Projeto Integrador - 2012.2

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar

Sobre o Projeto

O Projeto integrador deste semestre tem como tema uma rede de uma empresa composta por uma matriz e uma filial. Essas redes possuem ambas um link para Internet, como mostrado na figura abaixo:

Pi-2012-2.png

As características dessas redes estão descritas a seguir:

  1. Matriz e filial possuem seus próprios links, sendo o da matriz um link simétrico e o da filial é do tipo adsl comum (com IP dinâmico).
  2. A filial precisa acessar o ERP da empresa (ou qualquer outro sistema corporativo), valendo-se para isso de VPN.
  3. Na matriz, a rede é do tipo usual: computadores de funcionários, servidores corporativos (virtualizados ?), rede sem-fio. Além disso, na matriz os servidores ficam em uma rede local diferente dos funcionários (essa segregação se faz com VLAN).
  4. A conexão à rede sem-fio deve ser mediante autenticação individual, com a conta de rede do funcionário.

Datas Importantes

  • Início do projeto: 04/03/2013.
  • Entrega Física, Enlace e Rede: ??/03/2013.
  • Apresentação final e entrega da camada de Aplicação: ??/03/2013.

Equipes

Equipe Equipe 1 Equipe 2 Equipe 3
Subdomínio equipe1.sj.ifsc.edu.br equipe2.sj.ifsc.edu.br equipe3.sj.ifsc.edu.br
IP válido 200.135.37.95 200.135.37.97 200.135.37.101
Servidor DNS ns1.equipe1.sj.ifsc.edu.br (200.135.37.95) ns1.equipe2.sj.ifsc.edu.br (200.135.37.97) ns1.equipe3.sj.ifsc.edu.br (200.135.37.101)
Alunos

Orientação e Material de Apoio

As equipes devem publicar relatórios de suas atividades em suas respectivas páginas da wiki.

O relatório deve conter:

  1. as atividades realizadas a cada dia, como um "diário de bordo"
  2. um relatório de todo o projeto, que será apresentado aos professores ao final do projeto. Esse relatório deve conter todas as informações necessárias para que uma outra equipe técnica possa reproduzir o projeto.

Cabeamento Estruturado

Produto a entregar

Ao final do projeto cada equipe deverá entregar:

Bibliografia

  • CAETANO, Saul S. [1]. São José: CEFET. 2007.
  • COELHO, Paulo Eustáquio. Projetos de Redes Locais com Cabeamento Estruturado . 1a ed.. Belo Horizonte: Instituto OnLine, 2003. ISBN 85-903489-1-1 BC IF-SC/SJ
  • PRESCHER, Cesar Henrique Estudo e projeto para o provimento seguro de uma infra-estrutura de rede sem fio 802.11 Arquivo:Cesar-2009-2.pdf


Instalação de Equipamentos de Rede

A estrutura do provedor

O provedor foi implantado pelo professor, e está em funcionamento. Sua estrutura foi criada para prover os links ADSL e SHDSL para as filiais e matrizes das empresas das equipes, além dos links redundantes sem-fio. As equipes não precisarã configurar os equipamentos do provedor, tampouco alterar sua estrutura. A figura abaixo mostra a rede do provedor, para que se tenha uma ideia de como foi implantado.


Provedor-pi20122.png
A estrutura do provedor

Os links ADSL

Cada link ADSL deve ter seu IP manualmente configurado, o qual deve ser um IP válido fornecido à empresa pelo provedor.

Os seguintes parâmetros dos roteadores ADSL devem ter estes valores:

  • Port: 0
  • VPI: 8
  • VCI: 35


Os links SHDSL

Existem somente dois links SHDSL, portanto na próxima aula (03/06) será feito um sorteio para escolher quem os usará.

Os links SHDSL devem OBRIGATORIAMENTE ser feitos entre laboratórios de Redes 1 e Meios, usando um par metálico cada e operando a 2 Mbps. Sobram então dois outros pares para os demais links, que devem ser do tipo ADSL.

Cada link será feito usando um roteador Cisco 1700 ou 2500. Ambos roteadores estão sobre o armário, do lado direito do rack central no laboratório de Redes 1, acompanhados de seus cabos V.35 e fonte (no caso do Cisco 1700). Ao lado dos roteadores estão os modems SHDSL em seus gabinetes. Esses equipamentos deverão ser instalados no laboratório de Meios, de forma a implantarem o acesso a Internet para as filiais das empresas das equipes sorteadas.

Equipes sorteadas: 2 e 3


O roteador e modems do provedor estão no laboratório de Redes 1, dentro do rack da direita. O roteador já está na rede da escola, e suas interfaces seriais estão conectadas aos gabinetes dos modems. O roteador está pronto para estabelecer links PPP pelas suas portas seriais. Os modems estão configurados como NTU, com relógio interno, LP1 (1 par de fios) e 2 Mbps. No entanto, falta conectar os pares metálicos em seus gabinetes - cada equipe sorteada deve assim aparafusar seu par metálico no gabinete do seu modem.

IMPORTANTE: configuração do modem SHDSL na ponta do lado da empresa:

  • 1 par de fios (LP1)
  • 2 Mbps
  • LTU
  • Relógio regenerado


A rede sem-fios

A rede sem-fios deve usar um canal livre ou com pouca utilização, podendo ser na banda de 2.4 GHz ou 5 GHz. Preferencialmente a rede deve operar no modo IEEE 802.11n.

A rede local sem-fio na matriz deve ser implantada com um AP que autentique os usuários usando WPA-EAP (WPA Enterprise) com EAP TTLS, ou use um portal de captura, tal como NoCat ou ZeroShell. Essa escolha fica a critério de cada equipe.

