Praticando Networking

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 18h25min de 27 de outubro de 2023 por Casagrande (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Após a rede implementada em laboratório se tornar estável e funcional dentro dos objetivos das últimas aulas, podemos seguir adiante ampliando o uso dela através da configuração de serviços e conectividade entre as principais VLANs ali definidas. É o caso das VLAN 10 e 20 que estão associadas aos Servidores Server1 e Server2. Fazer o Networking nesta rede, é configurá-la sobre os diversos serviços, acessos e conectividades possíveis entre os usuários dessa infraestrutura. Nosso objetivo agora é promover essa configuração permitindo que utilizemos os domínios de assuntos já estudados anteriormente como a formação de subredes com endereçamento manual e automático IPv4 e IPv6. Vamos começar considerando colocar nos racks A e B todos os cinco switches conforme o esquema abaixo, sem colocar qualquer computador ativo em suas portas, neste momento.

Networking Atividade.png
Vamos organizar os próximos passos
  1. Dois grupos de alunos devem trabalhar de forma independente cada um deles se preocupando em realizar as atividades pertinentes a VLAN 10 (Grupo 1) e VLAN 20 (Grupo 2). Observem que todos os alunos continuam com acesso a VLAN 30 para acesso a gerência de todos os Switches da rede.
  2. IMPORTANTE: A avaliação em grupo e individual conforme nosso novo formato de avaliação da disciplina, será realizada a partir do momento em que o desafio dessa implementação é lançado. Nesse aspecto, é FUNDAMENTAL ORGANIZAR O TRABALHO DO GRUPO elegendo um coordenador, quem oportunamente dividirá as várias tarefas dessa atividade entre os membros de seu time.
  3. Antes de mais nada, sabendo que a rede está funcional neste momento, salve a configuração de todos os switches e revise se todas as conexões físicas estão de acordo com o esquema acima.
  4. refaça as TABELAS DE CONFIGURAÇÃO LÓGICA DE TODOS OS SWITCHES no ponto que estão, tal como foi detalhado nas tabelas das redes anteriores;
  5. Realizem testes de conectividade geral entre as portas UNTAGGED e GENERAL da SUA VLAN, e delas com os servidores correspondentes: Server1 - VLAN 10 e Server2 - VLAN 20. Lembrem-se de que para as portas do tipo GENERAL é necessário acrescentar números MAC dos computadores designados para teste as respectivas VLANs. Observe que será necessário realizar manobras dos computadores do laboratório até as portas correspondentes em teste. Façam isso com muita atenção sem prejudicar conexões já realizadas pelo outro Grupo.Caso necessário, correções e ajustes podem ser necessários, sempre com a liderança e delegação do coordenador do Grupo e claro, com muita organização, solidariedade e colaboração entre todos os membros.
  6. O objetivo é obviamente concluir com sucesso o empreendimento, mas ele por si só, não é o principal. Os professores estarão no apoio para que isso se concretize com êxito, mas quanto menos contar com esse suporte, melhor!