Pesquisa em Refrigeração e Ar Condicionado

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 12h31min de 11 de agosto de 2017 por Jesue (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

GENERAL - Grupo de Pesquisa em Energias Alternativas

General.jpeg


O grupo GENERAL realiza pesquisas voltadas para o desenvolvimento de tecnologias, processos, equipamentos e sistemas térmicos empregando fontes alternativas de energia.

O Grupo de ENERgias ALternativas tem por objetivos principais desenvolver pesquisas nas áreas de energias alternativas e de conservação de energia visando uma aceleração da inserção das mesmas na nossa matriz energética. Atualmente os líderes do grupo, representando o Campus São José do IFSC, participam da Rede Eletrobras Procel Solar que, juntamente com o Instituto UNA/MG, UFPA, IFBA, FAETEC, Eletrobras, desenvolvem protocolos para instalação de sistemas de aquecimento solar térmico de pequeno porte e capacitam profissionais nesta área. O GENERAL também tem por objetivo disseminar conhecimentos que auxiliem a conscientizar os cidadãos quanto à necessidade do uso sustentável dos recursos naturais.

Pesquisadores envolvidos:

  • Samuel Luna de Abreu, Dr Eng.
  • Joaquim Manoel Gonçalves, Dr Eng.
  • Sérgio da Rocha Pereira, Dr Eng.
  • Carlos Boabaid Neto, Dr Eng.
  • Jesué Graciliano da Silva, Dr Geografia

Linhas de Pesquisa: aquecimento solar; Educação em energias alternativas; Energia solar; Engenharia térmica e Refrigeração solar.

Artigos Publicados

Pesquisas Desenvolvidas

Projetos Recentes

/1/ Mini-bomba de calor acoplada a coletores solares

/2/ Máquina de gelo acionada por tecnologia fotovoltaica

O objetivo deste projeto é o desenvolver um protótipo de equipamento capaz de proporcionar a populações ribeirinhas ou de outros locais remotos, onde o fornecimento regular de energia elétrica é precário ou inexistente, a possibilidade de manter um suprimento de gelo, necessário para a conservação de alimentos e outros itens de primeira necessidade (vacinas).

/3/ Monitoramento de subresfriamento e superaquecimento de bomba de calor hidrônica para otimização de eficiência

/4/ Sistema para Monitoramento e Controle de HAN´s (Home Área Network) em Smart Grids considerando a existência de termoacumulação de energia através de Sistemas de Aquecimento Solar

GERAC - Grupo de Pesquisa em Refrigeração e Ar Condicionado

O grupo GERAC realiza pesquisas, consultorias e prestação de serviços relacionados à eficiência energética (redução do consumo de energia) de equipamentos, processos, instalações e edificações.