Mudanças entre as edições de "Projeto Integrador 1 - engtelecom (página)"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 658: Linha 658:
 
{{Collapse bottom}}
 
{{Collapse bottom}}
  
==22/02 - Parte 2 - ANP - '''BP2''' - SPRINT2 - Criação do Protótipo e atulização de Documentação==
+
==22/02 - Parte 2 - ANP - '''BP2''' - SPRINT2 - Criação do Protótipo e atualização de Documentação==
  
 
{{Collapse top | AULA 23 |bg=#00ff00}}
 
{{Collapse top | AULA 23 |bg=#00ff00}}
Linha 677: Linha 677:
 
   
 
   
 
{{Collapse bottom}}
 
{{Collapse bottom}}
 +
 +
==03/02 - Parte 2 - ANP - '''BP2''' - SPRINT3 - Criação do Protótipo e atualização de Documentação==
 +
 +
{{Collapse top | AULA 24 |bg=#00ccff}}
 +
 +
 +
;OBJETIVOS DA AULA
 +
 +
* Apresentar o protótipo para seus clientes. Anotar no Trello as sugestões dos clientes e discutir com o time as melhorias
 +
* Registrar decisões no documento compartilhado
 +
* Prototipar via diagrams.net a nova versão de Telas
 +
 +
 +
;CONTEÚDO
 +
 +
* [https://docs.google.com/document/d/1lULAYDkCop6d6CouibE7SPnGqe7hfBgn/edit?usp=sharing&ouid=105600818593622484187&rtpof=true&sd=true CRONOGRAMA PROJETO FINAL]
 +
* [https://docs.google.com/presentation/d/1nad6QnDgpiAwuswC9EWW_h8tNNUaUVtO/edit#slide=id.p27 Slides de Introdução ao Projeto Integrador]
 +
 +
 +
{{Collapse bottom}}
 +
  
  
 
{{ENGTELECO}}
 
{{ENGTELECO}}

Edição das 15h39min de 3 de março de 2022

MURAL DE AVISOS E OPORTUNIDADES DA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES



Professores da unidade Curricular


Página da disciplina - Semestres Anteriores

╚► Semestre 2017-1 professor: Ramon Mayor Martins e Elen Macedo Lobado - Projeto:
╚► Semestre 2016-2 professor: Ramon Mayor Martins e Elen Macedo Lobado - Projeto: Tecnologias RF (Rádio Frequência)
╚► Semestre 2016-1 professor: Ramon Mayor Martins e Elen Macedo Lobado - Projeto: Controle de sensores utilizando Bluetooth e Android
╚► Semestre 2015-2: professor Elen Macedo Lobato e Saul Silva Caetano - Projeto: Controle de irrigação
╚► Semestre 2015-1: professor Jorge Henrique B. Casagrande e Saul Silva Caetano - Projeto: Sistema de Domótica
╚► Semestre 2014-2: professor Roberto de Matos e Saul Silva Caetano - Projeto: Cálculo da distância geodésica
╚► Semestre 2014-1: professor Roberto de Matos e Saul Silva Caetano
╚► Semestre 2013-2: professor Eraldo Silveira e Silva e Saul Silva Caetano - Projeto: Cálculo de link para reportagens televisivas
╚► Semestre 2013-1: professor Eraldo Silveira e Silva e Saul Silva Caetano - Projeto: Cálculo de link para reportagens televisivas
╚► Semestre 2012-2: professor Eraldo Silveira e Silva e Marcos Moecke - Projeto: Sistema GPS e métodos para cálculo de área e distância
╚► Semestre 2012-2: professor Eraldo Silveira e Silva e Marcos Moecke - Projeto: Sistema GPS e métodos para cálculo de área e distância


NOSSA ROTINA SEMANAL

Inicie sempre pelo SIGAA o acesso às atividades das nossas aulas. Fazendo isso você estará iterado com todas as publicações, atualizações e compromissos com o plano de ensino da disciplina. Lá, na esquerda da tela, selecione no "Menu Turma Virtual" e clique na opção "Principal". O plano de cada aula prevista no plano de ensino, com todas as atividades, links, conteúdos e informações vão estar resumidos pra você na parte central da tela. Em cada dia de aula será disponibilizado o link da gravação das videoaulas (especialmente no caso de ANP - Atividades Não Presenciais) bem como os objetivos da aula e atividades avaliativas correspondentes. Também há o link que direciona para nosso repositório de conteúdos na página da disciplina na WIKI do IFSC. Evite acumular pendências... Mantenha-se sempre em dia!!!

