Projeto de Redes Metálicas (diário 2016-2)

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 17h28min de 20 de outubro de 2016 por Juliano.souza (discussão | contribs) (→‎Material de Apoio)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Dados Importantes

Professor: Juliano de Souza
Email: juliano.souza@ifsc.edu.br

Material de Apoio

Apostilas e Tutoriais

Atividades de Estudo dirigido

Atividade 1
  • Para esta primeira atividade vocês deverão realizar a pesquisa e o download da norma ABNT NBR 14565. Isso é possível em uma rápida pesquisa no Google, podem utilizar uma versão de 2007 pois não há muitas alterações em relação às mais novas. Vocês deverão fazer uma leitura da norma em paralelo com a apostila de cabeamento estruturado para verificar como a norma determina a nomenclatura das seções do cabeamento estruturado e como é elaborado o projeto de cabeamento em planta baixa.


Atividade 2
  • Nesta sexta, dia 09/09, teremos aula normalmente, sendo que utilizaremos a mesma para tirar dúvidas sobre o método de identificação do cabeamento estruturado. Abaixo seguem algumas ilustrações com orientações de como proceder a identificação dos cabos e como elaborar a planta baixa do cabeamento secundário.

Identificacao01.JPG

Identificacao02.JPG

PlantaSecundaria.JPG

Atividade 3

Nesta atividade fica como leitura a apostila e outras bibliografias a respeito da utilização de dutos, eletrocalhas, pisos elevados para a acomodação do cabeamento. A principal informação a ser recolhida é a respeito de qual tipo de estrutura utilizar dependendo da quantidade e utilização de cabos. Na próxima sexta dia 30/09 iremos fazer uma análise sobre este assunto.

Atividade 4

Nesta atividade, você deverá imaginar a seguinte situação: Ao atender uma sala comercial, um trecho do cabeamento estruturado possui 12 cabos UTP4P da categoria 6. Considerando esta situação, e que os cabos deverão estar em um duto na parede, qual seria o diâmetro do duto para atender este trecho do cabeamento?