Produções do GRIFO

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 21h24min de 10 de outubro de 2019 por Paula.aguiar (discussão | contribs) (Criou página com '=Estágio supervisionado na formação docente: experiências e práticas do IFSC - SJ= ::*Organizadores: Paula Alves de Aguiar, Franciele Drews, Talles Viana Demos, Giselia Ant...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Estágio supervisionado na formação docente: experiências e práticas do IFSC - SJ

  • Organizadores: Paula Alves de Aguiar, Franciele Drews, Talles Viana Demos, Giselia Antunes e Pereira Kamille Vaz
  • Autores/as dos Textos:

Brenda Perotti, Carolina Toledo Cavalcante, Caroline Kern, Fernando Elias Guckert, Franciele Drews, Giselia Antunes Pereira, Heitor Daguer, Kamille Vaz, Maria dos Anjos Viella, Mariana Schneider, Marlene Zwierewicz, Nathan Roberto Lohn Pereira, Paula Alves de Aguiar, Rosalbia Falcão de Oliveira, Talles Viana Demos e Thayná Patrício da Rosa.


Breve resumo do livro:

O livro “Estágio Supervisionado na Formação Docente: Experiências e Práticas do IFSC-SJ” discute o processo de formação inicial de professores/as nos estágios supervisionados das licenciaturas do IFSC-SJ. Apresenta pressupostos teóricos e metodológicos para a leitura e a escrita como processo formador. As histórias são contadas por sujeitos que como professores/as formadores e/ou professores/as em formação, procuraram contribuir com a realidade das escolas de educação básica em que os estágios foram realizados, apresentando dúvidas, reflexões e possibilidades de uma trajetória em construção. É uma produção do Grupo de Estudos e Pesquisa em Identidade e Formação Docente – GRIFO e reúne dez artigos. Tem como apresentação um texto de Miguel Arroyo denominado “Estágios – um convite a radicalizar sua função formadora”. Na introdução discute os “Estágios supervisionados nas licenciaturas do IFSC-SJ: práticas e propostas de formação”. Os demais artigos são divididos em três unidades denominadas: “Que estágios supervisionados? Para que formação docente?”, “Os projetos criativos ecoformadores como proposta metodológica” e “práticas de estágio na formação docente”. O livro convida a conhecer e ver os estágios supervisionados nas licenciaturas em educação como uma experiência transformadora e formadora, realizada por diferentes sujeitos que dialogicamente se constituem e são constituídos nessas relações.

  • Palavras-chave: Formação de professores; Estágio Supervisionado; Ensino de Química.


Livro Completo