NOSSAS SALAS VIRTUAIS

Sempre na sala virtual: https://meet.google.com/eus-bqni-vzx

  • TURMAS A E B - Terças-feiras às 13:30h
  • TURMA A - Semanas ímpares quintas-feiras às 13:30h
  • TURMA B - Semanas ímpares quintas-feiras às 15:40h


REGISTRO DAS ATIVIDADES 2021-2

Carga horária, Ementas, Bibliografia

Plano de Ensino

Dados Importantes

PROFESSORES: Eraldo Silveira e Silva - eraldo@ifsc.edu.br e Jorge Henrique B. Casagrande - casagrande@ifsc.edu.br


ATENDIMENTO PARALELO: Em época de Atividades Presenciais: 4as e 6as das 17:30h às 18:30h (Sala de Professores de TELE II ou Laboratório de CAD1 ou de Informática). No período de ANP, o atendimento pode ser agendado em comum acordo com cada aluno ou grupo de alunos via ferramenta de comunicação extra-sala ou via Google Meet.


WIKI: Todo o repositório de material de apoio e referências de nossas aulas estão nesta página da WIKI, na seção Diário de Aulas;


SLACKWARE: Para interação fora da sala de aula, acessem nosso grupo no Slackware, em desktop [1] ou no seu smartphone via Aplicativo (APP)


SIGAA: Todas as videoaulas e as avaliações com respectivos prazos, serão divulgados nesse sistema acadêmico. Eventualmente alguns materiais, mídias instrucionais, avaliações ou atividades poderão usar o ambiente da turma virtual do SIGAA. O professor fará o devido destaque para isso;

Avaliações

Critérios de Avaliação - AJUSTADOS AO PERÍODO PANDÊMICO COM ANP e AP

  1. Duas avaliações são previstas para esta unidade curricular:
    • Avaliação A: referente a parte 1 do projeto integrador. Esta avaliação será decomposta em duas partes: AE e AP. A parte AE tem peso 0.3 e será computada pela média simples (aritmética) de pequenas tarefas ou questionários realizados ao longo da parte 1, servindo também como referência para registrar a participação na ANP (enquanto perdurar o ensino remoto). A avaliação AP terá peso 0.7 e será um trabalho em equipe, apresentando uma análise crítica de um tema/projeto de tecnologia de relevância para a sociedade sob ótica de sustentabilidade, da ética, de aspectos impactos sócio-econômicos e de esforço de gestão de desenvolvimento.
    • Avaliação B: referente a parte 2 do projeto integrador. Esta avaliação será decomposta em duas partes: BE e BP. A parte BE tem peso 0.3 e será computada pela média simples (aritmética) de pequenas tarefas ou questionários realizados ao longo da parte 2, servindo também como referência para registrar a participação na ANP (enquanto perdurar o ensino remoto). A avaliação BP terá peso 0.7 e será um trabalho em equipe de desenvolvimento de um pequeno projeto, utilizando-se de técnicas apropriadas de gestão, desde a sua fase de concepção até a sua colocação no mercado.
  2. Os trabalhos em equipe poderão resultar em notas diferentes para cada membro. Os critérios de avaliação dos trabalhos serão divulgados na proposição dos mesmos.
  3. A nota final NF da disciplina será computada através da média ponderada em carga horária entre A (peso 0.4 de NF) e B (peso 0.6 de NF) sendo o arredondamento realizado pelo sistema SIGAA. Este mesmo arredondamento será usado na formação das notas de A e B.
  4. No sistema SIGAA, na parte referente às notas dos alunos, serão registradas todas as avaliações realizadas. O sistema calcula A e B usando os pesos previstos e também a nota final NF. As avaliações AE e BE serão apresentadas numeradas sequencialmente conforme a quantidade de tarefas/questionários repassadas em cada parte do projeto.
  5. A NF sempre tem arredondamento segundo os critérios do SIGAA. Arredondamentos para valores inteiros acima ou abaixo da NF calculada poderão ser também ajustados pelos critérios do professor mediante avaliação da evolução do(a) estudante ao longo do semestre E SEMPRE DEFINIDAS SOMENTE NO ÚLTIMO DIA LETIVO DO SEMESTRE.

