Pagina scratch

De MediaWiki do Campus São José
Revisão de 10h17min de 24 de abril de 2013 por Roicenir.r (discussão | contribs) (Criou página com '=Primeiro Laberatório Scratch= O objetivo deste primeiro laboratório no Scratch é desenvolver um ambiente que simule uma rede local com topologia em estrela (utilizando um sw...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Primeiro Laberatório Scratch

O objetivo deste primeiro laboratório no Scratch é desenvolver um ambiente que simule uma rede local com topologia em estrela (utilizando um switch ou hub),em anel (utilizando uma rede local Token-Ring) ou topologia em barramento e em seguida mostre a forma com que ocorre a troca de mensagens em cada protocolo. Será possível visualizar a troca de mensagens entre os computadores da rede através de simulações em broadcast, multicast e unicast, dependendo da escolha do usuário.

Nas simulações também será possível visualizar colisões de pacotes quando o meio estiver ocupado por outros dispositivos e aguarda um certo tempo para tentar transmitir novamente seus pacotes até o destino desejado. Com isso será possível compreender melhor o funcionamento do método de transmissão CSMA-CD, amplamente utilizado em redes locais Ethernet, onde o dispositivo "escuta" o meio antes de transmitir e, se ninguem estiver transmitindo no momento, a troca de mensagens ocorrerá entre A e B.

Em seguida será possível clicar em um botão para mudar este método para CSMA-CA, onde o dispositivo avisa que irá transmitir momentos antes de efetivamente transmitir, dessa forma todos os dispositivos sabem que alguém deseja usar o meio em determinado momento e então não ocupam-no. dessa forma será possível verificar as diferenças entre ambos métodos de transmissão, CSMA-CD e CSMA-CA. Também haverá simulações que demonstre o funcionamento e a forma como ocorre a negociação em modos simplex, half-duplex e full-duplex.

Também será possível inserir novos computadores e novas interfaces de rede aos computadores já existentes no cenário e em seguida realizar novas simulações. O cenário apresentará os endereços físicos (MAC) e endereço lógico (IP) de cada interface.

--Roicenir.r 10h17min de 24 de abril de 2013 (BRT)Roicenir Girardi Rostirolla