Portal de Refrigeração e Ar Condicionado

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 11h07min de 20 de abril de 2007 por Jesue (discussão | contribs) (New page: Página Prof. Jesue O Prof. Jesué Graciliano da Silva, natural de Marília – SP, é engenheiro mecânico tendo se graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 1993....)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.


Página Prof. Jesue

O Prof. Jesué Graciliano da Silva, natural de Marília – SP, é engenheiro mecânico tendo se graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 1993. Possui especializações em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFSC (1994-1995) e em Elaboração de Políticas Públicas pela UDESC (1995). Concluiu em 1999 mestrado em Eng. Mecânica - área de Ciências Térmicas, onde estudou a aplicação dos transdutores de fluxo de calor poroso à transferência de calor e de massa em superfícies úmidas, tais como na pele humana submetida ao desconforto térmico. Desde 1993, o autor é professor efetivo no Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (CEFET/SC) - Unidade São José onde atua na Àrea Técnica de Refrigeração e Condicionamento de Ar nas disciplinas de Projetos, Termodinâmica e Instalações de Refrigeração e Ar-Condicionado. Nesse período foi coordenador da área de 1994 a 1995 e no ano 2000. Suas principais atividades neste período foram a duplicação do número de aulas práticas do curso técnico, a organização e aquisição de equipamentos para laboratórios.


Sempre foi interesse do Prof. Jesué implementar e manter um canal aberto entre o meio acadêmico e as empresas da área. O mesmo é um dos idealizadores do Escritório Regional Associação Sul-Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV-SC) no estado de Santa Catarina, fundado em em 2000, tendo sido ainda um dos articuladores da Feira e Congresso de Ar Condicionado, Refrigeração, Aquecimento e Ventilação do Mercosul (MERCOFRIO), a segunda maior feira de tecnologia em refrigeração e condicionamento de ar do país, que foi realizada em 2002 em Florianópolis.

Seu envolvimento com a pesquisa tecnológica e com o aperfeiçoamento dos profissionais da área o levou a articular com outros professores (CEFET/SC – Unidade São José) a criação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Refrigeração e Ar Condicionado (GERAC), que desde o ano de 2000 vem realizando pesquisas nas áreas de eficiência energética, variadores de freqüência, protocolos de comunicação BACnet e indução magnética em transformadores de grande porte.

Com objetivo de disseminar conhecimento técnico de maneira acessível aos inúmeros profissionais da área, muitos sem oportunidade para realização de cursos técnicos, o Prof. Jesué propôs também a criação do Curso de Qualificação Básica em Refrigeração e Ar Condicionado, oferecido gratuitamente pelo CEFET – São José para profissionais de todo Brasil desde o ano de 2000. Esta iniciativa permitiu o alcance de apoio financeiro da Fundação VITAE para criação de um laboratório móvel em refrigeração, equipado para atender todas as regiões do Brasil, e para elaboração de material didático específico para Ensino a Distância (LEDIS), como apostilas ilustradas e fitas de vídeo. Com esse mesmo objetivo, o prof. Jesué escreveu o livro didático: Introdução à Tecnologia da Refrigeração e da Climatização (lançado pela Editora ArtLiber - SP em maio de 2004)