Do limite de tempo para execução das atividades avaliativas

  1. O termo atividade avaliativa se refere a qualquer tarefa ou questionário registrado e notificado pelo SIGAA.
  2. Toda atividade avaliativa para composição de A e B será registrada no SIGAA e terá uma data limite de entrega. O aluno deverá registrar a atividade até esta data. O sistema não aceitará entrega fora do prazo e não será permitido envio de tarefa por e-mail fora do prazo.
  3. As notas das atividades avaliativas serão registradas no espaço de correção correspondente e disponibilizadas/notificadas automaticamente pelo SIGAA.
  4. Quaisquer mudanças necessárias dos critérios aqui destacados, serão antecipadamente discutidos e consensualizados com a turma.

Da reprovação por não realização de ANP

  1. As avaliações AE e BE serão usadas também para registro de participação de ANPs. O aluno deve realizar pelo menos 75% destas tarefas ao longo do semestre para que seja considerado aprovado na disciplina.

Da aprovação

  1. Será considerado aprovado o aluno que obtiver NF >= 6 e que obteve A>=6 e B >=6.

Da recuperação

  1. Será prevista uma recuperação para cada uma das componentes das avaliações previstas em A e B. A nota da recuperação substituirá a nota da respectiva avaliação, caso seja maior. As condições de aprovação serão então aplicadas.
  2. A recuperação prevista é uma segunda tentativa para cada componente das avaliações A e B.

Do encaminhamento para cancelamento de matrícula

  1. Caso o(a) estudante não execute qualquer atividade avaliativa durante 15 dias consecutivos, o seu nome será encaminhado para a coordenação para o cancelamento de matrícula conforme previsto na RDP do IFSC.
  2. TODAS AS ATIVIDADES AVALIATIVAS SERÃO LANÇADAS E NOTIFICADAS FORMALMENTE PELO SIGAA E TERÃO LIMITES DE TEMPO DE 15 (QUINZE) DIAS PARA A EXECUÇÃO.


Material de Apoio

Recursos pedagógicos previstos
  • Apostilas e Tutoriais
  • Apresentação de Slides
  • Glossários de Conceitos
  • Manuais e outros
  • Videoaulas assíncronas
  • Vídeos de apoio
  • Links de apoio
Ferramentas para Atividades Interativas e Exercícios Colaborativos
Bibliografia Básica
  1. Ademir Clemente (Org.) Projetos empresariais e públicos; 3ª ed. São Paulo:Atlas, 2008. 343p. ISBN 9788522451951.
  2. BOENTE, Alfredo Gerenciamento e controle de projetos; ed. Rio de Janeiro:Axcel Books, 2003. 181p. ISBN 8573231998.
  3. Donaire, Denis Gestão ambiental na empresa; 2ª ed. São Paulo:Atlas, 1999. 169p. ISBN 8522421854.
Bibliografia Complementar
  1. Davel, Eduardo Gestão com pessoas e subjetivadade; ed. São Paulo:ATLAS , 2001. 313p. ISBN 85-224-2894-8.
  2. Lucena, Maria Diva da Salete Planejamento estratégico e gestão do desempenho para resultados; ed. São Paulo:Atlas, 2004. 183p. ISBN 8522437327.
  3. Paladini, Edson Pacheco Gestão da qualidade : teoria e prática; 2ª ed. São Paulo:Atlas, 2004. 181p.ISBN 85-224-3673-8.
  4. Tomasi, Carolina; Medeiros, João Bosco Comunicação científica : normas técnicas para redação científica; ed. São Paulo:Atlas, 2008. p. ISBN 9788522451203.
  5. Wolber, D., Abelson, H., Spertus, E. & Looney L. App Inventor: Create your own Android Apps. Sebastopol : O'Reilly, 2011. ISBN 978-1449397487.