No caso de se adotar WPA-EAP, é preciso implantar uma infraestrutura de autenticação com Radius. Para ativá-la deve-se fazer o seguinte:

  1. Instalar um AP e configurá-lo com Segurança do tipo WPA-EAP. Deve-se informar o endereço IP, port UDP (usualmente 1812 para autenticação e 1813 para contabilização) e segredo (secret, uma senha compartilhada) do servidor Radius a ser instalado.
  2. O servidor Radius deve ser configurado para aceitar pedidos de autenticação vindos do AP (ver /etc/freeradius/clients.conf ... e lembrar de reiniciar o Radius após modificar esse arquivo).
  3. O servidor Radius deve ser configurado para fazer autenticação eap do tipo ttls. Ler o arquivo /etc/freeradius/eap.conf para entender como se faz isso. Há também no site do Freeradius uma boa documentação.
  4. Para testar o funcionamento do WPA-EAP pode-se usar um laptop com um supplicant. O wpa_supplicant usado no Linux dá conta do recado.


Se for escolhido o portal de captura, é necesssário fazer o seguinte:

  1. Instale um computador (ou aproveite um dos servidores da matriz) para servir de portal de captura, que deve ser disposto entre o segmento da rede sem-fio e a LAN da matriz. Nesse computador deve ser instalado o NoCat ou o ZeroShell.
  2. Configure o portal de captura:
NoCat O NoCat é um software a ser instalado em um sistema Linux, como por exemplo Ubuntu Server.
ZeroShell O ZeroShell é uma distribuição Linux especial, a qual deve ser instalada em um computador.
  • Download do ZeroShell. Note que se trata de uma imagem ISO, e para instalá-la deve-se queimar um CD ou copiá-la para um pendrive USB (nesse caso, use usb-creator-gtk no Ubuntu).
  • Após instalar o ZeroShell, siga sua documentação para a ativação de um hotspot.


A figura abaixo exemplifica uma rede em que se usa portal de captura para controle de acesso. O servidor de autenticação é meramente ilustrativo, pois ele pode estar embutido no próprio portal de captura, ou mesmo em um servidor fora da rede.


Pi-2012-1-portal.png

Equipamentos a serem utilizados

Cada equipe receberá os seguintes equipamentos:

  • 01 Access Point TP-Link WDR-4300
  • 01 Roteador Cisco 1700 ou 2500 + 01 Modem SHDSL Digitel DT-2048 (se link da matriz for SHDSL), OU 01 roteador ADSL D-Link 500 B, caso o link da matriz seja do tipo ADSL.
  • 01 roteador ADSL D-Link 500-B para o link da filial.
  • 02 computadores para serem usados como servidores
  • 01 interface de rede sem-fio IEEE 802.11gn dual-band
  • 01 switch gerenciável ??? para a rede da matriz.

Além disso, 01 switch D-Link DES-3526 será compartilhado entre as equipes para as redes das filiais.

Os pontos de rede das filiais devem ser instalados no Laboratório de Meios. A rede da matriz deve ficar no laboratório de Redes 1.

Produto a entregar

Relatório contendo:

  1. Diagrama da rede implantada (use o software dia ou o Visio).
  2. Descrição de como foi atendido cada requisito do projeto
  3. Descrição das configurações feitas em cada equipamento, de forma a poderem ser reproduzidas por qualquer pessoa com formação técnica.

Bibliografia

Programação para Redes de Computadores

Manutenção do serviços básicos de rede.

Produtos a Entregar

  1. Serviço VPN:
    1. Restabelecimento do serviço em até 1 minuto (SLA), quando a falha se dá exclusivamente com o mesmo.
  2. Serviço RADIUS:
    1. Restabelecimento do serviço em até 1 minuto (SLA), quando a falha se dá exclusivamente com o mesmo.
    2. Relatórios:
      1. Quantitativo: quantos usuários conectados no sistema?
      2. Qualitativo: quais usuários conectados no sistema?
      3. Quantitativo: quantos usuários conectaram hoje, nesta semana ou neste mês?
    3. Comando para desconectar um usuário X.
  3. Serviço Backup:
    1. Backup cruzado, entre matriz e filial, com cópia integral e diária das configurações de sistema, com no mínimo 5 e máximo 7 versões de conteúdo. Interessante incluir configurações dos equipamentos de rede, tais como switches e APs.

Bibliografia

Gerência de Redes

  • Instalar e configurar dois servidores ubuntu linux (Ubuntu) um na matriz e outro na filial.
  • Instalar o servidor DNS (Bind9) na matriz. Configurar para responder pelos seguintes domínios (cada grupo o seu):
    • equipeX.sj.ifsc.edu.br
  • Instalar um servidor de emails (Postfix) na matriz. Configurá-lo para responder pelo respectivo domínio. Um usuário deve enviar e receber emails acessando sua conta no servidor. Usar criptografia na autenticação do usuário. Crie alguns usuários para fazer o teste (emails entre usuários e para outra conta externa).
  • Instalar e configurar um servidor DHCP para as subredes (sem fio, servidores e PCs).
  • Instalar e configurar um servidor de backup (secundário) na filial. Verificar na parte de programação como será feito o procedimento de backup.
  • Instalar e configurar um servidor Radius (FreeRadius) na rede da matriz para fazer a autenticação dos usuários da rede sem fio.
  • Instalar e configurar um servidor (na matriz) e cliente (na filial) VPN (OpenVPN).

Bibliografia