Pedagogia do (im)previsível: pandemia, distanciamento e presencialidade na educação

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 15h30min de 17 de dezembro de 2020 por Paula.aguiar (discussão | contribs) (Criou página com ''''Autora:''' Camila Santana<br /> '''Resumo:''' A pandemia da COVID-19 provocou o fechamento de comércios, fronteiras e escolas em razão das medidas de contenção ins...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Autora:

Camila Santana


Resumo:

A pandemia da COVID-19 provocou o fechamento de comércios, fronteiras e escolas em razão das medidas de contenção instituídas por governos no mundo. As medidas, no entanto, são mais físicas do que sociais. Em todo mundo, as pessoas migraram suas interações para os ambientes online, forjando outras apropriações e usabilidades. No campo da educação, os desafios que a área já enfrentava diante das transformações da sociedade contemporânea, ganharam novos contornos impostos pelo contexto pandêmico. O estudo, realizado por meio de pesquisa bibliográfica e análise de documentos produzidos em função da pandemia, objetiva discutir as noções de presencialidade e distanciamento social na interface com a educação, refletindo sobre os desafios apresentados frente à pandemia.


Palavra Chave: Educação; Tecnologias Educacionais; Pandemia; Distanciamento Social; Pedagogia da Presença.


Referências: SANTANA, Camila. Pedagogia do (im)previsível: pandemia, distanciamento e presencialidade na educação. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 28, p. 42-62, ago. 2020. ISSN 2175-6600.


Texto completo: Pedagogia do (im)previsível: pandemia, distanciamento e presencialidade na educação,


VOLTAR PARA ARTIGOS