DIÁRIO DE AULAS PJI29001 de acordo com o Plano de Ensino SIGAA - 2021-2

LEGENDA DAS CORES NO PLANO DE CADA AULA (clique em "expandir" para ver os OBJETIVOS de cada aula)
A primeira data à esquerda refere-se ao plano de ensino original registrado no SIGAA
Aulas previstas para serem realizadas em ANP (Atividades Não presenciais)
Aulas realizadas em ANP para cumprir o plano de ensino original
Aulas previstas para serem realizadas presencialmente
Aulas não realizadas (ANP ou presencialmente)
Aulas realizadas presencialmente


07/10 - Parte 1 - ANP - AE1 - Apresentação da disciplina e plano de ensino

AULA 01
OBJETIVOS DA AULA
  • Apresentar a disciplina e plano de ensino bem como os critérios de avaliação;
CONTEÚDO

19/10 - Parte 1 - ANP - Oficina de conceitos de Telecom

AULA 02
OBJETIVOS DA AULA
  • Desafiar o aluno na solução de problemas usando conceitos básicos na área de telecomunicações
  • Entender a necessidade de tratar características de transmissão: código, sincronização, erros, enlaces ponto-a-ponto/multiponto, transmissão simplex, semi-duplex e duplex.
  • Entender as restrições de Meios de Transmissão nas soluções tecnológicas para comunicação de informação;
  • Compreender a necessidade de regras para protocolar uma comunicação;
  • Avaliar a função de blocos de um Sistema de Transmissão e Recepção de informação.


CONTEÚDO

Procurando um ponto de partida

Maratona: corredores percorriam as distâncias entre as cidades gregas para transmitir mensagens. Sinais de Fumaça: nativos norte americanos usavam sinais de fumaça para comunicação à distância.
Maratona.jpg
[2]
Sinais de fumaça 2.gif
[3]
Pombo correio: várias aves foram utilizadas como mensageiras por diferentes povos. Correio: os correios surgem em vários países europeus nos séculos XIV e XV.
Pombo correio.jpg
[4]
Correio privado1.jpg
[5]
Telegrafo óptico: entre os séculos XVIII e XIX várias redes de telégrafos ópticos foram construídas em países europeus.
Optical telegrafo.jpg
[6]
Optico telegrafo 2.gif
[7]
Telegrafo elétrico: em 1838, Samuel Morse projeta o telegrafo elétrico. Telefone: em 1876, Gran Bell projeta o telefone.
Telegrafo.jpg
[8]
Telefone 1.jpg
[9]
Radiotransmissão: em 1893 através dos trabalhos de Marconi e Tesla surgem os primeiros equipamentos que utilizam o ar como meio de transmissão.
Radio-old.jpg
[10]


Dinâmica Inicial

  1. Formação de grupos e escolha de um relator por grupo:
    • cada grupo terá dois alunos controlando uma estação de comunicação capaz de transmitir e receber informação.
    • duas estações estarão interligadas por um meio de transmissão que podem transmitir e/ou receber ao mesmo tempo.
  2. O sistema de comunicação adotado para a troca de informações estão detalhado abaixo.
  3. Os grupos serão definidos pelos professores seguindo a notação G1, G2, ... e estarão destacados na simulação de estações nesta ferramenta colaborativa.
  4. Cada dois grupos terá 15 min para decidir regras, uso do sistema...
  5. Fica definido o seguinte grupo de caracteres para todos os grupos: A, E, I, B, C, D, 5, @.
  6. Grupos retornam da discussão e recebem dos professores msgs de tamanho variável de até 5 caracteres que não podem, sob qualquer hipótese ser revelada entre as estações comunicantes. Ou seja, é vedada a comunicação entre membros grupos após iniciada a dinâmica, que não seja pelo sistema de comunicação aqui adotado. Será repassada uma mensagem de 5 caracteres e o tempo total de transmissão e recepção de uma confirmação de mensagem recebida será contabilizado.
  7. O grupo deve avaliar todos os eventos e responder o relatório deste experimento conforme as perguntas colocadas na discussão.



