Projeto Plataforma de Teste de Mobilidade baseando-se em Máquinas Virtuais

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 02h51min de 31 de janeiro de 2008 por Filipe (discussão | contribs) ()
Ir para navegação Ir para pesquisar
UML.jpg

Descrição

O uso de máquinas virtuais, tanto para o desenvolvimento como para o ensino de redes, começa hoje a se tornar uma realidade. Existem hoje diversas opções para a construção destes ambientes. Podemos destacar as máquinas UML incorporadas ao Kernel do Linux e que apresentam um alto desempenho na sua execução.

Atualmente o Kernel Linux suporta várias arquiteturas, por exemplo i486, PowerPc, Sparc, ARM, UML e outras. O User-Mode Linux é uma implementação do Kernel Linux onde a arquitetura suportada é o próprio Kernel Linux, ou seja, ele permite rodar um Kernel Linux como um processo modo usuário sobre um hospedeiro Linux. O UML oferece várias facilidades de comunicação virtual e dispositivos de rede. Isto possibilita constituir um ambiente para simular redes complexas, composto por várias instâncias de máquinas UML independentes, rodando em uma única e simples máquina física.

O ensino e o desenvolvimento de novos protocolos associados a mobilidade de terminais em redes IP podem ser incrementados com o uso de plataformas específicas para este fim. Uma das possíveis soluções é o uso de máquinas virtuais. Entretanto, não existem hoje facilidades conhecidas para a configuração de redes móveis, visualização e simulação de mobilidade no âmbito destas máquinas. O presente trabalho se enquadra dentro deste contexto.

Objetivos

O objetivo do trabalho é desenvolver um um ambiente de configuração e visualização gráfica de redes móveis com máquinas virtuais, em JAVA ou C++, capaz de interpretar uma linguagem de criação de um cenário de rede, ou seja, de nós de redes, de switches virtuais e das respectivas configurações de cada um deles.

Uma vez criado o cenário, o programa deverá ser capaz de capturar e mostrar informações em tempo real sobre a atuação dos protocolos de mobilidade que atuam na rede, de monitorar as interfaces de rede do sistema e de comandar a mobilidade de terminais móveis segundo algum padrão a ser definido.

Será implementada uma interface gráfica, que irá gerar os comandos da linguagem, possibilitando o acompanhamento e monitoramento do sistema graficamente.

Etapas de Desenvolvimento

  • Estudo sobre máquinas virtuais UML e realização de alguns exercícios de criação de cenários de rede;
  • Pesquisa para verificação do que já foi realizado na área do projeto;
  • Especificação de uma linguagem de construção e de monitoração da rede;
  • Projeto e Implementação do interpretador para a linguagem acima;
  • Projeto e Implementação da interface gráfica para o item anterior;
  • Testes de Integração do Sistema;
  • Redação da Monografia;

Referências

Dike, Jeff, User Mode Linux, Prentice Hall, 2006.

Ligações Externas

User-mode Linux Kernel Home Page

User-mode Linux na Wikipedia.org