Mudanças entre as edições de "Parâmetros primários da linha de transmissão"

De MediaWiki do Campus São José
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com 'Todo meio de transmissão metálico a dois condutores pode ser representado pelo seguinte modelo elétrico: Arquivo:Secao_meio_transmissao.png Onde: #R – resistênci...')
 
Linha 14: Linha 14:
 
#G – condutância, dada em S/unidade métrica.
 
#G – condutância, dada em S/unidade métrica.
  
As grandezas acima são consideradas grandezas primárias de um meio de transmissão e estão relacionadas com:
+
Esses elementos elétricos são considerados os parâmetros primários de um meio de transmissão e estão relacionadas com:
  
  
 +
a)<u> Resistência <\u>
  
a) Resistência
+
: Resistência elétrica do material condutor. No caso dos meios de transmissão os condutores são projetados para apresentar resistência o mais baixo possível.  
 
+
: Para condutores operando em C.C. a corrente circula em todo seção do mesmo, sendo a resistência do condutor dada por :
Resistência elétrica do material condutor. No caso dos meios de transmissão os condutores são projetados para apresentar resistência o mais baixo possível. Para condutores operando em C.C. a corrente circula em todo seção do mesmo, sendo a resistência do condutor dada por :
 
  
  

Edição das 16h05min de 3 de setembro de 2015

Todo meio de transmissão metálico a dois condutores pode ser representado pelo seguinte modelo elétrico:


Secao meio transmissao.png



Onde:

  1. R – resistência elétrica, dada em Ω/ unidade métrica;
  2. L – indutância, dada em mH/unidade métrica;
  3. C – capacitância, dada em µF/unidade métrica;
  4. G – condutância, dada em S/unidade métrica.

Esses elementos elétricos são considerados os parâmetros primários de um meio de transmissão e estão relacionadas com:


a) Resistência <\u>

Resistência elétrica do material condutor. No caso dos meios de transmissão os condutores são projetados para apresentar resistência o mais baixo possível.
Para condutores operando em C.C. a corrente circula em todo seção do mesmo, sendo a resistência do condutor dada por :


onde: ρ = resistividade do material; L = comprimento do condutor; A = área da seção transversal.

No caso de sinais em corrente alternada (CA), a corrente não se distribui igualmente através da seção reta do condutor, mas concentra-se próximo a superfície externa do condutor a medida que a frequência aumenta. Este efeito é conhecido como EFEITO PELICULAR (efeito skin). Sua consequência é um aumento da resistência elétrica do condutor a medida que a frequência aumenta.

Para corrente alternada a resistência é dada por :


onde: Rf = resistência em corrente alternada; Rcc= resistência em CC; D = diâmetro do condutor; Equação válida para D x > 40

A resistência é dada em Ω/Km.

b) Capacitância

A capacitância surge da existência de cargas elétricas diferentes nos dois condutores, o que provoca um campo elétrico entre ambos. O campo elétrico armazena energia potencial elétrica que resulta no efeito capacitivo demonstrado pelas linhas de transmissão.

A capacitância de um meio depende dos seguintes parâmetros:

D - diâmetro dos condutores, aumentando quando este aumenta; d - distância entre condutores, aumentando quando a distância diminui; dielétrico - material isolante entre os condutores, aumentando quanto melhor é o dielétrico; L = comprimento dos condutores, aumentando quando este aumenta;


A capacitância é normalmente dada em F/Km

c) Indutância

A indutância surge devido a corrente que cria ao redor dos condutores campos magnéticos que armazenam energia potencial magnética. A indutância da linha depende da distância entre condutores e da presença ou não de materiais ferromagnéticos próximos. A indutância aumenta com a diminuição do espaçamento entre os condutores e com a presença de materiais ferromagnéticos e diminui com o aumento do diâmetro dos fios. Normalmente a indutância é medida em mH/Km.

d) Condutância

A condutância é uma grandeza que expressa as perdas que ocorrem no dielétrico entre os condutores e pode ser dividida em duas partes :

G = G1 + G2

onde: G1 - inverso da resistência de isolamento entre os condutores; G2 - relacionado as perdas em CA.

A condutância normalmente é dada em S/Km, sendo seu valor quase sempre desprezível nos meios de transmissão utilizados em telecomunicações