21/10 - Parte 1 - ANP - AE2 - Discussão da Oficina sobre conceitos de Telecom

AULA 03
OBJETIVOS DA AULA
  • Familiarizar o aluno com conceitos básicos na área de telecomunicações
  • Compreender os princípios de transmissão digital de um sinal
  • Diferenciar e tratar características de transmissão
  • Entender as características de Meios de Transmissão
  • Conceituar protocolo de comunicação;
  • Avaliar a função de Blocos de um Sistema de Transmissão e Recepção.


CONTEÚDO

Para alcançar os objetivos da aula e ajudar nos subsídios da discussão de resultados, bem como da atividade avaliativa correspondente, faça a leitura das seções 1.1 e 1.2 do Capítulo 1 do Forouzan - Esse link direciona você para o Serviço Externo "Minha Biblioteca" do SIGAA. Para acessá-lo, é necessário vc fazer seu login no SIGAA antes de clicar no link destacado.


Atividade Extra SIGAA AE2 TAREFA - Respostas em grupo usando o GOOGLE DOCS no arquivo EXERCÍCIO COLABORATIVO - RELATÓRIO DA DISCUSSÃO DA OFICINA DE CONCEITOS DE TELECOMUNICAÇÕES. Acesse para produzir o relato do grupo sobre os desafios propostos nesta oficina bem como os resultados e aprendizados experimentados.

Essa atividade se iniciou com os alunos presentes na sala de aula virtual. As regras para realização da tarefa estão comentadas dentro da respectiva videoaula. Resumindo, para efetivar sua participação na tarefa, basta realizar no mínimo QUATRO respostas do questionário. Você pode ampliar alguma resposta já existente ou mesmo apresentar outra convergente (ou não) a que já foi realizada por outros colegas, mas NUNCA desfaça ou corrija contribuições já existentes. Se você discorda do que foi colocado por outro colega, simplesmente acrescente outra resposta seguindo sua percepção. Não se preocupe se o que foi respondido por outrem está certo ou errado. Os professores irão manter revisada a tarefa para que o resultado dela seja uma fonte de conteúdo válida, disponível para todos (a indicação da efetiva correção ou revisão estará destacada através data no cabeçalho do questionário). IMPORTANTE: Embora os recursos do GOOGLE DOCS nos permitem identificar "quem fez o que" dentro da tarefa, reforçamos que é importante você adotar uma cor do seu texto (destacando na legenda da tarefa) para que os professores rapidamente consigam avaliar a contribuição de cada um. Mãos à obra!


26/10 - Parte 1 - ANP - AE3 - Conceitos básicos de comunicação de dados

AULA 04
OBJETIVOS DA AULA
  • Consolidar os conceitos básicos na área de telecomunicações
  • Avaliar a função de Blocos de um Sistema de Transmissão e Recepção.


CONTEÚDO
  • Para alcançar os objetivos da aula e ajudar na conclusão da discussão de resultados, bem como da atividade avaliativa correspondente, faça a leitura das seções 1.1 e 1.2 do Capítulo 1 do Forouzan - Esse link direciona você para o Serviço Externo "Minha Biblioteca" do SIGAA. Para acessá-lo, é necessário vc fazer seu login no SIGAA antes de clicar no link destacado.


Atividade Extra SIGAA AE3- QUESTIONÁRIO - Conceitos básicos de comunicação de dados.

Acesse o menu Atividades' do SIGAA para realizar o breve questionário que objetiva consolidar os assuntos tratados nesta semana. A atividade é simples: releia os materiais de referência e reveja as referidas videoaulas gravadas. Assim você terá condições de responder as questões aleatoriamente formuladas para avaliar seu entendimento do assunto.


