Plataforma de Controle de Versão e Moderação de Código Orientada a SaaS

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
A versão imprimível não é mais suportada e pode ter erros de renderização. Atualize os favoritos do seu navegador e use a função de impressão padrão do navegador.
Autor

Guilherme Evangelista de Albuquerque

Orientador

Prof. Ederson Torresini

Curso

Engenharia de Telecomunicações

Resumo

Infraestrutura de serviços baseadas na virtualização de contêineres têm se popularizado nos últimos anos com a criação de novas tecnologias de virtualização através de contêineres e ferramentas de orquestração de contêineres. Dentre os principais benefícios da utilização desse modelo de infraestrutura, é importante ressaltar a alta escalabilidade, automatização na criação de ambientes, facilidade no gerenciamento de serviços e estabilidade de serviços. Este trabalho propõe uma plataforma para entrega contínua de aplicações e serviços através de versionamento e moderação. Para validação da proposta foi criado uma infraestrutura lógica na Google Cloud Computing (GCP) para implantação de um cluster Kubernetes e, a criação plataforma de moderação e versionamento foi utilizada para validar a implementação de processos para entrega contínua de software. Para utilização da plataforma de moderação implementada foram criados dois cenários. O primeiro cenário é a implantação de uma aplicação em Python com a utilização de uma base dados PostgreSQL. O segundo cenário, consiste na implantação do serviço do MediaWiki com utilização de uma base dados MariaDB.

Palavras chave

Orquestração de Contêineres, Sistemas Distribuídos, Controle de Versão, Contêiner, Armazenamento Distribuído, Entrega Contínua, Integração Contínua.

Abstract

Container-based infrastructures became popular over the past few years with the creation of new container-based virtualization technologies and container orchestration tools. Among the advantages of using this infrastructure model are the high scalability, automation in environment creation, easy management capabilities and service stability. This paper presents a infrastructure model based on containers for continuous delivery of applications and services through versioning and code review. Kubernetes cluster is implemented in the Google Cloud Platform (GCP) to validate the model, and two scenarios were created to valited proposal. First scenario was a MediaWiki and a MariaDB database are implemented to use the plataform. The second scenario, a Python API and PostgreSQL database are also implemented to use the plataform.

Keywords

Container Orchestration, Distributed Systems, Control Version, Container, Distributed Data Store, Continuos Delivery, Continuos Integration.

Arquivos

Arquivos relacionados a trabalho, a monografia em pdf e também arquivos fontes e executáveis estão disponibilizados nos links abaixo: