Projeto Integrador - 2010.1 - Equipe Plugin Café

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 23h10min de 8 de junho de 2010 por MaykonChagas (discussão | contribs) (New page: '''Diário de Classe do Projeto Integrador 2010.1''' O primeiro dia de projeto, o grande esperado. Digo por mim, que acompanhei o semestre passado e voltei para o curso de Técnico em Tel...)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Diário de Classe do Projeto Integrador 2010.1

O primeiro dia de projeto, o grande esperado. Digo por mim, que acompanhei o semestre passado e voltei para o curso de Técnico em Telecomunicações com ênfase em Redes, para além do aprendizado participar do Projeto Integrador que não tem cenário similar em Telefonia.

Inicialmente fui conversando com os professores. Primeiro de tudo desenhei o cenário proposto e defini algumas coisas que penso em discutir com a equipe, pensando num melhor desenvolvimento de todos e do projeto pela mesma.

Cenário do projeto [[1]]

Anotações para discussões: Cabeamento; temos que apresentar 4 ponto de acesso, sendo um obrigatóriamente acesso Wireless, sem autenticação. (a ser discutido com o professor) Gerência de Redes: Serviços básicos de rede e obrigatórios, solicitados pelo professor. Verificar se a equipe topa de tentar implementar algum serviço extra, e depois tentar conversar com todas as outras para ver se pode ser integrado. Idéia inicial é um serviço de VoIP, pensando que seja uma rede de cibercafé, pelo menos para comunicação interna. Implementar GIT (Controle de versão) para melhor controle de arquivos de configurações. Se possível Gitweb - projeto interno da equipe.

Pessoas e atividades principais, por ordem de preferências pessoais. Jean - Cabeamento, Gerência, Programação Mailin - Gerência, Programação, Cabeamento Maykon - Gerência, Programação/Cabeamento Roberto - Programação, Gerência, Cabeamento


Dia: 08/6/2010 - Início das atividades

Depois de conversar com o professor Tiago, Ederson e Casagrande, já fui para a sala de aula com algumas idéias e pronto para começar a colocar as coisas para funcionar. Como de costume fui chamando o Chico para levantarmos o desenvolvimento. O professor iniciou a aula falando como poderia começar o desenvolvimento, a idéia era que discutíssemos como realizar o projeto, tentar tratar como forma de camadas. Como já tinha falado com os três professores, sabia que tinha que pegar os computadores para usar como servidores, o professor Casagrande sugeriu realizar a configuração de dois modems um de 2Mb e outro de 64Kb, trabalhando em redundância, e já informou que os modems estavam disponíveis no laboratório de Redes I.

Iniciamos as atividades solicitando ao professor Tiago para que pudéssemos pegar os equipamentos. Fomos todos até o Lab.RedesI para buscar os modems um, DT 2048 DHDSL256 e um Parks UP64 2F, o switch D-Link DS3526 e um Roteador NetRouter 2G da Digitel (informações a serem confirmadas)

Após a montagem dos equipamentos no RACK, foi utilizado um rack de aproximadamente 44U (confirmar) e a disposição dos equipamentos ficou da seguinte forma.

- PatchPanel (Equipe Plugin Café)
- PatchPanel de manobra
- Organizador
- Switch D-Link
- Modem DHDSL e Parks
- Roteador NR2G

Realizado a conexão dos pares de fios para TX e RX em cada modem, sendo necessário replicar conexão nos outros dois modems que estarão disponíveis no Lab.RedesI Conexões e ordem das cores do cabos:

Primeiro Modem: DT 2048 DHDSL

 RX   |   RX  |   TX  |  TX

BVerde | Verde | BAzul | Azul

Segundo Modem: UP 64 2F Parks

 RX    |   RX   |   TX |    TX

BMarron | Marron | BLar | Laranja

Cada equipe montou seu RACK com dois PatchPanel um com as conexões do cabo até o RACK principal, outro para fazer as conexões dos pontos de acesso, se ligando nesse primeiro. Foi utilizado padrão 568A nas conexões no PatchPanel do RACK Principal. Cada equipe já pegou seu computador.

Abaixo algumas fotos do primeiro dia RackPrincipal.jpg

--MaykonChagas 23:10, 8 Junho 2010 (BRT)