04/11 - Parte 1 - ANP - AE4 - Engenharia e Sociedade

AULA 05
OBJETIVOS DA AULA

Após esta aula o aluno deverá

  • Formar uma percepção sobre o papel do Engenheiro na sociedade.
  • Relacionar Engenharia, Ciência e Tecnologia e Sociedade
  • Entender a importância da ética na profissão.
DINÂMICA
Os alunos se organizam em duplas
Os alunos deverão acessar o documento onde estão perguntas a serem respondidas sob consulta de bibliografia indicada. Cada grupo escolhe DUAS perguntas (solicitar ao professor para anotar na tabela).
Os grupos terão 20 minutos para responder as questões no mesmo documento compartilhado
Sob supervisão do professor as perguntas serão respondidas.


Atividade Extra SIGAA AE4 TAREFA - EXERCÍCIO COLABORATIVO - ENGENHARIA E SOCIEDADE

Essa atividade se iniciou com os alunos presentes na sala de aula virtual. Para conclui-la, os grupos devem CRIAR MAIS UMA PERGUNTA PARA UM ESPECIALISTA no final do questionário. Ao concluir suas respostas e criação da pergunta no espaço indicado do documento compartilhado, cada aluno deve acessar a tarefa e no "texto online", simplesmente escrever tarefa concluída e concluir a mesma. Assim os professores poderão avaliar as respostas dos alunos para então atribuir nota individual da atividade.


09/11 - Parte 1 - AP - Ciência Tecnologia e Sociedade

AULA 06
OBJETIVOS DA AULA

Após esta aula o aluno deverá

  • Aprofundar o debate sobre Engenharia, Ciência e Tecnologia e Sociedade (CTS).
  • Refletir sobre ética e moral na profissão.
  • Dividir a turma em equipes para iniciar os trabalhos de seminários da parte 1


ROTEIRO DA AULA


16/11 - Parte 1 - ANP - Órgãos Reguladores de Telecomunicações

AULA 07
OBJETIVOS DA AULA

Após esta aula o aluno deverá

  • Entender a necessidade de Órgãos Reguladores no contexto de Telecomunicações
CONTEÚDO

18/11 - Parte 1 - ANP - AE5 - Órgãos Reguladores e Normatizadores - Conclusão e Exercícios colaborativos

AULA 08
OBJETIVOS DA AULA
  • Consolidar o tema sobre Órgãos Reguladores e Normatizadores com Exercícios colaborativos


CONTEÚDO

23/11 - Parte 1 - ANP - O Mercado das Telecomunicações - Webinar professor convidado - Foco em 5G

AULA 09
OBJETIVOS DA AULA
  • Avaliar o mercado de telecomunicações e oportunidades usando como ponto de debate a tecnologia 5G.
  • Acompanhar o Web-Based Seminar (Webinar) de professor convidado para auxiliar na discussão.
CONTEÚDO

30/11 - Parte 1 - ANP - AE6 e Avaliação Principal AP - O Mercado das Telecomunicações - Fases e impactos na CTS - Foco 5G

AULA 10
OBJETIVOS DA AULA
  • Refletir sobre os impactos de tecnologias em CTS - Foco em 5G.
  • Analisar ciclos característicos do mercado de tecnologias emergentes.
CONTEÚDO
AVALIAÇÕES

Realize as avaliações AE6 e AP conforme orientações das respectivas atividades no SIGAA.


02/12 - Parte 2 - AP - OFICINA 1 - Introdução a gestão de projetos utilizando metodologia ágil

AULA 11
OBJETIVOS DA AULA
  • Conhecer metodologias que agilizam e contribuem no sucesso de projetos
  • Realizar uma oficina envolvendo o uso do método Kanban através do aplicativo Trello
CONTEÚDO

slides de apoio

04/12 - Parte 2 - ANP - Sábado Letivo - BE1 e BE2 - OFICINA 1 - Quadro Trello e Protótipo do projeto - Estudo Dirigido sobre Metodologias Ágeis

AULA 12
OBJETIVOS DA AULA
  • Concluir o quadro do Trello da Atividade da OFICINA 1 conforme apresentação da aula anerior bem como o protótipo do projeto com diagrams.net (Tarefa BE1)
  • Fazer um Estudo Dirigido complementar sobre Metodologias Ágeis. (Questionário BE2)
CONTEÚDO


Os alunos deverão realizar leitura complementar pg.45-48 (Valores Ágeis) e Principais Métodos Ágeis (pg.48-53), bem como a criação de um sistema básico Scrum com Trello (pg.53-55 do Maschietto, Luis, G. et al. Desenvolvimento de Software com Metodologias Ágeis. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo A, 2021. Link Livro. Lembrar de entrar na MinhaBiblioteca pelo SIGAA, conforme já explicado. Fazer questionário BE2.


