Portal do Núcleo de Ensino a Distância

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 13h08min de 4 de julho de 2022 por Salezio.momm (discussão | contribs) (Criou página com '<br />==O NEaD no Câmpus São José== '''Histórico e documentação legal''' Desde os tempos mais remotos o ser humano vem buscando instruir-se, de alguma forma, via o...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.


==O NEaD no Câmpus São José==


Histórico e documentação legal


Desde os tempos mais remotos o ser humano vem buscando instruir-se, de alguma forma, via orientação de outras pessoas. No início, essas pessoas estavam em um mesmo ambiente, mas com o passar dos tempos observamos a inserção dessa formação por meio de programas de rádio, de tv, por correspondência e mais recentemente via internet.

Atualmente observamos a formação de diversos cursos, em praticamente todos os níveis e graus de instrução, que se utilizam da educação a distância (EaD) para levar conhecimento a mais e mais pessoas. Tais cursos podem ser realizados através de momentos síncronos, onde todos estão em um ambiente virtual simultâneo, mas também podem ser realizados através de momentos assíncronos, onde cada envolvido acessa um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) nos momentos mais adequados a sua rotina do dia a dia.

No Câmpus São José esse processo de EaD vem sendo utilizado desde a década de 1990, com o curso de qualificação básica de refrigeração e condicionamento de ar, promovido pela então área de refrigeração e condicionamento de ar, quando o Câmpus ainda era chamado de Unidade de Ensino Descentralizada de São José (UNED/SJ), do sistema Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETFSC).

De lá para cá muita coisa mudou, novas tecnologias foram criadas, mais pessoas com acesso à internet e, como era de se esperar, o agora chamado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) também precisou adequar-se a novas legislações e através da Resolução N° 22/2013/CONSUP cria os Núcleos de Educação a Distância (NEaD) para incentivar a institucionalização dessa modalidade educacional.

Os NEaDs passam a ser então oficialmente os espaços destinados ao desenvolvimento de atividades pedagógicas e administrativas relativas à oferta dos cursos a distância de cada Câmpus.

Por mais que o Câmpus São José já venha há décadas desempenhando atividades de ensino-aprendizagem na modalidade EaD, foi através da Resolução N° 24/2022/CONSUP que oficialmente foi habilitado o seu NEaD.