Projeto Integrador - Instalação, Configuração e Manutenção de um Provedor de Redes

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 10h45min de 11 de julho de 2006 por Odilson (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Instalação, Configuração e Manutenção de uma rede.

Objetivos O presente projeto tem o intuito de realizar a implantação de uma de rede básica, o mais próximo possível da realidade de mercado.

Motivação: A principal motivação é a total implantação de uma rede de computadores voltada a realidade de mercado, mostrando o procedimento a serem adotados em caso de trabalho nesta área. Vivência prática de trabalho em equipe, como exigido nas empresas, verificando ocorrências similares a ambientes reais tais como: ataques de vírus, hackers, etc. Integração dos vários eixos temáticos do curso.

Etapas do projeto O projeto integrador será dividido em três grandes partes. 1.Planejamento. Nesta etapa as equipes deverão elaborar um texto escrito, conforme modelo apresentado, onde deverá constar como mínimo um leiaute da rede, a listagem de todas as diretivas de cada um dos serviços instalados com a justificativa da inclusão dela, a descrição breve dos programas e serem desenvolvidos e a seqüência (cronograma) de implantação dos respectivos serviços. 2.Implementação. Nesta etapa os alunos deverão implementar o projeto e fazer ajustes quando necessário. Os programas - scripts - desenvolvidos deverão ser completamente comentados. 3.Testes e análise da implementação. Nesta etapa serão feitos testes dos sistemas, tanto por parte dos alunos quanto dos professores. Serão acessados todos os serviços tanto localmente quanto remotamente.

Serviços a serem implantados Nesta etapa dividiremos, por questões organizacionais, o trabalho em categorias por eixo temático. Cada equipe terá um computador exclusivo, onde a primeira etapa sugerida de implantação será a formatação da máquina, para inicializar tudo. A senha de root deverá ser personalizada, para que os outros alunos não alterem as configurações. A mesma deverá ser informada ao professor.

Gerência de redes 1.Configure seu servidor para responder por um domínio. O nome do domínio deverá seguir o modelo: nome.sj.cefetsc.edu.br. onde “nome” será de escolha do grupo. 2.O ip do servidor será: 200.135.233.5x. Onde “X “ deverá ser igual ao último digito do ip do servidor de sua equipe. Este número, bem como o "nome" da item anterior, deverá ser repassado ao professor, para que sejam feitos os ajustes necessários no DNS (hendrix) da escola. 3.No servidor deverão estar configurados os seguintes serviços: DNS, servidor de e-mail, NAT, roteamento, ssh, telnet, ftp, DHCP, firewall, Apache com uma página personalizada e cotas em disco para os usuários. 4.Deverão ser criados usuários, e estes deverão ter um e-mail do tipo: usuario@nome.sj.cefetsc.edu.br. Os usuários poderão também ter acesso a suas contas/arquivos remotamente. Para cada professor deverá ser criado um usuário exclusivo e na criação deste, a equipe deverá informar, como faria há um usuário leigo, quais os serviços disponíveis e o procedimento para acessar os mesmos, em resumo: manual do usuário. Obs.: os professores farão uso destes usuários para testar o sistema. Convidem colegas para serem usuário do seu sistema, avisando que é um sistema experimental.

Programação para Redes Implementar um CGI script a ser utilizado com o Apache Web Server para gerar dinamicamente páginas HTML com informações sobre o sistema em operação. A página deverá gerar dentre outras informações:

-Atual tabela de roteamento do sistema; -Situação de configuração do Firewall; -Estado atual das conexões do sistema (via netstat) -Serviços em execução sobre o sistema -As conexões com SSH das últimas 24 hs -As conexões com FTP das últimas 24h -As conexões com Apache Server das últimas 24hs -Contagem do acesso a página (numero de acessos); -Outras informações que achar importante, como por exemplo: Monitoramento do uso do sistema pelos usuários (por ex.: Quantas horas usou o sistema, data/hora último login, etc. )

O CGI deverá fazer uso do login (via senha) para acesso das informações.

Sugestão de bibliografia http://www.lcp.coppe.ufrj.br/~thobias/doc/cgi_shell.html

OBS: Toda a rede física/lógica deve ser restabelecida diariamente, para que outras turmas possam usar o laboratório normalmente. Máquinas ligadas 24h, quando a implementação ficar pronta e por um período a ser definido. Alocação de Equipamentos: Um computador e um modem por equipe e mais dois moden´s de uso coletivo usado de acordo com a necessidade, cabos de rede crossover, hub de uso coletivo para todos os grupos acessarem a rede do CEFET/SC. Existe uma rede complementar e outros equipamentos que serão implementados de acordo com as instruções do prof. Jorge Casagrande.