07/12 - Parte 2 - HÍBRIDA ANP-AP - BE3 - OFICINA 1 - Criação do Aplicativo com Appinventor

AULA 13
OBJETIVOS DA AULA
  • Finalizar a OFICINA 1 com a implementação de aplicativo usando Appinventor (Tarefa BE3)
CONTEÚDO
  • Vale à pena ver com esse exemplo simples como não é uma tarefa fácil fazer um algorítimo, por mais simples que ele pareça ser.
  • Acesse a página do Appinventor, crie sua conta e conclua seu primeiro aplicativo da OFICINA 1.

14/12 - Parte 2 - HÍBRIDA AP/ANP - OFICINA 2 - Múltiplas Telas com Appinventor

AULA 14
OBJETIVOS DA AULA
  • Iniciar a OFICINA 2 usando Appinventor no desenvolvimento de aplicativo com múltiplas telas
  • Realizar protótipo com Diagrams.net
  • Coordenar a oficina usando metodologia ágil com Trello.
CONTEÚDO

16/12 - Parte 2 - HÍBRIDA AP/ANP - BE4 - Suporte para OFICINA 2

AULA 15
OBJETIVOS DA AULA
  • Dar suporte para a continuidade da implementação do aplicativo da OFICINA 2
CONTEÚDO

18/12 - Parte 2 - ANP - Flexibilização de conteúdos

AULA 16
OBJETIVOS DA AULA
  • Carga horária dedicada para colocar em dia as atividades avaliativas, Oficinas 1 e 2 (BE1, BE2, BE3 e BE4) e a preparação do vídeo de 5 à 10 min relativo a atividade principal da primeira parte (AP).
  • Enviar o LINK do vídeo no espaço "texto online" da Tarefa AP cadastrada e notificada pelo SIGAA. Nós professores iremos organizar sequencialmente a apresentação de TODOS os vídeos produzidos na aula híbrida de 21/12/21. Ao final das apresentações, visando dar o fechamento do tema da primeira parte (Ciência Tecnologia e Sociedade), as questões formuladas pelos grupos na última página deste link, serão respondidas pelo especialista convidado. Se seu grupo não colaborou até o momento, faça isso até 20/12/2021.


21/12 - Parte 1 - HÍBRIDA AP/ANP - Seminário da Parte 1 e conversa com o especialista - Engenharia e Sociedade

AULA 17
OBJETIVOS DA AULA
  • Apresentar os vídeos criados pelos grupos sobre os cases envolvendo Engenharia e Sociedade
  • Conversar com o especialista sobre questões colocadas na Atividade AE4 e outras sobre os vídeos apresentados
ROTEIRO DO SEMINÁRIO


  • Apresentação do especialista (5min)
  • Apresentação dos cases escolhidos pelos alunos dentro dos critérios de 5-10min cada para os alunos presentes e audiência ANP (40 min - 1 hora)
  • Comentários e reflexões dos alunos sobre o que todos assistiram (5-10min)
  • Comentários e reflexões do especialista sobre o que ele(a) assistiu (5-10min)
  • Mediação das "perguntas para o especialista" dos grupos conforme tabela da atividade AE4 (30min)
  • Abertura de mais questões pelo público (e nossas) se tempo restar. (até o fim da aula)


01/02 - Parte 2 - ANP - OFICINA 3 - Manipulando Variáveis e TinyDB

AULA 18
OBJETIVOS DA AULA
  • Abordar as bases de variáveis e constantes em programação
  • Mostrar como manipular variáveis e constantes no Appinventor
  • Iniciar a OFICINA 3 usando Appinventor no desenvolvimento de aplicativo com múltiplas telas
  • Coordenar a oficina 3 usando metodologia ágil com Trello.
CONTEÚDO


03/02 - Parte 2 - ANP - BE5 - Suporte a OFICINA 3 - Manipulando Variáveis e TinyDB

AULA 19

ESTA AULA É UMA CONTINUAÇÃO DA ANTERIOR.

