Mudanças entre as edições de "Programando o FPGA através da USB-Blaster"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(11 revisões intermediárias por 3 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
=Configurando o Software Quartus II=
+
Para utilizar o Software Quartus II para programar o FPGA, siga as seguintes etapas:
  
Para configurar o Hardware USB-Blaster no Software Quartus II use as seguintes etapas:
+
[[Arquivo:Tools-Programmer-QII.png |thumb | 300px| Fig.1 Quartus II Programmer]]
  
[[Arquivo:Tools-Programmer-QII.png |thumb | 150px| Fig.1 Quartus II Programmer]]
+
#Conecte o kit através do cabo USB fornecido junto com o mesmo. Uma extremidade do cabo deve ser conectada a uma porta do computador e a outro ao conecter USB-Blaster do kit (verifique o manual do kit para identificar essa porta). No caso da DE2-115 conecte também a fonte de alimentação.
1. Inicie o software Quartus II.
+
#Ligue o kit posicionando a chave LIGA em [ON]#Inicie o software Quartus II.
 +
#Escolha '''{Tools > Programmer}''' (ver Fig.1).
 +
#Caso a coluna '''File''' esteja vazia, é necessário encontrar o arquivo '''.sof''' do projeto:
 +
##Clique em '''Add File...''' (menu lateral esquerdo), procure pelo arquivo '''nome_do_projeto.sof'''. Normalmente ele se encontra na pasta '''output_files''', mas as vezes ele está na pasta do próprio projeto ou alguma outra.
 +
#Clique em [Hardware Setup]. A guia de configurações de hardware da caixa de diálogo de configuração de hardware é exibida (ver Fig.2).
 +
#A partir do menu drop-down, selecione a USB-Blaster disponível '''[USB-Blaster N-M]''', N e M indicam a porta USB a qual o kit foi conectado.
 +
#Clique em [Close] para fechar a caixa de diálogo de configuração de Hardware.
 +
#Na lista Modo, selecione o modo '''[JTAG]'''.
 +
#Mude a chave RUN/PROG para a posição RUN.
 +
#Para programar, é necessário apenas selecionar '''{Processing > Star}'''.  Após alguns segundos, o cursor Progress: indicará [100% Successful].
 +
#*OBS: É bem provável que ao abrir o programador, as etapas 5 a 8 já estejam configuradas corretamente.
 +
#*FONTE: [http://www.altera.com/download/drivers/dri-quartus.html Setting up Programming Hardware in Quartus II Software],ALTERA,2013
 +
[[Arquivo:No-hardware.png |thumb | 800px | Fig.2 Quartus II Programmer - Hardware Setup INCOMPLETO]]
  
2. Escolha [Tools > Programmer] (ver Fig.1).
+
=Problemas de configuração=
  
3. Clique em [Hardware Setup]. A guia de configurações de hardware da caixa de diálogo de configuração de hardware é exibida (ver Fig.2).
+
Para programar o FPGA a interface do programador deverá estar conforme mostra a figura abaixo:
  
[[Arquivo:Tools-Programmer-QII-b.png |thumb |  150px| Fig.2 Quartus II Programmer - Hardware Setup]]
+
[[Arquivo:USB-BLASTER.png |thumb |  800px | Fig.3 Quartus II Programmer - Hardware Setup CORRETO]]
4. A partir do menu drop-down, selecione a USB-Blaster disponível [USB-Blaster variant 3-3].
 
  
5. Clique em [Close] para fechar a caixa de diálogo de configuração de Hardware.
+
No entanto, se você abrir o menu de configuração (Lab Programação do IFSC), e não aparecer a [USB-BLASTER], e aparecer no seu lugar a [USB-BLASTER Variant], ou [No Hardware],  então será necessário alterar os arquivos de configuração (precisa de senha de root), segundo o procedimento descrito em [[Configuração da USB para programação do FPGA via JTAG]].
  
