Plataformas controladoras de Software-Defined Networks (SDN)

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 08h51min de 11 de novembro de 2021 por Arliones.hoeller (discussão | contribs) (Criou página com 'A constante expansão da infraestrutura global de comunicação torna as tecnologias de acesso à rede muito mais acessíveis. Porém, os provedores de serviço têm tido que...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

A constante expansão da infraestrutura global de comunicação torna as tecnologias de acesso à rede muito mais acessíveis. Porém, os provedores de serviço têm tido que investir grandes valores em equipamentos linhas de transmissão (CapEx - Capital Expenditure) para manter alta capacidade de cobertura e qualidade dos serviços prestados sem comprometer a flexibilidade necessária devido ao dinamismo das redes. Além disso, o uso de configurações e topologias fixas que demandam manobras de cabos e linhas de transmissão ou substituição de equipamentos têm gerado custos operacionais (OpEx - Operational Expenditure) constantes.

As [Redes Definidas por Software (SDN - Software-Defined Networks)|https://en.wikipedia.org/wiki/Software-defined_networking] surgem para amenizar estes custos. SDN é uma abordagem de gerenciamento de redes que habilita a configuração dinâmica das redes através da edição de configurações sem a necessidade de atuar fisicamente nos ativos de rede. As SDNs, em geral, buscarm centralizar a inteligência da rede em um único componente através da dissociação entre os planos de dados (encaminhamento de pacotes) e de controle (roteamento). Neste cenário, SDNs são configuradas para utilizar um ou mais controladores para implementar o plano de controle, onde toda a configuração e inteligência da rede é centralizada.

Existem soluçẽs livres e comerciais para a implementação de SDNs. O protocolo [OpenFlow|https://en.wikipedia.org/wiki/OpenFlow], mantido pela [ONF (Open Networking Foundation)|https://en.wikipedia.org/wiki/Open_Networking_Foundation], é o projeto de software livre mais utilizado para este fim. Dentre os projetos mantidos pela ONF está o [ONOS (Open Network Operating System)|https://opennetworking.org/onos/], um controlador SDN para construir soluções de SDN e de Virtualização de Funções de Rede (NFV - Network Function Virtualization).

Este projeto de TCC foca no ONOS. Dentre as atividades que podem ser desenvolvidas estão, além do estudo da plataforma ONOS, a instalação e configuração de da plataforma e a integração de um switch ou roteador white-box integrado ao ONOS, com posterior análise do processo para identificação de problemas e oportunidades de melhorias.

Este projeto é uma demanda de uma empresa da região que tem interesse em financiar o aluno através de um estágio em paralelo ao TCC.