OBJETIVOS DA AULA
  • Exercitar a manipulação de variáveis globais e constantes na programação do AppInventor
  • Dar suporte na programação da oficina 3.
CONTEÚDO
DICAS PARA TELA SUCESSO

Na figura abaixo é mostrado um código associado a tela de SUCESSO e que permite abr abrir outras telas baseando-se na informação da Fase que está armazenada no TinyDB1. Observar o código associado ao clique do botão. Através de um comando SE SENÃO é possível testar a fase que o usuário se encontra naquele momento e abrir a tela associada a próxima FASE.

PJI1-TelaSUcess.png

Desenvolvendo um pequeno jogo para explorar variável global e TinyDB

Desenvolva no AppInventor um pequeno jogo que tem o simples objetivo de trocar de Tela (tela de sucesso) quando um número totalizado do valor de três botões (+10 -10 e +20) coincide com um valor pré-determinado. Acrescente um botão "zerar" na tela inicial para zerar o valor totalizado que fica sendo apresentado nessa tela. Ao acertar o número previamente escolhido (use o valor 50 inicialmente), o jogador é movido para a tela de sucesso que deve manter informado o valor contido do totalizador anterior e ainda conter um botão para retornar a tela inicial do jogo, para assim, jogar novamente.

DESAFIO 1 Modifique o jogo para que o o número a ser descoberto seja aleatoriamente escolhido pelo programa de um número inteiro de 1 à 100.

DESAFIO 2 Além da modificação do DESAFIO 1, acrescente o tempo em que o jogador acertou o número aleatório.



08/02 - HÍBRIDA AP/ANP - BE6 - OFICINA 4 - Uso de listas, entrada de dados pelo teclado

AULA 20


OBJETIVOS DA AULA
  • Usar Lista do APPinventor
  • Utilizar a Entrada de Dados pelo teclado nas aplicações de APPinventor
CONTEÚDO
Desenvolvendo um pequeno jogo para explorar entrada de texto pelo teclado e uso de lista

Seguir o roteiro da oficina 4.

15/02 - Parte 2 - HÍBRIDA AP/ANP - Introdução ao Projeto Final e apoio da Oficina 4

AULA 21


OBJETIVOS DA AULA
  • Apropriar-se da visão geral de Desenvolvimento do Projeto Final (parte 2 da UC)
  • Planejar o início do Projeto Final
  • Receber apoio da Oficina 4.
CONTEÚDO


17/02 - Parte 2 - HÍBRIDA AP/ANP - BP1 - SPRINT1 - Criação do Projeto e Documentação Inicial

AULA 22


OBJETIVOS DA AULA
  • Criar os times e iniciar o registro em Kanban com os respectivos coordenadores
  • Fazer um brainstorm e registrar em documento compartilhado (Drive)
  • Prototipar via diagrams.net a versão inicial de Telas


CONTEÚDO


22/02 - Parte 2 - ANP - BP2 - SPRINT2 - Criação do Protótipo e atualização de Documentação

AULA 23


OBJETIVOS DA AULA
  • Apresentar o protótipo para seus clientes. Anotar no Trello as sugestões dos clientes e discutir com o time as melhorias
  • Registrar decisões no documento compartilhado
  • Prototipar via diagrams.net a nova versão de Telas


CONTEÚDO


03/02 - Parte 2 - ANP - BP2 - SPRINT3 - Criação do Protótipo e atualização de Documentação

AULA 24


OBJETIVOS DA AULA
  • Apresentar o protótipo para seus clientes. Anotar no Trello as sugestões dos clientes e discutir com o time as melhorias
  • Registrar decisões no documento compartilhado
  • Prototipar via diagrams.net a nova versão de Telas


CONTEÚDO




Curso de Engenharia de Telecomunicações