6. Na lista Modo, selecione o modo [JTAG].
+
[[Arquivo:USB-BLASTER-variant.png |thumb |  800px | Fig.4 Quartus II Programmer - Hardware Setup INCORRETO]]
  
'''NOTA:''' Este procedimento só precisa ser feito uma única vez no computador.  Se não tiver senha de root no computador, solicite ao administrador da rede para fazer o procedimento.
+
Observe que o arquivo de configuração "<nome_do_projeto>.sof" deve estar listado na janela do programador. Se o arquivo não aparecer então clique em "Add File..." e selecione o arquivo que deve estar localizado na pasta raiz do projeto ou na pasta output_files. Este é o arquivo binario produzido pelo modulo '''Assembler''' do compilador, que contém os dados necessários para configurar o dispositivo FPGA. A extensão .sof significa "SRAM Object File".
  
*FONTE: [http://www.altera.com/literature/ug/ug_usb_blstr.pdf USB-Blaster Download Cable User Guide] ,ALTERA,2009, pp. 1-6.
+
[[Categoria:FPGA]]
*FONTE: [http://www.altera.com/download/drivers/dri-quartus.html Setting up Programming Hardware in Quartus II Software],ALTERA,2013
 
 
 
=Programando o FPGA=
 
Assegure-se que você fez corretamente a programação do FPGA usando linguagem VHDL, Verilog ou Diagrama Esquemático.  Compile o seu hardware, e verifique que um arquivo NOME.sof é gerado.  Abra o programador escolha [Tools > Programmer] (ver Fig.1). Se necessário configure primeiro o Hardware USB-Blaster conforme mostrado acima. Para programar, é necessário apenas selecionar [Processing>Star].  Após alguns segundos, o cursor Progress: indicará [Sucess].
 

Edição atual tal como às 10h32min de 10 de maio de 2016

Para utilizar o Software Quartus II para programar o FPGA, siga as seguintes etapas:

Fig.1 Quartus II Programmer
  1. Conecte o kit através do cabo USB fornecido junto com o mesmo. Uma extremidade do cabo deve ser conectada a uma porta do computador e a outro ao conecter USB-Blaster do kit (verifique o manual do kit para identificar essa porta). No caso da DE2-115 conecte também a fonte de alimentação.
  2. Ligue o kit posicionando a chave LIGA em [ON]#Inicie o software Quartus II.
  3. Escolha {Tools > Programmer} (ver Fig.1).
  4. Caso a coluna File esteja vazia, é necessário encontrar o arquivo .sof do projeto:
    1. Clique em Add File... (menu lateral esquerdo), procure pelo arquivo nome_do_projeto.sof. Normalmente ele se encontra na pasta output_files, mas as vezes ele está na pasta do próprio projeto ou alguma outra.
  5. Clique em [Hardware Setup]. A guia de configurações de hardware da caixa de diálogo de configuração de hardware é exibida (ver Fig.2).
  6. A partir do menu drop-down, selecione a USB-Blaster disponível [USB-Blaster N-M], N e M indicam a porta USB a qual o kit foi conectado.
  7. Clique em [Close] para fechar a caixa de diálogo de configuração de Hardware.
  8. Na lista Modo, selecione o modo [JTAG].
  9. Mude a chave RUN/PROG para a posição RUN.
  10. Para programar, é necessário apenas selecionar {Processing > Star}. Após alguns segundos, o cursor Progress: indicará [100% Successful].
Fig.2 Quartus II Programmer - Hardware Setup INCOMPLETO

Problemas de configuração

Para programar o FPGA a interface do programador deverá estar conforme mostra a figura abaixo:

Fig.3 Quartus II Programmer - Hardware Setup CORRETO

No entanto, se você abrir o menu de configuração (Lab Programação do IFSC), e não aparecer a [USB-BLASTER], e aparecer no seu lugar a [USB-BLASTER Variant], ou [No Hardware], então será necessário alterar os arquivos de configuração (precisa de senha de root), segundo o procedimento descrito em Configuração da USB para programação do FPGA via JTAG.

Fig.4 Quartus II Programmer - Hardware Setup INCORRETO

Observe que o arquivo de configuração "<nome_do_projeto>.sof" deve estar listado na janela do programador. Se o arquivo não aparecer então clique em "Add File..." e selecione o arquivo que deve estar localizado na pasta raiz do projeto ou na pasta output_files. Este é o arquivo binario produzido pelo modulo Assembler do compilador, que contém os dados necessários para configurar o dispositivo FPGA. A extensão .sof significa "SRAM Object File".