entre outros aspectos.


Coordenador:

   Volmir Von Dentz

Integrante - Docente:

   Joce Mary Mello Giotto

Integrantes - Discentes da Licenciatura:

   Ediely Teixeira da Silva Alves
   Gilberto Mathias De Almeida
   Leila Cavalheiro Violin
   Rhuana Catarina Mathias de Almeida

Integrantes - Discentes do Ensino Médio Técnico:

   Patrícia Ricelle de Sousa Medeiros (bolsista)
   Laura Nunes Marques
   Yasmim Schmitz