Projeto Integrador - 2010.1 - Equipe Plugin Café

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 00h56min de 12 de junho de 2010 por MaykonChagas (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Diário de Aula do Projeto Integrador 2010.1

O primeiro dia de projeto, o grande esperado. Digo por mim, que acompanhei o semestre passado e voltei para o curso de Técnico em Telecomunicações com ênfase em Redes, para além do aprendizado participar do Projeto Integrador que não tem cenário similar em Telefonia.

Inicialmente fui conversando com os professores. Primeiro de tudo desenhei o cenário proposto e defini algumas coisas que penso em discutir com a equipe, pensando num melhor desenvolvimento de todos e do projeto pela mesma.

Cenário do projeto

Anotações para discussões:

  • Cabeamento; temos que apresentar 4 pontos de acesso, sendo um obrigatóriamente acesso Wireless, sem autenticação. (a ser discutido com o professor)
  • Gerência de Redes: Serviços básicos de rede e obrigatórios, solicitados pelo professor. Verificar se a equipe topa de tentar implementar algum serviço extra, e depois tentar conversar com todas as outras para ver se pode ser integrado. Idéia inicial é um serviço de VoIP, pensando que seja uma rede de cibercafé, pelo menos para comunicação interna. Implementar Git (Controle de versão) para melhor controle de arquivos de configurações. Se possível Gitweb - projeto interno da equipe.

Pessoas e atividades principais, por ordem de preferências pessoais.

  • Jean - Cabeamento, Gerência, Programação
  • Mailin - Gerência, Programação, Cabeamento
  • Maykon - Gerência, Programação/Cabeamento
  • Roberto - Programação, Gerência, Cabeamento


Dia: 08/6/2010 - Início das atividades

Depois de conversar com o professor Tiago, Ederson e Casagrande, já fui para a sala de aula com algumas idéias e pronto para começar a colocar as coisas para funcionar. Como de costume fui chamando o Chico para levantarmos o desenvolvimento. O professor iniciou a aula falando como poderia começar o desenvolvimento, a idéia era que discutíssemos como realizar o projeto, tentar tratar como forma de camadas. Como já tinha falado com os três professores, sabia que tinha que pegar os computadores para usar como servidores, o professor Casagrande sugeriu realizar a configuração de dois modems um de 2Mb e outro de 64Kb, trabalhando em redundância, e já informou que os modems estavam disponíveis no laboratório de Redes I.

Iniciamos as atividades solicitando ao professor Tiago para que pudéssemos pegar os equipamentos. Fomos todos até o Lab.RedesI para buscar os modems um, DT 2048 DHDSL256 e um Parks UP64 2F, o switch D-Link DS3526 e um Roteador NetRouter 2G da Digitel (informações a serem confirmadas)

Após a montagem dos equipamentos no RACK, foi utilizado um rack de aproximadamente 44U (confirmar) e a disposição dos equipamentos ficou da seguinte forma.

  1. PatchPanel (Equipe Plugin Café)
  2. PatchPanel de manobra
  3. Organizador
  4. Switch D-Link
  5. Modem DHDSL e Parks
  6. Roteador NR2G

Realizado a conexão dos pares de fios para TX e RX em cada modem, sendo necessário replicar conexão nos outros dois modems que estarão disponíveis no Lab.RedesI Conexões e ordem das cores do cabos:

  • Primeiro Modem: DT 2048 DHDSL
RX RX TX TX
BVerde Verde BAzul Azul
  • Segundo Modem: UP 64 2F Parks
RX RX TX TX
BMarron Marrom BLar Laranja

Cada equipe montou seu RACK com dois PatchPanel um com as conexões do cabo até o RACK principal, outro para fazer as conexões dos pontos de acesso, se ligando nesse primeiro. Foi utilizado padrão 568A nas conexões no PatchPanel do RACK Principal. Cada equipe já pegou seu computador.

Fotos do Primeiro Dia

Rack principal
Mário Allan mexendo no rack da equipe.
Chico crimpando os cabos no PatchPanel do Rack Principal
Rack da equipe do Chico
Modem Digital, tá com cara de ser o Parks UP64

--MaykonChagas 23:10, 8 Junho 2010 (BRT)


Dia: 09/6/2010 - Segundo dia

Segundo dia do projeto, não tivemos muito avanço, finalizamos a passagem dos cabos de redes para interligações dos armários dao armário Principal. Ficou faltando ainda um cabo, devido a própria falta de material do laboratório, após esse estresse ainda tivemos diversos problemas com o PatchPanel onde chegam as conexões das equipes para manobra no RACK principal.

Depois de diversas discussões sobre o cabeamento, foi decidido que será melhor falar com o professor Tiago, de qualquer forma o Jean irá trazer mais uns 20m de fio UTP Cat5e para passar mais uma perna para a equipe que está mais longe do RACK principal.


Durante o cabeamento, paralelamente foi realizado a instalação do sistema operacional na máquina servidor escolhida pela equipa na segunda-feira. Configurações da máquina básica da máquina:

-Sistema Operacional: Debian GNU/Linux - Lenny 5.0
-Processador: Pentium 4 1.8GHz
-Memória RAM: 512MB
-Disco Rígido: 20GB

Configurações de particionamento de Disco

-8GB para partição / (raiz)
-10GB para partição /var
-2GB de swap

--MaykonChagas 13:24, 10 Junho 2010 (BRT)


Dia: 10/6/2010 - Terceiro dia

Aula do professor Emerson, o pessoal se dividiu um pouco, parte ficou com a física parte com programação. Primeiramente o professor explicou como deveria ser feito a parte do website, onde o cliente tem quatro opções de utilização do ciber, sendo três computadores acessando a rede cabeada e uma acessando a rede sem fio, porém em qualquer que seja o meio, todo e qualquer site que o cliente acessar o proxy tem que entregar juntamente com a página um banner com propagandas. É aí que entra a parte dele. Esquemático de como deve ser desenvolvido a parte de programação pode ser vista aqui

Discutimos já como seria a modelagem do Banco de Dados onde teremos duas tabelas, uma de edição que comportará quase todas as informações necessárias para os banners e outra para o usuário que fará login e permanecerá na sessão até que clique no botão "Sair."

Realizado a instalação dos seguintes serviços, somente instalação: Git (controle de versão); NTP (servidor de hora); Bind9 (servidor DNS); Apache2 (servidor web); PHP5 (programação para web); MySQL (Banco de Dados); SSHD (daemon ssh, para acesso remoto seguro);

Não houve configuração alguma dos serviços, só deixamos instalado, até por que não adiantava configurar muita coisa, a equipe não estava reunida, e tentaremos seguir esse padrão de configuração com todos da equipe, para aprendizado geral. Nas apresentações de gerência se possível será divulgado o uso do Git, como controle de versão das configurações nos arquivos do sistema.

Obs. Não é recomendável que seja instalado qualquer serviço de rede sem a interface de loopback no ar, pois muitos desses serviços fazem comunicação na posta de escuta do serviço.

Roberto estava empenhado na programação, já tem algumas coisas prontas, irei solicitar que encaminhe para divulgação também.

--MaykonChagas 00:56, 12 Junho 2010 (BRT)


Dia: 11/6/2010 - Quarto dia e fim da primeira semana

Fizemos bastante coisa, pena que foram poucas pessoas. Os Servidores já estão no ar, temos acesso SSH, só é necessário configurar cada serviço. Será documentado amanhã o que será realizado. Estou com muito sono agora para tal..

--MaykonChagas 00:56, 12 Junho 2010 (BRT)