Plataforma de Desenvolvimento de Aplicações da Internet das Coisas com redes LoraWAN

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 09h43min de 18 de dezembro de 2016 por Leonan.s (discussão | contribs) (Criou página com 'Autor: '''Leonan Da Silva Saraiva''' Orientador: '''Arliones Stevert Hoeller Junior''' Curso: Engenharia de Telecomunicações Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), São...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Autor: Leonan Da Silva Saraiva

Orientador: Arliones Stevert Hoeller Junior

Curso: Engenharia de Telecomunicações

Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), São José – SC

leonan_saraiva@hotmail.com


RESUMO ESTENDIDO

O paradigma da Internet das coisas (IoT) promete revolucionar o modo de vida das pessoas por meio de novos serviços criando o que alguns chamam de Smart World (mundo inteligente). Para uma visão global de IoT é importante que haja um grande número de dispositivos conectados.

Para isso é necessário um ambiente que facilite o desenvolvimento de aplicações IoT. Assim objetivo principal deste plano de trabalho é conceber e prototipar uma plataforma de desenvolvimento de aplicações IoT em uma rede LoRaWAN, visando facilitar o desenvolvimento de aplicações IoT. Esta plataforma inclui hardware e software.

Seu hardware possuirá um módulo de comunicação LoRa integrado, resultando em uma plataforma com baixo custo e pequenas dimensões. Ela também irá fornecer uma API open source contendo os principais métodos necessários para a comunicação em uma rede LoRaWAN.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. SKLAR, Bernard. Digital Communications - Fundamentals and Applications. . Englewood Cliffs, N.J.: Prentice-Hall, 1988. ISBN 0132119390

2. LATHI, B.P.. Modern Digital and Analog Communications Systems. 3 ed.. : Oxford University Press, 1998. ISBN 0195110099

3. LATHI, B.P.. Sistemas de comunicação. . Rio de Janeiro : Guanabara Dois, 1983. ISBN 8570300336


CRONOGRAMA

Etapas fev/2015 mar/2015 abr/2015 mai/2015 jun/2015 jul/2015 {{{8}}} {{{9}}} {{{10}}} {{{11}}} {{{12}}}
Pesquisa bibliográfica X X X
Escrita do TCC I X X
Entrega e defesa do TCC I X
Apresentação do TCC I no seminário de TCC II X